Busca no Blog

domingo, 25 de novembro de 2012

Aparições do Observador Fora de Fringe

 Para quem não acompanha Fringe, os Observadores são personagens que aparecem desde o início sempre cercado de muito mistério. São homens brancos, carecas (ou algo próximo a seres humanos já que têm certos poderes) vestidos com ternos e algumas vezes com chapéu e ou maleta.
Como um jogo de “Onde está Wally?”, os fãs da série acabaram percebendo que em todo episódio sempre aparecia um observador, mesmo que não passasse de uma sombra num cenário cheio de pessoas, mas às vezes, as aparições eram mais evidentes e eles se tornavam personagens com voz e importância.
Então surgiu essa mística do Observador, personagens humanos com super –habilidades, viajantes do futuro que observavam eventos que consideravam importantes, não interferindo neles.
Mas com o tempo descobriu que as coisas não eram bem assim, e eles tinham seus propósitos. Na quinta temporada, eles se tornaram personagens centrais na trama.A brincadeira de apontar o observador em um episódio de Fringe perdeu um pouco o sentido, já que agora há vários observadores aparecendo a todo momento.
Entrando no jogo, e sentindo falta de procurar o observador, eu comecei outra “brincadeira”. Os observadores olhavam momentos importantes, não é? E não é só em Fringe que acontece tais momentos, né?
Comecei a procurar aparições do observador fora de Fringe. E até que é um jogo divertido, abaixo vai a relação de algumas “aparições” que encontrei indicadas por setas vermelhas :

Agentes do destino (filme)

Esse filme tem uma idéia interessante de “observadores”. Eles não são todos carecas ou brancos. Mas tem certo poder de manipulação de tempo e espaço, e possuem o mesmo visual com terno e chapéu, além de observar as pessoas e tentar fazer ou impedir certos acontecimentos. Abaixo vai uma foto que mostra esses observadores intervindo com o personagem do Matt Damon:

Thomas Crown - A Arte do Crime (filme)

O milionário entediado Thomas Crown começa a roubar arte e no fim do filme, arma uma jogada para “devolver” uma obra ao museu. E ele enche o lugar de “observadores”. Abaixo vai a imagem de um deles (pego pelas câmeras do museu):

Visões de um Crime (filme)

A personagem de Milla Jovovich está no metrô amedrontada com a idéia de que um Serial Killer possa está seguindo-a, nesse ponto vemos um observador desapercebidamente lendo um jornal: 

Copper (série)

E os observadores também estiveram em Nova York em 1860, no episódio final da primeira temporada da série, eles aparecem ao se envolverem no plano de incendiar a cidade, e estão completos com maleta e chapéu:

Dexter (série)

Até em Miami eles deram a cara. Não é que em Dexter, durante a sétima temporada, um observador apareceu e viu o ataque dos russos a Louis no barco do protagonista?

Elementary (série)

No piloto da série, o observador estava lá quando Sherlock saia da cadeia. E estava com o traje completo:

Homeland (série)

Na segunda temporada, quando Brody vai arrecadar fundos para “sua” campanha de vice-presidente, e sai apressado para fazer um telefonema, o observador estava ao fundo vendo tudo e todos:

Person of Interest (série)

Também na segunda temporada, quando Reese entra numa loja atrás da filha de um embaixador brasileiro e futuro candidato a presidente do nosso país, nota-se o observador (a máquina até conseguiu catalogá-lo):

Lado a Lado (novela)

E não é somente nos EUA que acontece eventos importantes, não é? No Brasil também. E eu notei um observador no porto do Rio de Janeiro em 1904, no dia em que Edgar volta para Portugal, e Laura se despede do marido (está bem ao canto): 

Belo Horizonte (cidade)

Não é só nos EUA e também não é só na ficção. Voltando do trabalho eu me deparei com um observador próximo a um ponto de ônibus na Avenida Afonso Pena. O que será de tão importante que estava acontecendo? Hahaha. Uma pena que só tinha o meu celular (que tem uma câmara bem ruim), mas de qualquer forma registrei o momento (meu encontro com o observador), e deixo a foto aqui:

Então o que acharam da brincadeira?Gostaram das imagens dos observadores fora de Fringe? Alguma preferida? Houve alguma “forçada”? De qualquer forma, foi um desafio bem divertido para uma fã de Fringe (que contou até com a ajuda da minha irmã). È ótimo “brincar” com essas coisas!

8 comentários:

  1. Poxa, Cíntia! Muito legal! Até agora eu só vi a primeira temporada de Fringe, mas achei a brincadeira super maneira. Tinha que postar no Manicômio tb, rsrsrs.. Vou pilhar o Jeferson..
    Beijo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom que vc gostou, hahaha. Foi uma brincadeira divertida! Eu comentei sobre esse texto lá no face, mas como não houve comentários, achei que não criou interesse, mas se quiserem, eu posso colocar sim,
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. ow muito doido essa sua brincadeira :) faz tempo que não vejo fringe mas eu sei do observador. A cena que você mostrou de Homeland fiz questão de confirmar aqui....muito doido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sushi. Foi bem divertida, até a Janda me ajudou. Hahaha. E a de Homeland tinha que verificar mesmo, pois está um pouco longe, mas ampliada dá para ver não é?
      Beijão,

      Excluir
  3. Cíntia, demais a sua ideia.... Com certeza, como a Dani falou, seria muito bom a gente ter a postagem dentro do Manicômio Séries... Nossa que demais, a de BH foi a melhor, vou ficar de olho agora, se achar algo semelhante vou acabar batendo foto tb rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, hahaha. Na verdade antes de eu postar aqui eu coloquei uma mensagem no grupo do face do manicomio, mas ninguém se manifestou, então coloquei aqui mesmo A de BH realmente foi engraçada pois eu tive que tirar na sudina, fingi que tirava foto da avenida hahaha, e com um celular de resolução horrivel, ahhh, as vezes ainda me pego procurando por observadores, já "vi" mais um no baile de ex-alunos da minha faculdade, em um video da novela celebridade que vi no youtube e também na série mandrake. Hahaha. É uma brincadeira divertida.

      Excluir
  4. Eu assisti todos os episódios de Fringe, essa é uma séria na qual jamais me esquecerei. Uma das melhores e mais intrigantes.

    Os observadores são personagens muito interessantes e importantes pra série. Tem um livro muito bom chamado "O fim da eternidade" de Isaac Asimov, um dos pais da ficção científica. Esse livro conta a história de um grupo responsável por manter a harmonia do universo e dos eventos históricos durante toda a existência do ser humano, consertando determinados eventos que causariam alguns colapsos no tempo. A semelhança dos membros dessa "polícia do tempo" com os observadores é tanta que eu chego a acreditar que serviu de referência para o Abrams na criação dos observadores de Fringe.

    Se tiverem a oportunidade de lerem este livro, divirtam-se.

    Jucelinux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Jucelino ;) Também adoro Fringe, é tudo de bom.

      Excluir