Busca no Blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Homeland - 02x09: Two Hats (Review)

Postagem episódio anterior: I'll Fly Away.
Não confiem em ninguém. Todos podem ser terroristas ou agentes infiltrados.
>>>>>Spoilers Abaixo <<<<<
Esse episódio veio com algumas revelações e dúvidas. Inicialmente as coisas ficaram mais nas entrelinhas.
Começando por Brody que aparece depois de 12 horas em poder de Nazir, quando a CIA já o dava como morto e bolava outras estratégias contra o ataque.
O que aconteceu nesse tempo é narrado pelo próprio congressista, e mostrado através de flashbacks. Segundo ele, Nazir lhe informou sobre o ataque, e a ajuda essencial de Brody seria levar Roya a um importante evento com o vice-presidente (a recepção de 300 soldados norte-americanos).
Mas há várias dúvidas nesse depoimento. Brody estaria falando toda a verdade? Esso recurso já foi usado antes,e mostrou que ele mentia, então nos manipular através de flashbacks é algo até esperado. Além disso, há alguns fatos que ele não contou, como a oração com Nazir. Assim o próprio flashback entrega que há mais coisas.
Resta saber se essas outras coisas são importantes. Pois, realmente pode ser que ele disse tudo que era digno de nota a CIA. Mas sempre há essa dúvida de que ele pode estar enganando, que foi convencido por Nazir, e agora continua seguindo os propósitos do terrorista (ou até mesmo nunca se aliou a CIA realmente).
Outro detalhe é que o próprio Nazir pode estar usando essa operação e Brody como isca. Um homem tão inteligente e manipulador como ele, deve desconfiar fortemente do ex-sargento. E como na temporada anterior, deve ter um plano maior, sendo que aquela apreensão final da CIA seja talvez apenas uma distração para o seu grande propósito.
Após o reaparecimento de Brody, o seu principal pedido foi colocar sua família em segurança. E isso foi feito com a ajuda de Mike, o homem de “confiança” dos Brody´s. Uma idéia de certa forma acertada e ao mesmo tempo complicada da Carrie.
Nisso Jessica acaba passando a noite com o amante, mesmo que os filhos estejam dormindo no quarto ao lado.
Foi uma atitude que eu até esperava. E compreendo pensando em toda situação: Brody sumido há dias, está em contato com Carrie, e a traindo com a agente, Mike sempre ajudando, e acredito que os sentimentos por esse sejam verdadeiros, diferente de Brody que ela não é mais apaixonada.
Isso não foi bem a ação de uma esposa certinha como certas vezes ela quer se mostrar. Já que ela ainda é casada, e não chegou a comunicar a separação ao marido. Mas espero que ela faça isso, não mantenha essa imagem de casamento feliz, e não esteja manipulando os sentimentos de Mike. Pois aí ela cairia no meu conceito, e olha que não tenho conceitos muito altos da personagem.
Já Dana me irritou um pouco com aquela birra. Seu comportamento não parece evoluir. E até não quis falar com o pai. O homem está lá arriscando a sua vida. E deseja falar com a pessoa que mais ama e que tem problemas pendentes. E ela se recusa. Ainda, ela não sabia, mas aquela podia ser a última chance de falar com ele.
Um fato interessante desse episódio, é que pelo menos para mim ,a sua história principal não foi sobre um dos protagonista, e sim sobre Peter Quinn, ou qualquer que seja o nome dele.
Carrie praticamente só cumpriu o seu trabalho (pode-se dizer que também mostrou um pouco emocionada com a volta de Brody , sua atração e relação de “confiança” com ele, além de seu modo especial ao tratá-lo). E Brody teve uma das tramas, mas não sei foi apenas minha impressão, o personagem não apareceu tanto como o habitual.
Já Quinn (e sua trama) teve uma grande participação. E não é que ele realmente escondia coisas? Eu sempre tive uma desconfiança sobre ele, mas não pensava que estaria trabalhando para um “chefão” de operações ultra-secretas e contestáveis. Legal!
Por isso digo, gosto de ser surpreendida por Homeland, mesmo que já desconfie de algo, a série sempre consegue esse efeito em mim.
Outro lado interessante dessa parte foi ver como Max e Virgil “conseguem” informações sobre qualquer pessoa. Sério! Eles são ótimos nisso, pode demorar, mas eles descobrem.
E também ver Saul ganhando importância e partindo para frente nessa investigação. Ele em seus interrogatórios consegue sacar e descobrir as coisas muitas vezes só pelo olhar. Parece possuir quase uma intuição ao analisar pessoas, e dessa forma, ele entendia o que mãe do filho de Quinn faria a seguir.
E não deu outra, né? Eles conseguiram descobrir sobre a existência dessa operação ultra-secreta dentro da operação já ultra-secreta que trabalham.
Outro detalhe, Saul me parece o único desconfiado com essa aparente facilidade de “frustrar” os planos de Nazir (captura das bombas e fortes aliados do terrorista). Pois enquanto a missão transcorria, o seu olhar parecia indicar um estranhamento, uma desconfiança. Ele talvez seja o único que saiba que mais coisas virão do terrorista. Que foi fácil demais!
Ainda houve a revelação da missão secretíssima de Quinn. Ele esta ,como todos, pronto para matar terroristas. Mas o seu alvo é Brody, que só permaneceu vivo, pois Nazir ainda não foi capturado.
Isso trouxe a tona, mais uma vez, o modo sujo de agir dos EUA. Não há vilões e mocinhos realmente, nos dois lados há essa mistura cinza. Adoro isso. Que bom que a série não perdeu esse ingrediente.
E até faz pensar, eles prometeram a Brody a anistia, a esperança de uma vida tranqüila, mas não estão dispostos a cumprir. È algo vil e traiçoeiro, não se pode confiar nos terroristas nem nos órgãos oficiais dos EUA (aliás acho que a palavra de Nazir deve valer mais).
Coitado do Brody (e da Carrie que parece acreditar num futuro também). E se o congressista estiver mentindo nem vou tirar a razão dele, pois também o estão enganando.
Mais uma vez um ótimo episódio da série, esclarecimento, dúvida, tensão, onde as peças desse grande quebra-cabeça começam a se juntar com algumas respostas, mas ainda sem entender a figura final que formará. Então o que acontecerá a seguir? Saul contará a Carrie? Brody ficará sabendo desse plano para matá-lo? Qual será a próxima surpresa de Nazir? Gente, as coisas estão explodindo em Homeland, e mal posso esperar o próximo episódio!

6 comentários:

  1. Uauuuuu!

    Mais um grande episódio... Homeland manteve a qualidade da 1ª temporada ainda bem.
    Também não gosto muito da Jess... para mim ela só tentou reatar o casamento pelos filhos. Não a culpo muito, até porque fora longos 8 anos longe do marido.

    Mas se ela realmente ainda o amasse ela teria tido mais paciência. Nem depois de saber que o cara tava com a CIA ela sossegou.
    No começo da série achei que a Dana poderia ter saído mais ao Brody, mas agora vejo que seu jeito é muito mais parecido com o da Jess. Ela é impaciente, intolerante e irritante.

    Um cara que passa as coisas que o Brody passou, torturas, perdas, pressões e tudo mais... precisa é de amor para melhorar. Na família dele ele só encontra mais pressão.

    Na 1ª temporada o que o impediu de explodir a bomba foi o amor pela filha. A ligação dela foi suficiente ali para traze-lo de volta.

    Por isso tudo, o Brody desde que voltou não teve tempo de se recuperar psicologicamente. Os momentos de folga, para sossegar e desabafar foram com a Carrie.

    Mas é como você disse, os dois tem esperanças de que pegando o Abu Nazir tudo dará certo, porém com a nova subtrama do Quinn e Estes vimos que muito mais os aguarda se eles conseguirem sair vivos depois de pegar o Nazir.

    Eu também to muitoo ansiosa para semana que vem.
    Pelo que eu vi do promo a coisa tá muitooo complicada para Carrie e Brody! xD Tensãooo...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, para mim, Homeland continua tão boa quanto na primeira temporada. Eu não gosto muito da Jess desde a primeira temporada, sempre achei um tanto hipocrita, tendo algumas atitudes como se fosse santa, quando na verdade escondia muitas coisas. Age como a protetora dos bons costumes e bem ligada nas aparências. Mas eu penso que esse envolvimento com Mike agora não será tão contestável desde que ela resolva se separar de Brody. Pois ficar enrolando o Mike assim seria sacanagem. Acho até que estão preparando o terreno para Mike assumir a família caso aconteça algo com Brody, e não acho que isso seja somente a morte dele, ele e Carrie poderiam por exemplo forjar a morte dele, já que parece que Brody não tem para onde correr agora, tanto terroristas quanto EUA parece querer matá-lo.
      Ai, quero muito ver a reação de Carrie quando descobrir essa trama de assassinar Brody, mais do que a do proprio Brody descobrindo, pois no caso acho que ela tinha uma visão mais otimista do que ele, ela não vai se surpreender tanto. Mas acho que ela não aceitará de jeito algum. Não só porque ela gosta dele, pois ele é o contato dela, e ela sempre joga a partir da confiança com suas fontes, e essa é uma forma bem errada de se livrar de Brody, e vai contra as coisas que Carrie acredita, penso que será um baque para ela e ela pensará nessa coisa da sujeira em seu trabalho.
      Também mal posso esperar o próximo episódio.
      Obrigada pelo comentário, adoro "conversar" sobre a série

      Excluir
  2. Adoro comentar a série tbm...rsrs
    Ainda bem que descobri que vc publica as reviews da série primeiro que todos os sites que conheço.
    Eu assisto a série sempre na segunda e fico doida para ler a opinião das pessoas, comentar... que bom que vc abriu esse espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È eu também sentia falta de comentar a série, e por isso comecei a escrever aqui desde o ano passado, também achava que as reviews demoravam em relaçao a minha ansia de comentar entao toda terça feira eu escrevo a minha opiniao e coloco aqui (tb vejo na segunda hahaha). Normalmente tenho colocado a review de Homeland toda terça no horario do almoço e pretendo continuar fazendo isso. Dessa forma, ate a próxima terça entao, hahaha

      Excluir
  3. Excelente review,Cíntia. Meus parabéns.

    ResponderExcluir