Busca no Blog

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Homeland - 02x06: A Gettysburg Address (Review)

Postagem episódio anterior: Q&A.
É possível confiar em alguém que já enganou tanto?
>>>> Spoilers Abaixo <<<<<<<
A trama de Homeland entra numa nova fase com Brody trabalhando para a CIA. Mas ao ver esse episódio constata-se que é muito difícil confiar num personagem como ele.  Será que ainda vamos acreditar em Brody?
Mas antes de tentar responder essa pergunta, talvez seja melhor falar sobre as tramas dos coadjuvantes.
Começando por Dana, que vem agindo estranhamente, possivelmente pela culpa e por esconder o atropelamento da qual participou com Finn. Mas ela não fica parada, procura a vítima, conhece a sua filha, e acaba descobrindo a morte dela. 
Acredito que essa história venha adquirir mais importância. Ela já vem mostrando a personalidade de Dana, que é bem interessante ( a minha Brody preferida depois do pai). 
E talvez Dana sucumba às pressões e não revele nada, mas acredito que acabará contando, e quem sabe isso não afete negativamente a imagem de Walden, e o faça perder a eleição presidencial?
Tem também a trama do Mike. Que nesse episódio me irritou bastante. Essa história de detetive começou interessante. Ele está no caminho certo, já que Brody realmente matou Walker.
Mas não entendo é que com provas tão circunstanciais, ele tenha tanta certeza. O comportamento estranho? Brody ficou 8 anos preso, seria bizarro se ele voltasse ao que era. Foi alguém que o conhecia? Brody é o único que Walker conhecia nos EUA? E os outros coleguinhas terroristas de Walker não poderiam ter feito uma queima de arquivo? A munição era o padrão militar? Mas o próprio Mike disse que era o padrão de qualquer coisa. A bala faltante de Brody? Ele num acesso de raiva (igual aquele que matou o veado na primeira temporada), não pode ter atirado para alto ou outro lugar?
As coisas mais suspeitas são mesmo o “erro” de Walker ao atirar, e a CIA tentar acobertar as coisas. Claramente há algo estranho nisso, agora chegar a conclusão de foi Brody?
Sinto muito, para mim não cola. Mike parece ter esquecido que Walker era um terrorista, e que tanto a CIA quanto o pessoal de Nazir pode ter armado a morte dele, e sem ajuda do congressista. Ou será que ele quer acreditar nisso para voltar o romance com Jessica?
Retornando a trama principal que é a mais interessante mesmo. Muitas dúvidas pairam em relação à cooperação de Brody.  Ele está sendo sincero ou ainda trabalha para Abu Nazir?  Mais ainda, como confiar em alguém assim?
As ações dele nesse episódio têm certo tom de dubiedade.  Isso deve ser o que os escritores queriam, ou seja, manter uma dúvida sobre o personagem.
Ele demorou a falar da morte do alfaiate, também ficou relutante ao seguir as instruções de Carrie em relação a Roya (foi até grosso com Carrie, poxa ,ela não merecia aquela tirada sobre sexo), e mais suspeito foi aquele silêncio entre ele e a jornalista.
Apesar de que se podem encontrar boas explicações para todas essas ações, sendo que ele ainda enfrenta muitos problemas, como a desconfiança de todos, falta de informação, dúvida sobre o está fazendo, medo, etc. E a forma que ele está agindo parece condizente com tudo isso.
Já Carrie não sabe se deve confiar em Brody. Isso aliado a sua doença mental, a desconfiança da sua objetividade (que trazem lembranças ruins) , a própria história com ele, o fato de amá-lo e realmente não conseguir ser imparcial.  
Mas ela até elucida as coisas. Ela não é imparcial com Brody, mas os outros também não são. Talvez ela queira acreditar nele (assim como alguns espectadores que gostam e torcem por Brody), e outros queiram duvidar (devido à personalidade ambígua dele, muitos personagens e parte do público não conseguem acreditar nessa mudança de lado tão rápida).
De qualquer forma, estou com Carrie. Quero acreditar que ele diz a verdade.  Torço por isso! Brody parece sempre responder a ela.  Os outros pressionam, mas ele se mantém firme.  A palavra/pergunta final cabe a ela. E assim ele revela as coisas.  Diz a verdade para ela.
Gosto dessa relação profissional/pessoal.  É algo que beira a confiança que o ex-sargento nunca teve com ninguém na série. Desejaria que pelo menos com Carrie, Brody pudesse ser verdadeiro. Pois o caso não seria mentir para a CIA (eu realmente não me importo dele fazer isso), o problema é mentir para Carrie. É bem mais pessoal.
Talvez a mentira dele nesse sentido, me desapontasse, da mesma maneira que aconteceu com Carrie nos momentos finais do episódio. Assim, apesar das dúvidas, eu torço muito e quero que ele esteja falando a verdade.
E também teve a ação terrorista no fim do episódio, que mostrou mais uma vez que Carrie tinha razão em vários pontos (aquele homem misterioso que encontrou com Roya era importante, pegá-lo seria crucial, e havia algo a mais na loja do Alfaiate). Eles poderiam dar mais crédito aos palpites dela, não?
Ainda no finzinho mais uma aproximação entre Carrie e Brody. Ela não deveria ter agido de forma tão emotiva e o confrontado daquela maneira intempestiva (pode trazer desconfianças). Mas essa é Carrie que amo. Pois aquelas perguntas eu mesma gostaria de fazer a Brody.
E com um abraço de Brody a confortando (situação oposta ao episódio anterior) após se defender das dúvidas de Carrie chegamos ao fim do episódio. Mas será que aquele rosto dele meio encoberto pela sombra é indicativo de algo? Será que dá para confiar nele? Ou os escritores só querem manter as suspeitas mesmo que essas não se concretizem?
Pode ser que esse episódio tenha sido menos ágil do que esperavam.  Mas não sei, são esses nuances, essa tensão, essa ambigüidade na trama e personagens, esse ritmo que às vezes acalma e depois acelera quando não se espera. È a base da série, e eles não enrolam. Isso me faz cada vez mais fã de Homeland. Isso é Homeland! E como é difícil esperar uma semana para ver o próximo episódio.

2 comentários:

  1. Tenho como sugestão a criação de um chat onde fãs do seriado pudessem compartilhar informações, opiniões e perspectivas sobre Homeland. Falo isso pois as discussões qeu tenho com amigos no meu facebook têm nos levado a ptos cruciais da trama e até mesmo anteciparmos algumas situações... Se alguém interessar, favor responder o post. Por hora eh soh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia interessante. Há também a comunidade da série no orkut, e de certa forma, os foruns também proporcionam esse debate, essa troca de ideias, e até antecipação das coisas. De certa forma, é uma espécie de chat também.

      Excluir