Busca no Blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Batman - O Homem que ri

 "UM DE CADA VEZ
ELES VÃO OUVIR O MEU GEMIDO, 
E ENTÃO ESSA CIDADE SUJA
IRÁ CAIR COMIGO"  
(Coringa)
Já escutei que o Coringa foi baseado em um personagem do livro o homem que ri. Na verdade existe também um filme com esse nome. Eu não vi ou li nenhum desses dois então não posso dizer até que ponto isso seria verdade. Mas deve existir semelhanças, já que há uma história, relativamente bem conhecida, com o título de "O  homem que ri", e que trata das primeiras ações do vilão Coringa.
Pessoalmente gosto dessa história. Já li algumas  vezes. Gosto da narrativa, do humor perverso do Coringa, na verdade,  acho o personagem muito bem construído, vejo um charme nele que somente poucos vilões têm(ou seré que ele?).
A trama do Homem que Ri começa com a descoberta de cadéveres sorridentes. E a cena choca diversos policiais, inclusive o capitão Gordon. Ele fala das mudanças que a sua cidade tem passado, com o surgimento de mascarados como o Batman e o Capuz vermelho, e que esse último havia sofrido um acidente. Na verdade, se trata do coringa, antes de  sofrer um banho químico e ficar com a pele branca, cabelos verdes e louco. É o Coringa antes de ser Coringa e não se sabe a real identidade dele. Mas a revista não aborda realmente esse surgimento, mas sim as primeiras ações do maior vilão do Batman. Durante um noticiário, o Coringa ataca e mata uma repórter, com seu veneno que faz ficar parecido com ele. E ameaça toda a cidade de morte, mas diz que vai matar alguns alvos antes. O primeiro condenado se trata de um rico empresário, e ele morre no horário em que o Coringa indica. Isso deixa a cidade em pânico. Muitos fogem de lá, causando caos, e depredação em Gotham. Enquanto isso, Batman e Gordon investigam e tentam deter o novo vilão. Mas o Coringa volta a aparecer na televisão e ameaça mais cidadãos, e um dos últimos ameaçados se trata  de ninguém menos que Bruce Wayne.
Quando o filme, Cavaleiros das trevas estreiou, eu ouvi muitas comparações (na parte do Coringa), com a história "A piada mortal" e a famosa parte do interrogatório. Na verdade há certas semelhanças com essa história, sim. Mas na minha opinião, a principal fonte do filme, não foi  "A piada Mortal" e sim "O homem que ri". A ameaça aos cidadãos ilustres (com hora marcada), a situação de pânico causada na cidade, a fuga da cadeia ( que no homem que ri, acontece em um hospício),  dentre outras coisas, estão todas lá. A linha da história de "O homem que ri" é realmente muito parecida e quem leu e viu o filme percebe isso facilmente.
Enfim, "O homem que ri" pode não ser tão famosa quanto "A piada mortal", mas é uma excelente história. É um história curta, com cerca de 60 páginas e vale a pena ser lida e re-lida. Sabe mostrar bem a loucura do Coringa, e a cumplicidade entre Batman e Gordon, no início da parceria dos dois. É uma revista que eu indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário