Busca no Blog

domingo, 9 de janeiro de 2011

O primeiro desenho indicado ao Oscar: A bela e a fera

 
Em  1992, quando ainda não existia o oscar de melhor animação, o desenho A Bela e a  fera foi indicado ao oscar de melhor de filme, isso foi um grande feito e até hoje "A Bela e a fera" foi o único filme a ser indicado nessa categoria, quando essa tinha apenas 5 concorrentes ( Up foi indicado também, mas a quantidade de concorrentes  já eram10 filmes). De certa forma , isso trouxe uma nova dimensão, a  de que animações também podiam ser bons filmes, e não apenas filmes para crianças.De qualquer forma sou um pouco suspeita para falar, já que sempre digo que esse filmes é minha animação preferida da Disney. Já vi diversas vezes e a ainda pretendo ver mais.
A história de "A Bela e a fera" não é surpresa para a maioria das pesssoas, afinal é um dos mais famosos contos infantis. Mas não custa nada reelembrar: existia um belo príncipe que era muito arrogante, um dia ele recebe uma visita de uma mendiga horrorosa que pede abrigo em seu castelo. Mas por causa da feiura da mulher, ele nega.Então a mendiga, se transforma numa bela feiticeira e lança uma maldição no príncipe, no castelo e em todos a sua volta. O príncipe se transforma num monstro, e nessa forma ele teria que se apaixonar por alguém e essa pessoa teria que retribuir esse amor. Caso isso acontecesse, a maldição seria quebrada e tudo voltaria ao normal. Mas o vaidoso príncipe, ao olhar a sua mostruosidade, perde a esperança de que alguém o fosse amar e assim e se isola no castelo. Alguns anos mais tarde, aparece Bela, uma jovem, apaixonada por livros e considerada estranha por todos, ela vive numa aldeia com o seu amalucado pai, o inventor Maurice. Esse viaja com sua mais nova invenção para uma  feira, mas se perde no caminho e acaba sendo aprisionado no castelo da Fera. Bela, ao saber disso, vai atrás do pai e se oferece para ficar no lugar dele. O que é aceito pela Fera, que vislumbra em Bela a possibilidade quebrar a maldição.
Bem, o filme segue a fórmula básica da Disney, com muita música, belas imagens, e personagens bonitinhos que atraem as crianças. Mas para mim, há coisas diferentes, começando pelo início do filme que conta uma história em vitrais, com uma lição de moral, seja mau e será punido. Por si só  a parte inicial daria um ótimo curta, e a fera amaldiçoada poderia continuar lá com seu final triste,o que já seria uma ótima história.Aquela fala final do narrador: afinal quem poderia amar uma fera? Sempre ecoa na minha mente e eu acho maravilhosa. Isso também já traz um elemento primordial, o nosso héroi é mau, não é aquele príncipe bonzinho é um monstro egoista, vaidoso. Gosto de perguntar a  crianças então a fera é boa ou mal? Já coloquei algumas na berlinda, não sabiam dizer em que categoria o héroi do filme estaria.
A outra personagem principal, ou seja a Bela, é um pouco diferente das "princesas" da Disney. Ela não é uma princesa, é uma aldeã,  e é também uma mulher diferente para idade média, é culta, gosta de ler e sonha com uma realidade diferente da vila dela, sonha com histórias fantástica, e aos olhos dos habitantes da vila, ela é louca como o pai, imagine uma mulher que gosta de ler?  Com isso pode-se dizer que Bela tem algumas característica nerds e isso na idade média, hein? Ela é mostrada como uma mulher com um livro na mão, não lembro de outras "princesa" Disney retratada assim.
Uma outra parte que eu gosto por seus detalhes, é o primeiro passeio de Bela na sua vila. Essa cena em todos os seus detalhes mostra um burgo, que eu tanto ouvi falar nas minhas aulas de história. Um burgo é uma cidade burguesa no seu início, ainda na idade média, e na vila da Bela se ve: a venda de pães, animais, pequenas barracas e outros detalhes.
Talvez possam dizer que eu estou vendo coisas demais em um desenho infantil, mas aconselho a quem já viu o filme e o classifica como mais um desenho, a dar uma nova chance e ver os seus detalhes. Quem ainda não viu, o que está esperando? Foi lançado uma nova edição comemorativa do filme com a inclusão de novas cenas, e a melhoria na qualidade das imagens. Essa é uma boa pedida para quem gosta do filme.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário