Busca no Blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Homeland - 01x10 - Representative Brody (Review)

Mais um episódio intrigante de Homeland. Com os motivos de Brody melhores delineados pelo episódio anterior, Crossfire  Esse voltou para o jogo de cão e gato de Homeland. Resta saber quem são os cães e os gatos. E Brody prossegue firme em sua missão, mesmo não aparecendo ainda o propósito de tudo.
>>>> Spoilers abaixo<<<<

 
As investigações sobre embaixador saudita, Al Zahrani prosseguiram bastante. Saul e Carrie já obtiveram informações valiosas sobre ele, como sua homossexualidade e suas dívidas. Com boas armas contra o embaixador, eles armam um interrogatório, acreditando que conseguem fazê-lo mudar de lado. O interrogatório é feito, um pouco diferente dos anteriores, é Carrie quem faz as perguntas e pressiona o homem. Como ela diz a Saul, seguirá um conselho dele, usará o que o faz humano e não o que o fez terrorista. Bom conselho do fera dos interrogatórios! E com isso, a agente acaba utilizando uma arma não citada antes, a filha do saudita, e consegue fazê-lo marcar um encontro com Walker. Antes dessa interrogatório, Carrie demostrava uma certa insegurança, ansiedade e até nervosismo. Acho que ela devia ter bebido antes dele, haha, pois sempre parece mais segura quando está bêbada, apesar de fazer muitas burradas. Mas voltando, essa atitude muda um pouco ao confrontar Al Zahrani. È ótimo ver a espiã cumprindo o seu serviço, mostrando outras habilidades, e seus palpites certeiros.
Já Brody continua firme em sua meta, e se mostrou bem manipulador, não? Deve ter aprendido isso com o mestre Abu Nazir, haha. Logo no início, o sargento passa um momento de tensão, é interessante ver o quanto ele fica nevorso quando percebe que sua casa está cercada. Ele se prepara para luta! Mas é um confronto amigável, o vice presidente o visita e o convida para ser canditdato ao cargo de Representative (creio que seja algo parecido com cargo de deputado no Brasil). Brody aceita, mostrando que seguirá as instruções de Nazir, mas antes Jessica também tem que aceitar. Ao meu ver, não acho que o soldado, está gostando muito dessa ideia de se tornar político, o plano de Nazir não parece muito claro, e ele deve ter as suas dúvidas e temores sobre o que está fazendo também. Mesmo assim, ele manipula com extrema habilidade essa situação, e faz com que suas vontades sejam atendidas. Jess não aceita, por causa da mídia. Afinal, tanto ela quanto Brody, tem os seus calcanhares de Àquiles ( Brody tem mais do que ela pensa, né?). O caso dela com Mike, o caso dele com Carrie. Eu fiquei de cara quando ela demostrou que sabia de Carrie. Acho que o próprio Brody não sabia que ela tinha percebido. Pontos para a personagem. Ela só quer a família unida e uma vida política pode trazer a tona todos os esqueletos escondidos. Mas Brody não se dá por vencido,  procura Mike,  pede desculpas, agradece por ele ter cuidado dos seus filhos. E conta sobre a proposta, que ele precisava daquilo, para se sentir útil, e voltar a vida. Mike cai na dele, pede que Jess aceite a carreira política do marido, e ela acaba apoiando.
Brody também procura Carrie, ele marca um encontro por telefone com a agente. E achei ele bem sedutor na ligação, coisa que acendeu as esperanças de Carrie. Ela se prepara para uma noite romântica. Mas Brody frusta as suas espectativas. Vai direto ao que interessa. Pergunta se alguém sabe sobre o fim de semana que passaram juntos no episódio "The weekend", conta sobre o cargo político que pretende concorrer, e pede para ela  não contar do caso para ninguém. Ela omite que Saul sabe dos dois, e ele também não conta que Jess também sabe. Brody diz que não quer ferir a esposa, quer manter a família unida, e dessa forma mostra a intenção de definitivamente terminar tudo com Carrie. Mas será que terminará mesmo? A cena realmente foi triste, até eu fiquei assim na hora, Carrie tentando continuar firme, mas os seus olhos a traíam. E  Brody ferindo Carrie daquele jeito, apesar de ter achado as palavras dele duras, ele manteve o tom de voz e o olhar doces. Mas aquilo foi quase cruel. Após Brody sair, Carrie chora, e ele em seu carro olha para cima de maneira estranha. Eu definitivamente não consigo decifrar os olhares de Brody, o ator é muito bom com sua gama de olhares. Claramente ele fingiu com Jessica e Mike, e com seus olhares doces e palavras de conciliação. Da mesma forma manipulou Carrie, mas no fim das cenas, normalmente aparece outro olhar, outra face. Mas o que quer dizer, eu ainda não decidi: Dúvida? Lavagem cerebral? Maldade? Pode ser qualquer coisa. Ahh, ainda na continuação da cena, Saul é mostrado sozinho comendo bolachas, ao mesmo som da música romântica que Carrie colocou para ela e Brody. O vida dos dois agentes tem tantos paralelos e é muito solitária.
E depois aconteceu o encontro de Al Zahrani e "Walker". È outro momento cheio de tensão, todos os agentes da CIA estão preparados para capturá-lo, mas Tom manda outro em seu lugar com uma bomba para matar o diplomata. Carrie percebe algo errado, mas é tarde demais. A bomba explode, matando e ferindo muita gente, inclusive a própria agente que é levada ao hospital. Mas antes disso ela vê o  resultado do ataque terrorista em território norte-americano (o primeiro da série): são pessoas sem braços e pernas, tentando se mexer. Algo chocante.  No Hospital, Saul, que passou a noite velando a pupila, diz que ela ficará bem, sofreu apenas ferimentos superficiais. Os dois conversam sobre alguém infiltrado na CIA, devido ao fato de Walker saber que os diplomata estava trabalhando para eles. Nessa hora, Brody aparece na TV, e anuncia ao lado vice presidente e de Jess que irá concorrer ao cargo de Representative. E novamente Carrie chora, perdera sua chance de ter uma vida pessoal, e está cheia de problemas na vida profissional. Fiquei com muita pena de Carrie no fim dessa episódio.
Há uma curiosidade, durante o interrogatório o diplomata fala que não importa que Carrie divulgue a sua opção sexual,  e ironicamente fala da sua intimidade, terminando a frase com  "Yummy,  yummy, yummy, yummy". Yummy,  yummy, yummy é o nome da banda de rock, composta por Damian Lewis e outros membros da equipe de Homeland, que se apresentaram na festa de encerramento da primeira temporada da série. Há um vídeo no youtube. Contextualizados com a série não?
E quanto à pessoa infriltada, hein? Quem será? Ouvi uma teoria maluca de que seria a própria Carrie (isso sim seria revelador, mas eu ficaria com muita raiva, haha), que ela tem uma dupla personalidade e que nem ela sabe disso. Outros possíveis suspeitos? Saul ainda acho uma boa possibilidade. Mas torço que não seja, eu gosto do personagem, sem contar que isso devastaria Carrie. Saul é, talvez ,a única pessoa que lhe restou e que a apóia. Estes? É possível, mas não acho que se encaixa no perfil, ele é ambicioso, e quer ficar no alto escalão da CIA. Não vejo muita vantagem para ele. Pode ser Galvez, o agente que se revelou mulçumano no episódio passado, ou Virgil, que ajudou Carrie nas escutas. Pode também ser o vice-presidente ou a representante dele que fez a festa para o Brody, achei a teoria sobre os dois bem interessantes. Pode ser alguém que não apareceu ainda ou algum coadjuvante, enfim pode ser quase todo mundo ou pode ser ninguém, afinal é possível não haver ninguém infiltrado, e arrumarem outras formas para explicar o aparente vazamento de informações. E ainda há outras questões sobre Brody, Walker, Carrie, Saul e outros. Muito bom. As coisas estão começando a se fechar.  Faltam apenas 2 capítulos para o fim da temporada. E como sempre, estou com muita ansiedade para ver o próximo episódio.

4 comentários:

  1. Juntando as peças David Estes é sem duvida um dos traidores, Saul um pobre lobo solitário e acho que Carrie ainda vai casar ou matar o Brody, mas fica difícil as previsões por que os terroristas do seriado são muito superiores aos da vida real, trabalham com contra-inteligência, tem altos recursos financeiros coisa que acabou depois do 11/09/2001, capacidade de arregimentar o inimigo, etc. Explodir-se, é nisso que eles são bons, e a CIA também não é tão eficiente, http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u674623.shtml´
    Sou mais o Mossad... http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,israel-nao-detera-chefe-do-mossad-por-morte-de-lider-do-hamas,513361,0.htm

    ResponderExcluir
  2. Allan, eu ainda acho que não deve ser o estes, afinal não combina com seu perfil frio e ambicioso, e se for não vai ser muito surpreendente, estes é um dos maiores suspeitos. E não deve ter muitos fãs, assim ninguem ligaria muito. Agora, Saul acredito que tem mais chance do que ele de ser, pois ele é um personagem carismático, entao pelo menos o publico se importaria, mas torço para não ser ele. Quanto a ficção vs realidade, não tenho muito o que falar, por falta de conhecimento mesmo desse assunto de eficiência.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua review...
    Olha, sabe que eu não parei pra pensar nisso da Carrie? Afinal ela toma remédios, pod ser bipolar, dupla personalidade, sei lá. rs..
    Eu cheguei a desconfiar de Saul numa das reviews, mas acho pouco provável, assim como a própria Carrie e o Estes. Enfim, quem sabe não é aquele (esqueci o nome agora) que o Estes pediu para ficar de olho na Carrie a alguns epi atrás. Só me vem ele a cabeça agora.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, acho que esse que vc se refere é o Galvez. Ele é um bom suspeito, mas se for ele no fim ele nao tera muito efeito, ja que ele nao eh tao importante. Quanto a Carrie, eu me sentiria traida, e depois de um tempo abandonaria a serie, seria um grande revelacao,mas muito arriscada nesse ponto e que perderia publico (acho que nao eh so eu que largaria a serie) por isso descarto tb haha, quanto a estes e saul acho que seria obvio, com estes as pessoas nao se importariam tanto, mas saul sim, sendo um baque para Carrie. Eu gostei da ideia do Vice presidente, seria surpreendente e uma reviravolta em relacao a Brody, dois fatores importantes, mas considerando que homeland nao eh facil de prever, acho que pode ser mais de um, um deles, nenhum deles ou ninguem. Assim nao tomo nada como verdade, Tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir