Busca no Blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Homeland - 02x10: Broken Hearts (Review)

Post episódio anterior:  Two Hats.
Inimigos frente a frente revelando seus propósitos e suas vontades mais profundas e obscuras.
>>>>>Spoilers Abaixo<<<<<
Com um enredo que até lembra a série 24 horas (o seqüestro de um ente-querido e chantagem para o “herói” fazer algo para o terrorista). Homeland veio com um episódio cheio de emoção, tensão e até ação com os protagonistas em perigo e confrontando inimigos.
O tal ente-querido da vez, é Carrie, que seqüestrada por Nazir. È usada por ele para obrigar Brody a ajudá-lo num plano para matar Walden.
Realmente com a família de Brody em segurança, o único alvo do terrorista para conseguir isso seria Carrie, já que das pessoas que poderiam ser importantes a Brody, somente ela andava pelas ruas desprotegida. Mancada da CIA, né?
Agora como e quando Nazir descobriu que o congressista tinha sentimentos mais fortes pela agente, não sei. Mas foi uma ótima jogada, que além de tudo, trouxe magníficos confrontos e diálogos.
Gente!!! Carrie e Nazir na mesma cena? Há anos ela tem feito da sua vida uma perseguição ao terrorista. Não sei se Nazir tinha essa compreensão (já que ele parece saber mais do que deveria). Mas ele é o arqui-inimigo dela. E finalmente eles se confrontaram. Adrenalina a mil, não é?
Imagino que Carrie não esperava que esse encontro se desse numa situação em que ela estaria amarrada, amordaçada, com ele apontando uma arma para ela e ameaçando a sua vida. Mas mesmo assim ela não abaixou a cabeça. Não aceitou a “piedade” dele.
E o que foi aquela conversa entre eles? Ambos mostrando o seu lado, os seus motivos. Suas similaridades e diferenças (até o amor por Brody foi citado). Não há essa noção de bem e mal separado, e sim a mistura de ambos.
Qual lado tem razão? Qual é o vilão? Qual é o mocinho? Os dois, o ser humano é muito complicado, e as sociedades que formamos mais ainda.
Aquele discurso de Nazir, a visão obcecada e extremista , a idéia de que mesmo que demore séculos, eles irão exterminar o ocidente, deu até medo.
Eu acreditei nele. Carrie pode ser até o tipo de pessoa obcecada que não desiste e lutará duramente, sempre conseguindo ficar de pé. Mas não sei se essa sociedade, acostumada com conforto será capaz disso. Enquanto a deles, já vivendo na miséria, acredito que consiga.
Enquanto isso, Brody também estava à mercê de Nazir, recebendo ligações e filmagens de Carrie em cativeiro. E tendo em mente as poucas chances que ela teria de sair viva dali.
E a menos que aconteça uma reviravolta, e isso não passe de uma encenação (tudo é possível em Homeland), Brody mostrou o lado que está. E que Carrie realmente importa, até mesmo, que talvez ele corresponda o amor dela. Já que ficou extremamente nervoso com essa chantagem e seguiu as instruções de Nazir.
Um dos grandes atrativos de Homeland, sempre foi essa dúvida sobre as ações Brody e seus sentimentos. Essa narrativa pode desapontar alguns. Mas eu gosto de ver o crescimento dos personagens e como a série tem colocado esse protagonista em foco, essa situação de dubiedade, era meio que insustentável.
E apesar disso, ainda penso que Nazir deve ter um grande plano (não pode ser só isso, né?). Um ataque maior em mente, e muito do que está fazendo é planejado. A própria volta de Galvez dos “mortos”, pode trazer novamente aquelas suspeitas de que ele é o informante do terrorista na CIA.
Voltando a Brody, e a sua “missão” para Nazir. Houve mais um confronto interessante. O ex-sargento pôde finalmente dizer algumas palavras a seu arqui-inimigo, o Vice- presidente (depois é claro de garantir a segurança de Carrie).
A mudança no personagem foi incrível nesse momento. O nervosismo, a pose de bonzinho e gentileza sumiram. Ele disse palavras que estavam engasgadas há muito tempo (e como eu queria Brody as dissesse). Se tornou um lobo, e matou Walden com sua verdadeira face.
Pode parecer cruel da minha parte, mas sempre achei que o vice-presidente era um dos grandes vilões da série, e de quebra não tinha a mínima simpatia por ele (pelo contrário). Então foi ótimo ver Brody confrontá-lo e matá-lo assim.
Já Saul continuou cavando mais ainda a história de Quinn, sendo desviado nesse propósito apenas pelo sumiço de Carrie. Adoro o Saul, e a cara dele ao descobrir sobre acidente de Carrie, cortou o meu coração (como ele se preocupa com ela).
Começo até temer pelo personagem, parece que ele está mexendo em um formigueiro, e aquela abordagem dos agentes impedindo ele de sair, foi suspeita. Ele será preso? Interrogado? Torturado? Não... não façam isso com o Saul.
Mas ainda houve o finzinho com Carrie, mais uma vez maluquinha, desobedecendo ordens e voltando ao cativeiro sozinha. Quando ela entra na sala escura e os créditos sobem. Eu gritei: Nãooo! O episódio tinha que terminar nesse momento de aflição? O que Nazir irá aprontar? O será de Brody? E Carrie?
Entretanto há também críticas. Li que alguns acharam que pareceu mais um episódio de 24 horas do que de Homeland. E temem, pois gostam dessa diferença de Homeland. Mas prefiro continuar confiando nos roteiristas (que até agora não me desapontaram), e que eles manterão essas características (diferenças) que eu também gosto tanto.
Outra se refere a acontecimentos pouco plausíveis. Como ninguém reconhecer Nazir, em vez dele mandar um capanga, seqüestrar Carrie em pessoa, Nazir saber com tantos detalhes sobre o aparelho que poderia matar Walden, Brody conseguir driblar a segurança tão facilmente, a falta de câmeras no lugar, dentre outros.
Posso pensar ou não em explicações para alguns desses acontecimentos. Mas a verdade é que não me importa esse tipo de detalhe (coisas que considero pequena). Homeland é uma obra de ficção (mesmo que pareça discutir algumas realidades). Então se ela usa estratégias de obras do tipo para apimentar a história, não ligo, desde que continue nos brindando com um ótimo enredo e consistente dentro do seu “universo”.
Enfim, foi um episódio emocionante com acontecimentos que eu queria ver a tempos. Maravilhas da série. Me deixou pensando em várias teorias e com muitas perguntas. E falta só dois episódios para o fim da temporada! Que ansiedade! Ai, como eu queria ver o próximo episódio logo!

8 comentários:

  1. Cíntia, não sei se o Nazir sabia do amor do Brody pela Carrie. Acho que não tinha como saber, mas como ele mesmo diz: "um homem precisa jogar com o que tem". Ele tava vendo sua vingança fracassar e usou tudo o que tinha pra poder matar o vice-presidente. Na pior das hipóteses, o Brody não ajudaria e ele mataria uma das melhores agentes da CIA. Ficar parado é que ele não pode, porque o tempo corre contra ele: pode ser pego a qualquer momento nos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma opção né? Ele não precisava saber do sentimento do Brody pela Carrie. Estava jogando com o que tinha. Mas não estranharia se soubesse, já que o Nazir parece conhecer o Brody mais do que se pensa. Aliás ele sabe mais coisas do que deveria, parece ter alguns espiões por aí. hahaha. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Outra coisa: onde tu leu essas críticas em relação ao seriado? Que pode virar 24 horas e tal? As minhas únicas fontes são teu blog e a comunidade no Orkut. Então, se puder me dar mais site, ficaria agradecido! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha as criticas que li form em ingles, com reviews e comentarios em ingles. Sempre gosto de ler algumas criticas antes de escrever a minha review, para ter uma ideia da sensação que o episódio passou em outros. E como a minha review é uma das primeiras a ser publicadas em português, eu leio a impressão de outros em inglês. Hahhaha. O link das que li eu não tenho, normalmente procuro no google mesmo por homeland e o nome do episódio, em inglês já tem um monte. ;)

      Excluir
    2. ah, legal. Vou dar uma pesquisada, então. No face tem uma espécie de comunidade tb, mas é mto bagunçado de ler naquele formato. Prefiro blogs e orkut mesmo.

      Excluir
    3. Eu também prefiro blogs e orkut, no face não consigo encontrar nada. Nesses é mais organizado, também escrevo reviews de Homeland para http://www.manicomioseries.com.br/, mas é a mesma que coloco aqui no meu blog, apesar dos comentários e discussões que as vezes surgem lá, serem diferentes.

      Excluir
  3. Oiiii...Nazir eh muito maldosoooo.rs Achei muito estranho, ele falar do amor q ele tem pelo Nicholas. Eu não entendi muito bem. Tb. não entendi, pq Estes e o Quinn (queeudetesto) estão querendo matar o Brody. Por achar ele traidor? E esse odio todo contra o Saul. O q eu gostei msm, foi ver Nicholas todo apaixonado. Foi uma surpresa p todos, inclusive p Carrie.rsrs E sobre as criticas, eu tb. so fico na comun orkut e aqui, então não sei de nada. Só sei q adoroooooooo o casal.rs Beijinhos e te acho muito talentosa. Adorooooo ler as suas palavras.:)
    Nezinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha acho que o Nazir disse que ama Brody( não no sentido romantico), e é verdade, ele admira e acabou se afeiçoando a Brody mesmo, mas isso não impede dele matá-lo e a familia dele sem dó nem piedade, hahahah, já que ele tem incutido nele toda essa ideia de causa e vingança. O primeiro coração partido do título é justamente o de Nazir, que deve ter ficado decepcionado com as ações de Brody.
      Há alguns motivos para Estes querer matar Brody, uma é a própria coisa que Brody agiu como terrorista. Outra é por que ele sabe demais, ele sabe podres de Estes e do vice-presidente, sabe sobre assuntos relativos a CIA e os terroristas. E tem também que Brody quase matou Estes e o VP na temporada anterior.
      Legal ver Brody tão nervoso e cumprindo as ordens de Nazir por Carrie! Talvez tenha provado pela primeira vez para ela ( e para nós) que sente algo por ela. Ahhh, eu tb adoro o casal, e já vi muitos que não gostam, é bom saber que não só eu que gosta desse casal pouco convencional.
      Obrigada pelo elogios e comentários, espero que vc continue gostando e comentando minhas reviews.

      Excluir