Busca no Blog

sábado, 1 de maio de 2010

La Femme Nikita

É uma série que teve 5 temporadas, totalizado 96 episódios. Ela foi apresentada na televisão de 1997 a 2001. E aparentemente deve ter alguns fãs fieis, pois apesar de ter mudado de canal várias vezes, pelo menos até pouco tempo, ela ainda passava na TV fechada, e repare que ela nunca foi boom de audiência, nem um sucesso de crítica, não sendo muito comentada na mídia na época em que passava , enfim o seu sucesso nunca chegou perto dos momentos áureos de Lost, Arquivo x, 24 horas ou CSI por exemplo. Mas apesar disso, já ouvi comentários e comparações entre a série e outras séries de espionagem que passaram depois, como Alias que diziam que era uma mistura de La Femme Nikita com Felicity.
La Femme Nikita foi inspirada num filme francês de mesmo nome, que teve uma refilmagem bem meia-boca nos EUA, com Briget Fonda chamada “A assassina”. Mas para mim nenhuma das outras montagens são tão boas como a série.
O primeiro episódio que eu vi foi “Nikita”, o piloto da série, na Globo, numa temporada em que Malhação entrou de férias e colocaram séries no lugar, uma a cada dia da semana, Nikita como era chamada pela globo passava na segunda-feira. E para mim, a série virou um cult, supriu a minha vontade de ver mais episódios de “A justiceira”. Mas quando malhação voltou, eu fiquei sem Nikita. Tempos depois, quando eu olhei uma fita VHS que deixei gravando de madrugada , eu me deparei com um episódio do seriado, e descobri que a globo de vez em quando, a colocava para tapar buraco na programação de madrugada, assim todas as noites eu deixava gravando,mas depois de um tempo parou de passar. Então eu fiz um plano mais audacioso, LFN passava na tv por assinatura, inclusive eu vi um episódio na casa de uma colega, o meu primeiro episódio legendado , e percebi o quanto a voz rouca da Peta Wilson (Nikita) e a voz com um leve sotaque francês de Roy Dupois (Michael), faziam a diferença. Pedi no meu aniversário de 14 anos uma antena da Sky, mas não ganhei. Então durante 3 meses eu consegui juntar os quase 400 reais para comprar uma antena ( e 400 reais há 11 anos anos era muito dinheiro, ainda mais para quem tinha 14 anos e não trabalhava). Depois disso eu vi todos os episódios da série na tv. Recentemente, ela teve todas as temporadas lançadas em DVD nos EUA, mas nenhuma no Brasil. De qualquer forma quem precisa de lançamentos oficiais e boa vontade dos donos dos direitos autorais, quando existe torrent e pessoas bem dipostas para fazer legendas extra-oficiais?
Mas voltando, por que eu me encantei por essa série? Bem, adorava as tramas policiais cheia de suspense e seus conceito de privação de liberdade, os fins justificam os meios, as situações em que os sentimentos das pessoas são bons ou não e etc, e também seus personagens, principalmente Nikita com sua revolta, compaixão e clamor pela liberdade e Michael o cara frio e ambicioso disposto a quase tudo para crescer na organização, mas que na realidade precisava de alguma paixão, algo que mantivesse sua vontade de continuar vivendo, e apesar de suas atitudes dúbias, que muitas vezes confudem Nikita, dá para perceber o quanto ele precisa dela e a protege. A relação dos dois era uns motivo para eu ver a série também.
O primeiro episódio "Nikita" tem uma duração normal de 40-50 minutos (hoje em dia tenho reparado que muitas séries tem como piloto um episódio duplos , cerca de 1 h e 30 min de duração para conseguir apresentar a história básica e todos os seus personagens), e eu acho que os roteiristas fizeram um bom trabalho ao conseguir nos apresentar a história e seus personagens em apenas esse tempo, eles tiveram uma grande habilidade ao sintetizar a história. Nikita é uma jovem que mora na rua, um dia ela ve um homem sendo esfaqueado e tenta ajudá-lo, mas a polícia chega e ela é presa por ter assassinado tal homem. Ela é condenada a prisão perpétua,mas não vai para lá, ela acorda em um lugar chamado Seção 1, uma organização internacional secreta que recrutas criminosos como agentes para combater o crime no mundo. Nikita por sua aparência angelical é treinada para ser agente deles, como opção tem apenas a de obedecer as suas ordens ou ser morta (cancelada). Esse é um dos conflitos da série, como ela é inocente, é muito difícil para ela matar, deixar a sua convivção moral, sua compaixão, além da sua liberdade. E durante esse episódio também é mostrado os outros personagens da série, Michael, o mentor de Nikita e também o seu interesse romântico, um agente muito respeitado e eficiente. Walter o responsável pelos equipamentos tecnológicos e armas, que depois percebemos que é uma das poucas pessoas da organização que sorri, e que tem um jeito animado e doce. Birkoff, o nerd, o jovem responsável pela comunicação dos agentes, pelas investigações tecnológicas, pela programação dos computadores e obtenção de dados.Madeline é a estrategista, psicóloga, com uma frieza enorme ( com o decorrer da série eu percebi que ela era a pessoa menos sentimental da seção 1, e olha que a concorrência lá é forte) e uma grande capacidade de manipulação dos agentes, ela é a segunda em Comando, a pessoa mas próxima de Operantions , o comandante da seção 1 , que é extremante frio e manipulador, um cara que não pensaria 2 vezes ao matar uma criança, que conseguiu o seu poder e pretende mantê-lo a qualquer custo.
Em certa época LFN virou um vício para mim, eu escrevi várias coisas sobre a série, coisas que possivelmente ainda irei colocar nesse blog. Também fiz um vídeo musical que eu deixo aí :

*Uma curiosidade sobre a série é que o nome dos episódios tem o mesmo número de palavras que a temporada em ele foi feito, assim todos os episódios da temporada 1 tem um nome como "Nikita", "Mother", e etc, na temporada 2 são dois como "First Mission", e assim por diante.
Próxima Postagem: La Femme Nikita: Charity

11 comentários:

  1. sou muito fã dessa serie acho a melhor e mais realista serie de espionagem já feita

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse gênero de espionagem, e adorava a série. Até hoje ela é a minha série preferida, achava as histórias e os personagens ótimos e isso numa série é o mais importante pa mim.

    ResponderExcluir
  3. Por Favor, alguem me indica algum site, em que possa fazer o download da serie??? Nossa, eu tbm sou fã da série, e assistia pela Globo.Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Site eu não sei, mas tem a comunidade da série no orkut que deve ter links para o site. E também a sempre torrents, procure no google, em sites de torrents e etc.

    ResponderExcluir
  5. amaaaavaaa essa série. passei por situações tbm para vê-la e mesmo assim nunca soube do final até recentemente.
    é massa mesmo

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi o final há bastante tempo. Mas sabe que eu até gostei,talvez preferisse um final feliz, mas considerando o clima da série, o final foi bem condizendo, não poderia ser um final de conto de fadas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Como vc gosta mto da série deve saber me dizer... Tinha a alex em 1997? Não consigo achar a personagem antiga... :S
    Bjo* e obrigada!!!
    Renata Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. A Alex não existia na série La Femme Nikita, acontece que na primeira série, Nikita é a novata na organização, então meio que umas das funções que a Alex tem na nova Série Nikita, que é mostrar como funciona a organização e o recrutamento, é feita pela propria Nikita, inclusive a cena inicial da Alex na organização e algumas falas são muito parecidas com a de Nikita em LFN. Eu fiz uma comparação entre as duas séries no seguinte post: http://singularpqu.blogspot.com/2010/09/nova-nikita.html. Se quiser da uma olhada falo inclusive desse fato da Alex.

    ResponderExcluir
  9. Olá Cintia boa tarde.
    nem sei se você abre o blog.O orkut acabou enviei pedido de amizade pelo face, mas pelo visto você é que nem eu .Raramente tenho tempo para ficar no face ,não gostei de lá.Bom continuando atrás da LFN na internete, só quero a original .essa nova Nikita não me agradou.Já pesquisei todos os links que tinha no orkut.Já anunciei que quero comprar a série , só que tem que ser de alguém do Rio.Me ajuda querida ...bjs



    ResponderExcluir
  10. Olá, Cíntia.
    Eu também gosto muito dessa série. Até já comprei as 5 temporadas originais em DVD. Mas estou enfrentando um problema com as legendas em Português. Simplesmente não existe a legenda pra baixar da série completa.A única que eu encontrei foi da Equipe Só Séries, tradutor Ivan, o terrível. Esta legenda não serve, não tem formatação e está repleta de erros e falta de diálogos.Até a série vendida no Mercado Livre tem essa legenda. Você que gravou a série toda, possui a legenda oficial ou mesmo uma legenda bem feita?

    ResponderExcluir