Busca no Blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Zorro: Série (Parte IV)

Postagem Anterior: Quadrinhos do Zorro.
Zorro já teve  diversas séries como "A legião do Zorro" produzida para o cinema. Mas nenhuma teve tanto impacto quanto a série "Zorro" feita pela Disney em 1958 e protagonizada por Guy Williams. A repercussão desse seriado é provavelmente maior do que as das histórias feitas por Jonhston McCulley. Foi nela que surgiram personagens como o Sargento Garcia, o capitão Monastário e o fiel amigo do Zorro, Bernardo. A série teve 78 episódios.
No primeiro episódio, Diego de la Vega volta da Espanha depois de anos de estudos, e com vários troféus em campeonatos de esgrima,  e encontra a  cidade de Los Angeles comandada pelo corrupto Capitão Monastário. Ele decide se passar por preguiçoso, galanteador, apaixonado por livros e avesso a esportes e política. Mas durante a noite veste a máscara de Zorro, e com sua espada luta pela justiça, ajudando os pobres  e outras pessoas, livrando-os da opressão. Para isso conta com a ajuda de seu criado, o mudo,  Bernardo, o único que sabe que ele é Zorro, e que para ajudá-lo se passa por surdo também, de modo que as pessoas falem livremente em sua presença. Além disso há o seu pai, Alejandro, que fica decepcionado com a inabilidade do filho. 
Do lado dos oficiais, há o gordo e beberrão Sargento Garcia, que é um dos elementos cômicos da série, ele sonha em capturar o Zorro para ganhar a recompensa por sua cabeça, mas na realidade admira o herói e é  amigo de Don Diego, sempre está sem dinheiro, pois gasta todo seu soldo bebendo e comendo na taverna. Há o cabo Reyes, magro e baixo, que vive cobrando dinheiro do Sargento Garcia e que nunca recebe.
Os episódios de Zorro, tem um pouco menos de meia hora de duração. E a série é guiada por  um espírito revolucionário, meio Robin Hood, que faz justiça para os pobres. Zorro, se mostra um homem com grande habilidade atlética, e também bem inteligente, com uma grande mente estrategista, conseguindo manipular a sede de poder dos vilões de modo que a verdadeira face deles é revelada normalmente por um erro que o Zorro cavou. Ele age no momento em que o sucesso da empreitada é certo, e quase sempre preserva o "disfarce" de Don Diego, sendo que esse só mostra coragem ou um pouco de ação quando há uma extrema necessidade de agir, dessa forma não restando outras alternativas. Há ótimos vilões, estórias, mocinhos e mocinhas durante todo o seriado.
 Nos primeiros episódios da série o principal inimigo é Capitão Monastário, que é talvez o vilão mais conhecido do seriado. Mesmo ele sendo derrotado por Zorro,  e ter  saído da série, ao ler algumas histórias em quadrinhos, ele continua sendo o inimigo, como se não tivesse deixado de ser o comandante de Los Angeles. Para mim, esse personagem realmente tem a força de um grande vilão, e acho que ele era o mais inteligente deles. Por um simples motivo, ele foi o único antagonista do Zorro a descobrir a verdadeira identidade deste sem tirar a máscara do héroi. E olha que Diego, realmente conseguia parecer inocente aos olhos de todos. Mesmo assim, Monastário descobre que ele é Zorro. E isso de certa forma, isso o leva a ruína, pois todos acham que ele estava agindo como louco ao capturar Don Diego e apresentá-lo como Zorro. Ele parece mais maluco ainda depois que Bernardo veste a roupa do amigo e faz uma aparição como o héroi.
Outro fio de estória que rendeu bastante episódios foi a que envolve "O águia", onde um homem que contava com um grande número de aliados pretendia dominar toda a Califórnia. Durante essa história, Los Angeles teve o vários comandantes ( inclusive o Sargento Garcia como comandante interino), e também teve o seu primeiro comandante justo, Capitão Arturo Toledano. A trama é cheia de reviravoltas, traições e tem uma verdadeira onda de conspiração, que culmina  com o aparecimento e derrota do próprio Águia em Los Angeles.
Em um outro arco, Don Diego passa um tempo na cidade de Monterey. Ele e Bernardo vão a cidade para investigar roubos de emissários que levavam dinheiro para  um navio que deveria trazer mercadorias da Espanha. O Senhor Verduzco que é o responsável pela empreitada do navio se torna suspeito para Diego. A situação se complica quando aparece Ana Maria, a o obstinada filha de Verduzco, por quem Diego se apaixona e que se apaixona por Zorro, sem saber que Diego é ele. Durante a estada do personagem em Monterey, acontece também uma revolução popular, e também aparece um amigo da Espanha, Ricardo del Campo, que começa a cortejar Ana Maria. Nessa etapa, Zorro, vez do seu popular cavalo negro Tornado, monta um cavalo branco que se chama Fantasma.
Há outras histórias de Zorro. Mas nenhuma com tantos episódios como os arcos acima. Acho que realmente essa série merece a repercussão que teve, e saudosismo de muitos que a viram, pois os episódios  são excelentes, e eu ainda gosto de ver e rever esses episódios da série até hoje.
Próxima postagem: Filmes do Zorro.

3 comentários:

  1. nunca tinha lido um resumo tão perfeito. É isso ai mesmo. Varias lições de sabedoria e dignidade humana são brindes pra quem quiser buscar ali algo engrandecedor. Quando Toledano devolve a espada ao zorro eu achei demais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Oto. Achei Toledano um ótimo personagem, como disse ele era justo e honesto, o único comandante de Los Angeles assim, talvez se não fosse aquela mulher dele e o àguia, ele teria ficado em Los Angeles. Aliás esse arco da Àguia foi todo muito. Toledano é aquele tipo de cara que por suas qualidades deveria ser a pessoa no poder, ai sim haveria um avanço. Ao entregar a espada ao Zorro ele demonstra isso. Que pena, que aparentemente os poderosos e admnistradores poucas vezes são, políticos honestos é disso que todo lugar precisa.

    ResponderExcluir
  3. eu também adoro zorro!

    ResponderExcluir