Busca no Blog

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Zorro: O personagem (Parte I)

O meu primeiro contato com o personagem foi o seriado da Disney, protagonizado por Guy Williams e feito no final dos anos 50. Bem, eu não tenho idade para ter assistido na época em que foi feito, assim eu assistia o seriado quando era exibido colorizado pela Record nos anos 90. Ele passava no horário do almoço, então eu saia da escola correndo e ia para casa assistir Zorro. Depois de algum tempo passei a gravar os episódios em VHS. E apesar de hoje já o ter visto em outras mídias, eu ainda considero esse seriado a melhor versão já feita do Zorro.
Assim, eu me tornei fã do zorro, antes de me tornar do Batman, e acredito que o fato de ser fã dos dois personagens não é estranho. Pois os dois são bem parecidos em sua composição: o alter ego de ambos finge uma personalidade, agem durante a noite, tem a mesma cor de uniforme, usam métodos científicos e inteligência, são de certa formas detetives, além de outros aspectos. Essa similaridade entre os dois é mostrada até nos quadrinhos do Batman, onde algumas versões, mostram Bruce Wayne assistindo um filme do Zorro com seus pais, antes deles serem assassinados. É uma forma dos quadrinistas do Batman, homenagearem o Zorro.
Zorro (raposa em espanhol) é um personagem criado por Jonhston McCulley em 1919 na história "The curse of Capistrano" (1 dos quase 80 livros), que
foi relançado no formato de romance com o nome "A marca do Zorro" ( depois do filme com esse mesmo nome). Em 1920, Douglas Fairbanks encarnou Zorro no filme "A marca do Zorro", inclusive algumas características conhecidas do personagem (a marca Z), foram colocadas primeiramente nesse filme e depois aderidas por McCulley e outros autores. O alter- ego de Zorro é Diego de la Vega, filho único de Don Alejandro de la Vega, um rancheiro rico da Califórnia numa época em essa ainda era colônia espanhola. Diego inconformado com ações dos governantes de Los Angeles, como maus tratos e impostos abusivos cobrados aos pobres, resolve se passar por um jovem pouco interessado em atividades atléticas, gostando apenas de música, poesia, e conquistar mulheres. Passando por cordeiro, ele se sente mais seguro em sair á noite como Zorro. Usando máscara, espada e chicote, combinados com a sua habilidade em esgrima e sagacidade, ele ameaça o poder dos governantes corruptos de Los Angeles e ajuda o povo.
Há uma curiosidade sobre o Zorro no Brasil. Há dois persongens que podem ser reconhecidos como Zorro. Um dia eu estava vendo passa ou re-passa quando foi feita a seguinte pergunta "Qual é o fiel companheiro índio do Zorro?". Eu pensei, fiel companheiro índio? Não consegui me lembrar. Voltei a pensar, o fiel companheiro do Zorro é o Bernardo ( pelo menos no seriado) e ele não é índio. Até que ouvi a resposta : "Tonto". Afinal, Tonto nunca foi companheiro do Zorro, eu sabia a explicação dessa confusão, mas mesmo assim a pergunta foi errada e no mínimo dúbia. Acontece que algum tradutor confundiu os personagens Zorro, de língua espanhola que luta contra os espanhóis na colônia Califórnia, com o Cowboy norte americano Lone Ranger, ou numa tradução melhor, o cavaleiro solitário, que age no faroeste norte americano. O cavaleiro solitário não tem uma fantasia nem origem parecidas com Zorro, e também não há motivos para chamá-lo assim já que a origem da palavra é espanhola e ele é norte-americano. Ele tem um fiel companheiro índio que é o "Tonto " e um cavalo chamado Silver, diferente do Zorro que tem um cavalo chamado Tornardo e um amigo chamado Bernardo. Mas de qualquer forma, essa engano pegou e para algumas pessoas o Lone Ranger é o Zorro.
Zorro já teve encarnações em diversas mídias como quadrinhos, desenhos animados, seriados de cinema, seriados de televisão, filmes, jogos, livros e etc. Nesse texto vou falar sobre as suas encarnações nas mídias que eu tive contato, ou seja, quadrinhos, livros, séries e filmes.

Próximo: Livros de Zorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário