Busca no Blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Para quem é apaixonado por cinema : Cinema Paradiso

 No ano passado, em uma conversa com amigos, me indicaram o filme Cinema Paradiso,  disseram algo assim: "Você que gosta tanto de cinema, tem que ver cinema paradiso.". Pois bem, com uma declaração dessas, eu me senti um pouco excluída do mundo cinematográfico e  é claro vi o filme. E realmente foi uma excelente indicação, não sei por que nunca tinha visto ele antes. Ele é magnífico, uma verdadeira declaração de amor ao cinema.
Cinema Paradiso é um filme italiano lançado em 1988, o seu personagem principal é Salvatore de Vitta, um cineasta que ao receber um telefonema da mãe, falando sobre a morte de Alfredo, volta a sua cidade natal depois de várias décadas. Assim, Salvotore ( ou Totó), relambra a sua infância,e  vemos a sua trajetória: como o esperto garoto se tornou apaixonado pelo cinema, ao virar amigo de Alfredo, o projecionista do Cinema Paradiso.Totó cresce, se apaixona, sofre ilusões,  e é mostrado a formação e as motivações do Totó adulto.

Há passagens bem interessantes e personagens que parecem tirados de histórias contados por nossos parentes (pais, tios e avós). Por exemplo:quando o cinema paradiso ainda era localizado numa igreja, o padre da cidade assistia a todos os filmes, de modo a apontar para Alfredo, quais cenas ele deveria cortar. Totó ficava assistindo (escondido) todo esse processo. E as cenas cortadas em sua maioria, eram  cenas de beijos, e muitos dos quais, bem inocentes. Esse processo, acaba com que o diretor, faça uma homenagem ao cinema no final do filme. Mostrando  uma projeção com as cenas que foram cortadas por Alfredo durante a infância de Totó, uma projeção, por sinal, belíssima e emocionante. Totó ao assistir o filme deixado por Alfredo, se emociona, chora, e acredito que isso acontece com muitos que assistiram o filme ( eu não chorei, mas fiquei bastante emocionada). Recentemente, eu procurei saber de quais filmes foram retiradas as cenas de beijos, já conseguia reconhecer alguns dos beijos (3), todos  do mesmo filme "As aventuras de Robin Hood " (The Adventures of Robin Hood -1938) com Olivia De Havilland e Errol Flynn. Na minha procura, descobri até um página web com os beijos ( indicando de quais filmes, alguns deles foram retirados), o link dessa página é http://www.filmsite.org/cinemaparadisokisses.html . Assim, vi que já tinha assistido outro desses filmes: A felicidade não se compra.
Mas o filme não é só feito de cenas que fazem chorar ( ou de beijos), há bastante humor, principalmente com os personagens secundários, há cenas bem engraçadas : como as da  reação de frustação dos espectadores do Cinema paradiso ao não ver os beijos, falam frases enfurecidas como há anos que venho no cinema e nunca vi uma cena de beijo. Há também as manias e esquisitices de outros personagens, e é claro que existe o "doido" da cidade ( toda cidade de interior tem que ter um "doido" não?)  . Outra cena que eu ri  foi  a da reação dos espectadores ao ver um beijo no cinema pela primeira vez. 
O filme é excelente, e é capaz de agradar qualquer pessoa, mas acredito que agradará prinpalmente os apaixonados por cinema. Eu pessoalmente me tornei fã desse filme . Outra coisa interessante  é que há uma versão estendida, e eu indico essa versão, pois quem viu apenas a versão normal, perde algumas resoluções e cenas importantes .
*Curiosidade: Os Simpsons homenageou  o filme Cinema Paradiso com uma cena de recorte de beijo no final do episódio Stealing First Base (21.15). Essa cena ficou bem parecida com a de Cinema paradiso, mas  os beijos contidos nela  são de  filmes diferentes, há por exemplo beijos de  E o vento levou, Ghost, e até Wall-e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário