Busca no Blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Parte 3)

 Batman Begins (Parte 1)
O Cavaleiro das Trevas(Parte 2) 
Para quem gosta de escrever, tanto para fanfics quanto para blogs: www.fanfictionbrasil.com.br (ensina escrever de maneira mais rápida e objetiva, podendo até aproveitar isso para ganhar algum dinheiro)



Batman -O Cavaleiro das Trevas Ressurge ( The Dark Knight Rises), o final da trilogia do Batman,  é o filme mais esperado por mim em 2012, e estreou no Brasil no dia 27 de Julho (uma semana depois de sua estréia nos Estados Unidos). Está cercado por uma tragédia devido ao tiroteio num cinema nos USA. Mas não é um atirador louco em outro país que ia estragar o final da história de um dos meus personagens preferidos, numa adaptação feita do jeito que sonhava, com personagens complexos e bem construídos, uma história forte (mais próxima da realidade do que outras adaptações, e mais parecida com os quadrinhos do Cavaleiro das Trevas), enfim um Batman que sempre quis ver na tela grande. Então no dia 27, fui aos cinemas conferir o fim dessa saga.
O Cavaleiro das Trevas Ressurge começa 8 anos após os acontecimentos do filme anterior (ok, a cena inicial do avião é anterior a isso). Depois da morte de Harvey Dent, Batman assumiu esse assassinato e os crimes do Duas Caras, sendo que esse vilão se tornou uma inspiração e o herói da cidade.  Foi criada uma lei em sua homenagem que conseguiu prender diversos criminosos e desmantelar o crime organizado. Então Gotham, se tornou uma cidade “tranqüila”, com baixo índice de crime. Apenas James Gordon, que se sente muito culpado e Bruce Wayne que se isolou na sua mansão e não agiu mais como Batman sabem a verdade sobre Dent.  Numa festa em sua casa da qual não participa, Bruce é assaltado por Selina Kyle, e começa a investigá-la, além disso, surge uma nova ameaça, na figura de Bane, um mercenário formado na Liga das Sombras (Organização de Ra´s Al Ghul), que aparece com um plano para desestabilizar a cidade. Assim, mesmo enfraquecido, Wayne decide voltar a agir como Batman, e descobre o quanto Bane é perigoso.
Acredito que em sua narrativa esse filme é até mais angustiante do que anterior, e tem sua base na figura de Bruce Wayne e não de Batman. De certa forma, mostra que apesar de todo o seu treinamento, inteligência, dinheiro e etc, Bruce ainda é um homem, cheio de pontos fracos, não é um lenda, ou um símbolo que ele transformou o Batman. È um homem amargurado pela morte dos seus pais, e da mulher que amava e que sem agir como vigilante, ele não conseguiu prosseguir sua vida.
Alfred chega a dizer isso na cara do seu patrão. E as cenas com esse personagem são bem emocionantes, realmente mostram que ele queria que o menino que viu nascer, crescer e que criou, seguisse com a vida. O mordomo é mais paizão do que nunca. Lucius Fox aparece pouco (menos do que eu gostaria), mas ocupa a mesma posição de homem de confiança, que administra as Empresas Wayne e ajuda Bruce com certos “brinquedos” tecnológicos. Além deles, há o Comissário Gordon , que se mostra bem angustiado, mas ainda é um homem de ação que desconfia da “paz” na cidade, apesar de ter uma participação relativamente pequena no início do filme.
E há também alguns personagens novos, como Blake, o jovem policial idealista, que cresceu num orfanato, já no início do filme vai atrás de Bruce Wayne e revela saber que esse era o Batman, mas que está do lado dele. Selina Kyle que em momento nenhum é chamada de Mulher-Gato, tem algumas diferenças dos quadrinhos, principalmente em relação à fantasia de gata, mas em questão de trajetória e personalidade, em minha opinião, foi a Mulher-Gato que mais se aproximou da personagem dos quadrinhos: ladra, sensual, inteligente, fingida, ágil, hábil nas pancadarias, com moral dúbia, fazendo ótimas parcerias nas lutas com o Batman. Eu que gosto da Mulher-Gato dos quadrinhos, também gostei bastante dela. Além dela, temos Miranda Tate, a rica filantropa que apóia os projetos de Bruce Wayne, se torna o interesse romântico dele, ela aparece pouco, mas ganha uma importância no final.
Ainda há Bane, que se mostra bem ameaçador, pelo menos achei. Claro que não é o Coringa (o melhor vilão do Batman), mas se for pensar no que fez a Gotham, ele foi mais bem sucedido que o palhaço. As suas aparições trazem um medo diferente do Coringa, pois ele é forte, não quer fazer graça, nem demonstra tanta loucura, as suas motivações e objetivos apesar de drásticos, e bem malucos, trazem aquela idéia de destruir a corrupção que é Gotham. E ao dominar a cidade, mostrou que seu plano realmente teve mais sucesso que os  dos vilões anteriores. Claro que seu final e certas revelações podem não agradar alguns, mas não apaga o que já tinha feito.
 È tenso ver a trajetória do filme, a queda de Batman, ele quase conseguindo conter os planos de Bane em algumas partes, mas por falta de treinamento, arrogância, subestimar seus adversários, não pensar direito, confiar nas pessoas erradas, vai só caindo. Realmente não consegui conter a minha sensação de desesperança ao ver Batman chegar ao fundo do poço (literalmente).
 Há aquela famosa luta de Bane e Batman, que o vilão quebra o herói (nos quadrinhos ele quebra a coluna, mas em “Ressurge” apesar de um final similar, entendi que a vértebra foi deslocada, e não houve danos na medula espinhal, ou seja, nada de Batman paraplégico, ok? Muitos reclamaram acerca disso) da história “A Queda do Morcego”.  Não li a revista, mas no filme foi bem triste ver um Batman fraco e debilitado lutando contra o “bombado” Bane, ainda mais que sabia o que ia acontecer. A idéia de Gotham isolada dos USA, controlada por bandidos me lembrou a saga “Terra de Ninguém” (precedida por “Terremoto”, uma fase que eu gostei), até a fala de Selina dizendo que não podiam agir em sua área/bairro, pareceu  vinda de uma das HQs de “Terra de Ninguém”, pois vários personagens realmente tomavam conta (eram donos) das regiões da cidade. Ainda em relação aos quadrinhos há até uma fala retirada do “O cavaleiro das trevas”, de Frank Miller com o policial veterano falando que o novato vai ver um show quando Batman volta a agir.
 Tem também aparições de vilões antigos como o Espantalho e até Ra´s Al Ghul  (ahh, há vários flashbacks dos filmes anteriores). Achei “Batman Begins” mais importante para esse filme que “O Cavaleiro das trevas”. Pois do segundo filme, só a parte relacionada a Harvey Dent foi citada. Provavelmente por causa da morte de Heath Ledger, por respeito, o Coringa nem foi citado. Mas isso não me impediu de pensar que aquele o “juiz” do Espantalho cairia como uma luva para o Coringa, e se não fosse a morte de Ledger, realmente ele podia estar ali.
Já vi muitos comentários negativos, mas a maioria deles se referem a uma GIGA expectativa que tinham devido ao filme anterior (que foi realmente foda), fãs “xiitas” dos quadrinhos, trolls, pessoas que não gostam do Batman, que não prestaram atenção, que não gostam do jeito de Nolan fazer filmes com menos efeitos especiais de computador e reclamam das cenas de ação (realmente não dou tanta importância a cenas de ação, mas não vi  tantos defeitos nas do filme, e gostei delas, como as de Batman e Selina lutando, policiais vs bandidos, Bane vs Batman e etc).
INÍCIO MEGA- SPOILERS DO FIM 
 Uma das reclamações de fãs dos quadrinhos é a mudança da origem do Bane e Tália. Depois que revelam que Miranda Tate é a filha de Ra´s, e foi ela que nasceu e fugiu da prisão e não Bane, parte da motivação e poder de Bane realmente se perdem, ele se transforma num pau mandado de Tália, que tem os reais motivos para acabar com Bruce. Mas ao mesmo tempo, o vilão ganha mais humanidade. Muitos não gostaram, mas eu achei boa essa reviravolta, e não me importei com essa mistura da origem dos dois (tenho que admitir que não li muitas histórias deles também).
Outros reclamaram da morte dos personagens, pois depois de Bane quase aleijar Bruce, o combate final entre os dois termina de forma rápida e com Batman vitorioso. Ok, teve um pouco de exagero sim. Mas na primeira luta, Bruce tinha ficado de molho quase uma década. E estava bem mais fraco que o normal, já na última, ele permaneceu meses preso usando quase que todo o seu tempo para treinar e recuperar a forma física. Além de estar com a vontade lá no alto. A morte da Tália foi bem criticada, realmente a viradinha de cabeça foi esquisita, e reclamaram que ela morreu e não aconteceu nada com Gordon, que estava na carroceria do caminhão. Alguém reparou a forma que aquele caminhão caiu? A cabine recebeu um impacto fortíssimo na queda, e carroceria não.
Outro tema discutido é a fuga de Bruce da prisão no “fim do mundo” e a chegada dele em Gotham. Em primeiro ponto, quando ele sai do poço faltam mais de 20 dias para a bomba explodir. È do Batman que está se falando, né? Um homem que no primeiro filme joga fora seu dinheiro e documentos, e faz uma jornada de 7 anos passando e conhecendo diversas partes do mundo. Se ele fez isso no primeiro filme, por que ele não podia voltar a Gotham, “sem lenço e documento”, em 20 dias? Além do mais, se o pessoal reclamassem pelo menos  10% sobre detalhes pequenos de filmes de ação como eles reclamaram em Batman, duvido que passariam tão bem quanto esse.
Há ainda certa controvérsia sobre o destino de Bruce Wayne.  Aquele finzinho com a bomba explodindo em menos de 2 minutos, realmente parece bem corrido ele ter feito tantas coisas, inclusive até se distanciar da cidade daquele jeito.  Mas é o Batman, né?  E para quem achou que Bruce morreu , e que Lucius, Gordon, Blake, o pessoal que tava fazendo o inventário de Wayne, e  Alfred sofreram uma ilusão coletiva, acho que viram  A Origem” demais ( nesse sim fiquei com dúvidas, mas em “Ressurge” não tive nenhuma). 
 Há várias pistas sobre Bruce ainda estar vivo. Começando com Blake que recebeu as coordenadas da Batcaverna,  e que apesar de se chamar Robin (nenhum Robin chama Robin mesmo), eu entendi que Bruce se aposentava deixando o “manto” de Batman para ele. Depois tem o colar de pérolas que sumiu dos bens de Bruce ( acho que ele deu de presente para Selina, não? Já que ela era  tão apegada ao colar, hahaha). O Batsinal consertado, uma mensagem para Gordon de que ele ainda estava vivo, e caso fosse necessário, Jim ainda podia chamar o Batman que ia continuar como Blake. A mentira sobre o Morcego não ter piloto automático (evidência de que planejava a aposentadoria, e uma vida como Alfred imaginava para ele), Lucius percebendo que a mente “menos ocupada” de Wayne conseguiu consertar o piloto automático (adorei esse detalhe do Batman inventor). E claro, Alfred vendo Bruce e Selina em Florença do jeito que ele tinha falado ao seu “filho postiço”. Comentaram que a iluminação dessa cena parece estranha, por isso é um sonho. Mas há tantas explicações para uma iluminação assim: era uma cidade nova, uma vida nova, e etc. Além do mais, há as outras pistas.
No cinema Batman, conseguiu o que queria, acabou com o crime organizado em Gotham (coisa que nunca fez nos quadrinhos), ainda havia ameaças à cidade, mas ele deixou um substituto para tomar conta de lá e a "morte" e heroísmo de Batman se tornaram uma inspiração para tornar cidade melhor, sendo deixada a mensagem de que todos podem ajudar nisso (é cheio de simbolismo esse "sacrifício" do herói). Bruce já tinha dado tudo por aquela população, depois disso, partiu para uma aposentadoria merecida (como um novo homem) vivendo ao lado de uma bela e inteligente mulher. Bonito não? Quase poético, e me deixou com um sorriso nos lábios. Mas com certa tristeza, quase uma nostalgia, por pensar que não verei mais desse Batman.
 FINAL MEGA- SPOILERS DO FIM 

È um filme excelente fechou tudo de um jeito espetacular, e se juntar com os outros, parece ficar melhor ainda. Com certeza é uma trilogia incrível, imperdível. Como história do Batman ou como filmes é uma das melhores sagas que já vi.  Não achei “Ressurge” melhor que “O Cavaleiro das Trevas", essa era uma tarefa quase impossível, pois concorrer com aquela história, o Coringa e Duas Caras ( os meus vilões preferidos do Batman), era um páreo duro. Mas achei melhor do que “Begins”. Então com certeza as quase 3 horas de filme valeram à pena. Só me sinto um pouco entristecida, por pensar e agora? Não tem mais Batman, será que alguma outra série de filmes ainda trará o mesmo efeito, desejo, espera e satisfação que essa trouxe para mim?

4 comentários:

  1. Eu também gostei bastante do filme. Um ótimo desfecho pra trilogia. Claro que não tem como comparar esse com o anterior afinal o coringa como vilão é muito mais conhecido e tem toda uma motivação diferenciada da maioria dos vilões.
    Com respeito as diferenças entre a HQ e o filme, com certeza existiriam, pois acredito que todo filme baseado em HQ faz uma releitura do mesmo, e claro com algumas mudanças ( as vezes bem radicais). E se não leu Batman: Knightfall, vale a penas ler ( não li toda ainda, mas as coisas são bem intensas, principalmente para o lado do Batman).
    Enfim, um bom post sobre esse ótimo filme. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu gostei bastante do filme, mais do que Begins, mas é claro que Cavaleiro das Trevas continua como vencedor na melhor adaptação, como disse a história é muito boa, e nem é só a fama do Coringa, é porque esse realmente (para mim) é o melhor vilão do Batman, o que mais consegue afetar o batman, os leitores e outras pessoas de Gotham. O Coringa realmente é um excelente vilão, isso sem falar no Duas Caras que eu gosto bastante. Eu não li queda do morcego, além de ser uma saga muito grande, nunca tive o animo para começar a ler, haha, vou tentar ler então (ahh, já Terra de ninguém é uma mega saga (bem grande tb), eu gostei bastante hahaha). Obrigada, e concordo o filme é muito bom, realmente fechou bem a história, e eu realmente acho que algumas pessoas que viram tão exagerando bastante nas criticas, muitos desses estão até colocando defeitos em coisas que eles nem prestaram atenção.

      Excluir
  2. Bem legal a sua análise mais apaixonada do filme (nota-se que você tem um carinho grande pelo personagem e pela trilogia cinematográfica), mas os spoilers vêm um pouco antes de onde foram incluídos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto mesmo do Batman e dos filmes feitos pelo Nolan, hahaha. Ahh, eu entreguei umas coisas sim antes do aviso de spoilers mas se você reparar eu coloco como aviso SPOILERS DO FIM (do filme), então só nessa parte que eu discuto reviravoltas e coisas do final do filme,. então é spoiler do final, as coisas reveladas antes não são relacionadas ao final, ou a reviravoltas, ou tão importante para estragar surpresas ou a história, e bem, acho que quem não assistiu o filme dificilmente vai ler críticas de blogs como o meu, pois eles realmente entregam muito, sabe? È muito difícil ler críticas de fãs que não vai entregar algo, assim eu mesma não li nada antes de assistir o filme (nem a sinopse) e depois que vi, comecei a ler várias críticas e queria mesmo é ler tudo sobre o filme até o final, sanar duvidas até, hahaha. Ahh, obrigada pelo comentário e atenção.

      Excluir