Busca no Blog

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Homeland - 02x08: I'll Fly Away (Review)

Postagem episódio anterior: The Clearing.
Depois dos “I can’t I can’t, I can’t!” (não posso!) desesperados de Brody, já aderi a campanha “deixem Brody em paz.” Mas acho que os autores de Homeland não deram ouvidos a essa campanha. 
>>>>>Spoilers Abaixo<<<<
E a série nos traz mais um episódio sob o ponto de vista do “nosso congressista preferido” (aliás, não é o de todos, pois há pessoas que não gostam de Brody, como pode, né? O que talvez tenha tornado difícil para esses gostar dos últimos episódios, mas deixo claro, não é o meu caso). Na verdade, essa temporada vem me agradando bastante.
Começo falando da trama de Dana que apesar de causar efeitos na história principal se desenlaça nesse episódio e segue um rumo próprio.
Com a garota se deparando com um mundo cinza, onde nem sempre querer fazer o certo é o “melhor”. Pois se ela contrariar o pai e se entregar a polícia, estará prejudicando as filhas da mulher que foi atropelada. É, o dinheiro compra tudo, mas não acaba com a culpa.
Entretanto há alguns aspectos nessa narrativa que até me chatearam.
Foi bem compreensível a aproximação de Dana e Jessica. Agora ela precisava contar na primeira conversa com a mãe sobre a intervenção de Carrie? E sem nem conversar com o pai sobre isso? Pensei que a garota era capaz de guardar as coisas por mais tempo, já que fez isso com a religião do ex-sargento e o caso de Mike e Jess.
Outro fato é a aproximação com Mike. Sei que durante muito tempo ela conviveu com ele, e que talvez tenha sido um pai substituto enquanto Brody esteve fora.
Mas nunca vi uma ligação carinhosa entre os dois. Então realmente achei estranho Dana procurá-lo nesse momento. Pensei que talvez ela iria atrás de Xander com quem já tinha conversado sobre as estranhezas do pai.
Talvez Mike estivesse um pouco sem história e já que o ator tem o nome nos créditos, arrumaram essa trama para ele.
Ou talvez eu esteja sendo dura demais em meu julgamento e os escritores quiseram mostrar outra face de uma relação pai e filha entre Mike e Dana. Agora resta esperar para ver aonde eles chegarão com isso.
 Já na narrativa principal, temos Brody sob enorme pressão: CIA, Nazir e o pontapé final, a família. Ele se tornou um homem sem vontade própria, só fazendo o que os outros mandam e querem. Alguém sem voz ativa em seu destino e que conta tantas mentiras, ficando cada vez mais sozinho por causa delas.
Que pena senti desse Brody desesperado dizendo que “não pode” a Jessica, catatônico sendo guiado por Carrie, e mal conseguindo formar palavras ao falar com Roya (nossa que atuação!).
Nada mais normal do que desistir, e não se importar com mais nada, até mesmo com ele e sua vida tensa e destruída.
Mas Carrie é daquelas que segue a propaganda e não desiste nunca. Além de se importar mais com Brody do que ele próprio.
Sei que pode fazer parte da manipulação e do jogo para manter a sua única carta contra os planos de Nazir. Mas não acredito nisso. Carrie vem demonstrando sentimentos sinceros e suas ações coroam isso, apesar dela tentar negar até para si própria. Mas é essa mistura de emoções e manipulação que a faz ficar cada vez mais apaixonada.
E seguindo o título do episódio (que mais uma vez pode ser interpretado em dois sentidos e mais partes do capítulo ), Brody e Carrie “voam”, fogem e vão para um lugar aonde ela tenta convencê-lo a continuar.
Com o poder sobre o congressista de fazê-lo sentir-se bem, a agente conversa, consola, é psicóloga, amiga, amante. E os dois na tela (por mais bizarro que seja como nessa situação), agindo com essa genuína intimidade e essa nova honestidade é delicioso de ver.
Mais uma vez, Carrie monta a sua armadilha e cai nela junto com Brody. O sexo nesse momento serve apenas para convencê-lo? Ou mais uma vez a draga nas intrigas do relacionamento com Brody? Ela novamente está cavando um buraco na sua vida e carreira?
Compreendo os temores de Saul, como sempre ele é muito sensato e se importa com ela. Aliás, como foi difícil (constrangedor) escutar a “sua filha” Carrie fazendo sexo com Brody (e Quinn ainda aumenta o volume para provocar, né?), pois apesar dela argumentar que ele não é o seu pai, não há uma relação tão bonita de pai e filho na série como a de Saul e Carrie (nem mesmo Dana e Brody).
Há ainda o ato final, Brody seqüestrado, sem comunicação com a CIA, sendo colocado em um helicóptero (voando, olha o “ I’ll fly away” de novo) e se encontrando cara -a -cara com Abu Nazir (não é que o terrorista mais procurado da série está em solo norte-americano?) Será que Nazir sabe dessa aliança dele com a CIA? Brody vai ser convencido ou vai convencer?
Uma coisa dessa operação me incomodou. Sei que Carrie tinha motivos bem duvidáveis para pedir pela segurança de Brody, e querer capturar o pessoal. Não era uma atitude “Carrie” em suma, mas achei sensato.
Estariam com Roya e o terrorista misterioso que atacou em Gettysburg. Seria uma apreensão substancial, que traria problemas a Nazir e uma atitude bem menos arriscada. Considerando ainda mais que depois que da partida do helicóptero, eles ficaram praticamente com nada.
Será que essa decisão de Quinn foi a melhor? Ou dessa vez foi ele que se deixou levar por sentimentos? O fato dele não gostar de Brody e não ter bons olhos em relação ao relacionamento dele com Carrie, pode o ter levado ao erro. Ou será que isso foi proposital e ele não é tão fiel a CIA quanto diz ser?
Com mais um episódio cheio de tensão, e uma virada a La Nazir. Homeland novamente vem com um excelente capítulo (para mim a série nunca teve um ruim). Me fazendo pensar em novas teorias e rumos. E se perpetuando como a melhor série que vejo atualmente e a que me deixa mais ansiosa pelo próximo episódio.

16 comentários:

  1. Isso mesmo. Estou sem palavras!
    Foi um episódio com excelente qualidade.
    Já nem sei o que pode mais acontecer... se o Brody vai ser convertido de novo pelo Abu Nazir... se vão descobrir onde ele está... enfim, não sei mais.
    Todavia do jeito que a série anda acho difícil o Brody conseguir sair dessa ileso, talvez ele vire herói dando a vida dele para proteger o país. Ele está realmente MUITO enrolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a situação do Brody é complicada, nem sei o que vai ser dele no fim de temporada (e olha que tem mais uma temporada garantida, será que farão uma temporada sem Brody?), e considerando que é Homeland pode acontecer qualquer coisa, o bom é que agora só falta mais 4 episódios, então não vai demorar muito para descobrirmos. Mas bem que queria que dessem um jeito de manter o personagem na terceira temporada. Obrigada pelo comentário,;)

      Excluir
    2. Pensei nisso também!
      Acho que o Brody vai conseguir no fim dessa temporada deter um ataque dando a própria vida.
      No entanto, a CIA não irá conseguir pegar o Abu Nazir, aí ele estará lá armando outro plano.
      Na 3ª temporada, caso seja sem o Brody, acho que o foco será em descobrir quem é o infiltrado de Nazir na CIA e um desenvolvimento entre Carrie e o Quinn (acho que ele será melhor desenvolvido futuramente).
      Eu adoro o Brody e as faíscas que ele tem com a Carrie, mas depois de tudo o que aconteceu não imagino ele saindo vivo dessa. A esposa dele deve reconstruir a vida com o Mike e ele deve morrer com honra como um herói de verdade.

