Busca no Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Homeland - 01x12 - Marine One (Review - Final de Temporada)

Há vários pensamentos em minha cabeça depois de ver "Marine One". Algumas perguntas foram respondidas, mas não todas, e outras foram colocadas nesse final de quase 90 minutos. Mas é assim  que tem que ser, ainda mais numa série espetacular como Homeland (que foi a melhor estréia desse ano para mim) e que, há algum tempo, já foi renovada para a sua segunda temporada. Mas verdade é que esse episódio não foi unânime, há um grande diversidade de opiniões sobre ele. Mas já dava para imaginar qual fosse a resolução tomada, seria muito difícil superar as espectativas de todos, ainda mais depois dos acontecimentos do episódio anterior, The Vest. As espectativas ficaram bem altas. Vou tentar descrever os acontecimentos e esse debate abaixo:
>>>> Spoilers abaixo <<<<
Esse espisódio foi dividido por marcos de tempo,  e logo no início é indicado como dia 1, é como se fosse uma contagem de tempo. Mas para que? As coisas já começaram com uma certa tensão. Brody grava a sua mensagem ao povo norte-americano, expõe suas motivações do ataquie que iria parecer bárbaro a muitos, e ele tenta justificar que não era um terrorista, talvez  ele tentasse justificar isso a si mesmo também. Após a gravação ele coloca o cartão de memória num lugar onde algum homem de Nazir possa pegar. Na casa dele, ele continua fingindo e se "despedindo" da família. Mas Dana está desconfiada e acabe pegando o pai rezando, e ele confessa que se tornou mulçumano. A menina compreende, mas é uma peça a mais na cabeça de uma das personagens mais importantes desse episódio. No dia 2, apesar do pedido e do medo da filha, Brody, com um colete bomba, vai ao evento onde o vice presidente, junto com seu staff, vai anunciar a candidatura a presidente.
Já Carrie se encontra bem deprimida no dia 1. Desde que David foi a casa dela e retirou todos os documentos e suas permissões como agente da CIA, ela não sai do quarto, não come, parece inerte. Como  Saul diz, ela nunca mais colocará os pés em Langley. Será mesmo? Sentirei falta da Carrie na CIA, e a agência perderá um de suas melhores agentes. Numa conversa com ele, ela pergunta sobre a coisa que a está corroendo, Por que? Por que Brody a entregou? Saul percebe que mesmo sendo Brody o responsável por praticamente destruir a vida dela, Carrie está apaixonada, mas de qualquer forma, aquela pergunta que martelava em sua cabeça a estava levando para direção certa. Mesmo em seus devaneios de coração partido, Carrie aponta na camonho certeiro do terrorismo. No dia 2, ela acorda melhor e decide ir ao evento do vice-presidente acompanhada de Vigil que  é a "babá" de Carrie nesse dia.
Nesse ponto uns dos maiores momentos de tensão acontece, Brody chega no evento, seguido do vice-presidente e Walker começa a atirar. Elizabeth Gaines, a assessora do V.P. acaba sendo atingida. A confusão é total, agentes do serviço secreto levam todos (VP e seus colaboradores) a um lugar seguro, inclusive Brody que com isso consegue ludibriar os detectores de metal.  E Carrie percebe a resposta a sua pergunta. O sargento e Walker estão trabalhando juntos e o plano é pegar o vice-presidente e os outros juntos, é uma oportunidade única, onde metade do governo norte-americano estaria reunida num mesmo lugar. Walker era só uma distração e Brody o plano principal. Quando as suspeitas de Carrie voltam, adorei, quase dei um pulo, era o retorno do jogo de gato e  rato. Carrie conta a sua ideia a Saul, mas esse não confia nela, e ela acaba fugindo, procura Dana, e mostra mais uma vez como ela entende Brody.
Já Brody, perde a sua frieza habitual, os seus olhares e forma de agir transpareciam nada mais do pânico, o momento final estava prestes acontecer. Quando o vice-presidente e Estes apareceram juntos, nossa eu realmente torci para que tudo fosse para os ares,  aí pensei se Brody não estivesse lá. Tudo podia explodir mesmo e eu não me importaria, haha, mas ele estava. O sargento aperta o botão, mas nada acontece. Bem, o colete falhou né? Brody vai ao banheiro  e tenta corrigir o defeito e Carrie ganha mais tempo para agir.
Carrie encontra Dana em casa e tenta convencer a menina, ela era a única que podia entender e convencer o pai a não cometer o ataque terrorista. Tudo isso mostra a grande capacidade de análise da agente, já que Brody tem uma ligação especial com a Dana, e de fato ela talvez fosse a única que pudesse fazer isso, é o tendão de aquiles do sargento, creio que algumas pistas já indicavam esse tipo de acontecimento. O fato de Brody se relacionar mais fácil com Dana do que qualquer outro membro da família, e os paralelos, o próprio Walker e sua família como tendão de áquiles, e o diplomata saudita que só cedeu, depois que Carrie ameaçou a sua filha preferida. Sim, a relação de pai e filha, em geral é muito forte.
Dana telefona para polícia e depois de um discussão entre Carrie e Jessica, a agente acaba sendo levada, mas a menina acaba telefonando ao pai, já que ela própria também tinha as suas suspeitas. Assim ela mostra que tem também a sua capacidade de persuasão: chora, grita,e faz o pai prometer voltar para casa. E o sargento que já estava abalado acaba prometendo. E os olhares de Brody nessa hora? Ele estava acabado. Creio que as suspeitas da garota também aumentaram, ela que sabe alguns segredos dele e já desconfiava, mais a hesitação dele, deve ter colocado quase como certeza o que ele pretendia fazer.