      Excluir
    3. Talvez eu seja muito apegada a Brody e realmente não sei se funcionaria uma nova temporada sem ele e com abu nazir continuando sendo perseguido, se for matar Brody prefiro que encerre essa história de Nazir, matar Brody para nada? Nem pensar, ele pelo menos tem que acabar com a ameaça maior, e nem assim quero que ele morra mesmo. De qualquer forma, não sei qual seria uma linha de uma nova temporada sem Brody, pode funcionar, mas só de pensar nisso, já fico receosa, e penso por que vou assistir? Ainda mais se for para ver Carrie revezando de homem, da minha parte um envolvimento com Quinn teria grande rejeição, e talvez aconteça o mesmo com outras pessoas, acharia uma bobagem, ou uma diminuição de Carrie e o efeito que Brody causou nela, até por que, Quinn é meio escroto, e não tem aquele dose de problemas psicológicos de Brody. Eu penso que Brody não terá um bom destino (mas talvez, isso possa ser adiado). De qualquer forma,sempre achei Homeland diferente e quero uma solução diferente, ser surpreendida, e essa linha de salvar, honrar, tornar um heroi verdadeiro, gostaria que fugissem disso. Ainda mais que a série nao tem essa visão maniqueísta das coisas, não é aquele padrão de EUA bom, terroristas maus, o próprio Brody não é bem essa imagem de heroi, é um ser dividido, meio bom, meio mau. Brody morrer como heroi (sou mais a luta pela sobrevivência do que a morte por honra), não me agradaria, pois a visão que ficaria vigente é justamente essa de bem contra o mal, e Homeland já mostrou que é bem mais do que isso, e gostaria que continuasse mostrando esse aspecto que gosto tanto.

      Excluir
    4. Pois é, com Homeland nunca se sabe.
      Eu sou muito fã do Brody, principalmente devido a humanidade dele. Mas ele tem uns "de repentes" que me assustam, e é por isso que penso que ele pode acabar morrendo. Ele tem muitas possibilidades e caminhos.
      O Brody não se importa com a "PÁTRIA" tanto quanto se importa com os filhos. Ele deixa a Carrie se importar com o destino do país, pq tudo o que ele está tentando fazer no momento é ficar vivo e manter sua família viva.
      A opinião que a filha tem sobre ele é o que mais tem pesado. O medo de ser rejeitado pela família se a verdade sobre os 8 anos em que ele esteve "prisioneiro"... várias coisas estão na cabeça dele. Muita pressão da CIA, pressão do Nazir... o único refrigério dele é a Carrie, com quem ele se abre de verdade.
      Eu tbm fico na torcida de que não acabem com ele nessa temporada. Acredito que não farão isso, mas estarei preparada.

      Excluir
    5. É tudo pode acontecer mesmo em Homeland, ela tem tem essa capacidade de surpreender e mesmo que aconteça algo previsivel, eles conseguem fazer de um jeito que surpreende. Desde a temporada passada se discutia a morte de Brody, isso é uma sombra que ronda ele desde então, eu não quero que ele morra, e o destino que o aguarda não parece ser bom, então ele pode morrer mesmo, agora não sei se estou preparada para isso. Hahaha.

      Excluir
  2. Legal, Cíntia. Estou adorando seus textos. É muito bom poder trocar ideias sobre meu seriado favorito no momento! Comecei a assistir faz um mês e já estou no episódio atual. Tenho comentado lá na comunidade do orkut também.
    Abraço, Robson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homeland tem essa capacidade de prender, hahaha, e agora vc vai passar pela ansiedade de esperar cada episódio por uma semana, por um lado é bom, pois aumenta a tensão, e por outro dá uma aflição, hahaha. Seja bem vindo e espero que continue deixando suas opiniões. Obrigada pelo comentário, e até mais

      Excluir
  3. eu notei que o roteiro da série e os fóruns não têm falado sobre o traidor que trabalha na CIA. Concordo com você, Priscila: talvez eles queiram manter essa carta na manga pra 3a temporada.
    Eu tenho quase certeza que foi ele quem passou a senha do cofre do David Estes pra Roya. Então, teria que ser alguém muito próximo, como o Galvez ou o Saul.
    O Saul seria muito forçado, então só resta o Galvez mesmo.
    Vocês lembram que o Galvez meio que ajuda naquela hora, tirando o Estes da sala, porque a Roya estava querendo uma entrevista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que a Roya falou que precisam ainda mais do Brody agora que perderam um companheiro no tiroteio aquele.
      Acho que por esse motivo ela "perdoou" o Brody pela mal-criação dele neste último episódio! hehehe

      Excluir
    2. Ai, se Saul for o tal traidor, meio que seria uma reviravolta em um personagem tão integro e querido, além de uma decepção para Carrie que tem uma bela relação de pai e filha com ele. Eu também pensei que esse traidor pode ser sim o Galvez, ainda mais depois que ele foi para o hospital e Roya falou da perda de alguém importante e que precisaria mais ainda de Brody. Resta saber se foi Galvez, se ele teve tempo de revelar que Brody estava trabalhando para a CIA. Obrigada pela comentário, espero que continue deixando suas opiniões.

      Excluir
    3. Adam Nove, também achei bem suspeito quando Roya falou da perda de alguém no tiroteio, imediatamente pensei em Galvez, que desde a temporada passada suspeito que possa ser o traidor. Mas como em Homeland pode ser qualquer coisa, só resta esperar. Obrigada pelo comentário, e espero que continue deixando as suas opiniões.

      Excluir
  4. Será que no final das contas vamos nos surpreender com uma brilhante encenação de Brody nisso tudo? Fazendo um jogo que vai bem próximo do limite das coisas para que fique bem verossímil para a CIA e principalmente para Carrie? Sei lá. Tenho muitas duvidas. Quem aguentou uma pressão e muitos sentimentos físicos e psicológicos estranhos durante 8 anos quebraria com isso? (concordo que não é pouca pressão). Enfim
    Alias parabéns pela narrativa do episódio o sempre brilhante

    Abraço

    Wal Gurreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, para o Brody voltar a trabalhar para Nazir, penso que seria mais verossímil, o Nazir convencê-lo durante o atual sequestro. Pois já foram mostradas muitas coisas da personalidade dele (diferente do ponto de partida, onde ele era um mistério), e se de repente ele se mostre que nunca deixou de trabalhar para Nazir, as coisas seriam sem base, vazias, meio forçada, jogando toda a construção dele por terra, já que sempre aparenta que Brody é no fundo um homem bom, que sofre pressões por decisões erradas e mente muito. Sei que alguns espectadores até desejam isso, mas como disse eu ficaria meio desapontada devido a falta de base. Qualquer virada do tipo, tem que ser realmente bem fundamentada, enfim, espero que continue nos brindados com ótimas histórias e construções de personagens. Obrigada pelo comentário, adoro conversar sobre Homeland.

      Excluir
  5. Amo ler o seu texto. Muito bom. Amo o casal de doidinhos e estarei com eles até o final. Mas se matarem Brody, não vou assistir mais a série. Nossa eh muito triste qdo Brody fica enconstadinho na parede, perdidinho. Ele está sem saida. Q dó. As vezes eu acho q Carrie soh quer acabar com Nazir e quer se vingar de Brody. Ela sofreu d++= por causa dele. Mas depois vendo alguns lances, acho q ela ainda gosta muito dele. Ah já não sei de mais nada.rsrs Eu tenho ctz q Quinn eh o traidor da CIA (nuncagosteidessecara)rs. A cara do Saul escutando tudo aquilo, foi punk.rs Enfim, muita coisa ainda p acontecer. Nazir com visual totalmente mauricinho.rs Não gostei.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Finalmente alguém que também gosta do casal, hahaha! Mas sou mais contida nesse ponto, acho que se Brody morrer vou pelo menos dar mais uma chance para série, mas é provavél que eu também desista dela (já desisti de séries por matarem meus personagens queridos, 24 horas por sinal). Acho que a Carrie tem sentimentos verdadeiros por ele, ela já mostrou algumas coisas nesse sentindo, e mesmo depois do que ele fez com ela, ela não consegue controlar o que sente. Não acho que é bem do perfil dela forjar suas emoções, ela é realmente emotiva, mas sempre me pareceu verdadeira em relação ao que sente. Por isso acho bem difícil ela fingir as coisas nessa proporção. Eu estou começando a gostar da ideia de Quinn como trabalhando para Nazir, mas nesse caso Nazir saberia da "traição" de Brody. Já é difícil pensar em como o terrorista mais procurado pela CIA conseguiu entrar nos EUA, então não tinha como ele fazer isso de Barba e turbante, acho que para isso ele teria que mudar um pouco, não acha?
      Obrigada pelo comentário, é sempre ótimos receber comentários assim,

      Excluir