De outro lado, por causa dos atos imprudentes, mas acertados de Carrie e o apelo de Dana, o ataque final não aconteceu. Pena que Carrie não saiba o quão importante foi a sua ação. Pois ao sair da delegacia, Brody e Carrie tem uma conversa (a  conversa final, pelo menos por enquanto já que Brody exige o afastamento dela) e ela pede desculpas, sem saber que agiu certo. Nossa, vou sentir falta dos dois na mesma cena, já que acho que isso não acontecerá muito cedo na próxima temporada. Depois, desacreditada tanto profissionalmente quanto pessoalmente, e ela própria acreditando na seu erro de julgamento (para não dizer loucura), decide ir ao hospital para receber tratamento.
Saul por sua vez investigou teoria de Carrie, o período de hiato de Abu Nazir, e acaba descobrindo um pouco sobre o ataque que vitimou Issa. Estes, que também estava envolvido no ato, acaba conversando  com o Vice Presidente com medo de que venha a público. Quando as coisas pareciam ter sido encerradas pelos dois, Saul chantageia o VP, o que foi muito corajoso, e acaba descobrindo a história. O interessante nesse caso, é discussão dele com David. È bem político e acertado, aquela ação deveria ter passado por Saul na época, já que ele era o superior de Estes, mas ele não autorizaria. David diz que por isso mesmo ele não soube de nada, e passa a impressão que a guerra tem ser dura e não ética, e Saul é muito mole. Mas esse rebate com maestria, de que há certas ações que em vez de combater o terrorismo, o aumenta, que essa foi uma delas, se David tivesse falado algo, nada do que passaram teriam acontecido, Carrie estaria na agência e aquela confusão não precisaria ser resolvida. Debate bem interessante, não?
Mas ainda não terminou aí. Saul aparece no hospital para impedir o tratamento de eletrochoque de Carrie, que pode causar perda temporária ou não da memória recente (me lembrou o filme Brilho eterno... haha). È uma barbaridade segundo, Saul. Mas ela está convencida, depois de tudo que aconteceu, alguma coisa tem que mudar, ela não pode viver daquele jeito. Saul acaba contando que ela estava certa sobre Nazir, e que ele ficou de luto pela morte do filho mais novo. Mas ela prossegue e nos momentos anteriores a terapia, ela lembra de Brody, e da parte em que ela o acalmou do seu pesadelo. Ele conhecia Issa! Ela não pode esquecer isso! Mas a terapia de choque começa e o episódio acaba. Será que ela irá se lembrar? Acho que pelo menos no início, não, é uma informação crucial, mas é circunstancial, de qualquer forma bastava para ela saber que sempre esteve certa sobre Brody.
Bem, sobre o final, eu gostei. Homeland fechou a primeira temporada com maestria. Não traiu o público (como uns disseram) ou modificou os personagens , já que o jogo da série sempre foi esse, e os personagens agiram de acordo com as suas caraterísticas apresentadas nos episódios anteriores, tudo bem condizente e armado. O fato de no fim Dana impedir tudo, não foi tão surpreendente,  já tinham deixado essas pistas, e muita gente já havia suposto isso. Mas explodir Brody seria tão surpreendente assim? Esse é o problema em decisões boleanas, haha, era explodir ou não explodir, então era 50% de chance em cada uma, e nenhuma seria uma surpresa tão completa. Também não tiro a razão de alguns que disseram que a cronologia  foi ruim, colete falhar e Dana impedir no último segundo? Mas eu relevo isso, foi para criar um drama, uma tensão, foi forçado sim, mas nada que tirasse os méritos dos escritores. Poderia ter sido mais ousado? Sim, não achei essa resolução corajosa, mas fiquei satisfeita. Afinal, o ousado seria se Brody tivesse explodido, e eu gosto do personagem, apesar das ações dele com Carrie, ainda gosto dele e acho que há verdade e bondade nele. Alguns ficaram revoltados com isso, eu não. O que esperavam? Afinal ainda  há outra temporada, e como ela iria funcionar sem o personagem? Ele realmente faria falta. Alguns falam em abandonar a série. Vou dizer uma coisa, mesmo se eu não tivesse gostado do final, eu não abandonaria. Já abandonei séries por que os meus personagens preferidos morreram, ou por que a série se alongou demais e ficou chata. Mas não porque não gostei de um único episódio. E talvez se Brody tivesse morrido, eu pensaria em abandonar a série ( cairia na morte dos meus personagens preferidos haha). Prefiro assim, aliás se esse fosse o último episodio da série eu também preferia que Brody continuasse vivo.
Outros reclamaram que Nazir aceitou a ação de Brody fácil demais, e que o fato dele ter matado Walker não deveria ser suficiente para o terrorista voltar a acreditar no sargento. Olhando atrás, até o episódio 10, eu pensava que o plano seria justamente esse, infriltar Brody no governo, para obter informações, para tomar ações a favor dos mulçumanos, para fazer qualquer coisa que alguém com poder possa fazer, sei lá. Quando o sargento se tornou um simples homem bomba, me supreendeu, o plano era bom, iria causar bastante danos, mas via mais potencial nele ao galgar poder, o resultado e até a destruição poderia ser maior assim. Então não achei fraco..A ideia é boa, é melhor alguém infriltado no governo do que alguém caçado como Walker. 
Agora se Brody realmente ainda trabalha para Nazir, não sei. Mas o que seria Homeland sem duvidas? Haha. Há ainda o vídeo de Brody, e talvez esse ainda sirva para agitar a próxima temporada, como chantagem, ou talvez uma grande arma nas mãos de Carrie, já pensou se ela pelo menos conseguir ver o vídeo? E claro e ainda há a pessoa infriltada? Na verdade, eu não estava me importando tanto com isso, queria era ver o desenrolar dos acontecimentos. Mas essa parte ainda continua intocada e os palpite ainda continuam valendo.Há tantas possibilidades. Brody continua vivo, mas Carrie está fora da agência, assim eu não consigo chutar qual o rumo que a segunda temporada vai seguir. Deixou muitos gancho mas o que de fato irá usar, não sei.  E ainda resta a pergunta que martela em minha mente agora, como "viverei" sem Homeland até o fim do ano que vem? Hahaha. Brincadeira, mas vai fazer muita falta mesmo.
Próximo Episódio: Homeland- 2x01- The Smile

6 comentários:

  1. Excelente review meninaaaaaa.
    Aguardando a season 2 e suas opinioes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, também estou aguardando a próxima temporada, e ansiosamente, haha. Mal posso esperar para ver o quer Homeland irá apresentar e claro formar as minhas opiniões.
    até mais,

    ResponderExcluir
  3. Melhor séria que já vi. Muito, mas muito boa mesmo. Cheio de carga dramática, direção competente, ótimos atores, e uma história atual e muito bem contada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, não sei que colocaria Homeland como a melhor série que já vi mas com certeza é uma das melhores. Bem, escrita, dirigida, atuada. Excelentes personagens!!! Mal posso esperar a segunda temporada.

      Excluir
  4. Poxa vida... Vai fazer falta!Há muito tempo eu não vejo uma série tão inteligente, que nos prenda tanto, pela atuação e pela trama do que Homeland! Agora esperar este tempão para assistir a nova temporada, é muita maldade! Os americanos ainda a verão este ano e nós, brasileiros? Vai demorar...
    Este final de temporada, ao meu ver, foi espetacular! Fiquei tensa! Domingo passado eu me perguntei, como ficarei sem assistir a minha série favorita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Realmente Homeland faz falta, eu terminei de ver em dezembro do ano passado, e setembro desse ano tá demorando tanto,haha. A série realmente é excelente, uma das melhores que eu já vi. Espero que segunda temporada esteja altura da primeira (ahh, se você estiver muito ansiosa, dá para acompanhar praticamente junto com os norte-americanos, pode assistir esse setembro desse ano). Até mais.

      Excluir