Busca no Blog

domingo, 17 de julho de 2011

La Femme Nikita: War

-Você é a única de nós que ainda tem uma alma. Eu lamento muito, Nikita.Nunca sairemos daqui com vida. Eu não sei mais o que é o amor, mas a única parte em mim que não está morta é você-( Michael para Nikita)
...
-Nem tudo era mentira!- (Michael para Nikita)

Para quem quer saber sobre a série La Femme Nikita:La Femme Nikita.
Postagem anterior:La Femme Nikita: Noise.
War é o décimo sétimo episódio da primeira temporada de La Femme Nikita. E eu realmente gosto dele, pode-se dizer que é um dos meus preferidos. È um episódio bem romântico com o foco em Michael e Nikita, além de mostrar também as ações dos outros personagens quando estão em sob pressão. 
Tudo começa na casa de Nikita, quando essa percebe algo estranho, com suas habilidades mata alguns inimigos e consegue sobreviver a um atentado. Em seguida ela descobre que a Seção 1 está sob ataque e vai para a organização. Lá situação é tensa, terroristas conseguiram invadir o banco de dados da agência,e todos estão sob ataque. O lugar esta sendo evacuado, o que eles consideram essencial está sendo levado para um novo local. Mas antes disso, Nikita e Michael são incubidos de uma missão, que poderá mudar essa situação e salvar toda a Seção 1. A narrativa, então, é aberta em dois paralelos. Michael e Nikita na sua operação enquanto o resto dos personagens fixos, Walter, Bikorff, Madeline e Operations, ficam no local provisório da agência.
 E muito da política da organização é discutida. È interessante ver Operations conversar seus superiores. E mostrar os riscos sérios que todos estavam correndo, pois se a situação não fosse revertida. Ninguém da Seção 1 iria sobreviver. E essa idéia assusta bastante Birkoff,  que não entende completamente os nuances da organização ainda. Já os outros 3 mais experientes, sabem sem dúvidas qual será o destino deles, caso falhem. Todos estão juntos nessa situação. E essa espécie de união é bem legak. O único fio de esperança para a organização é o "sucesso" de Michael e Nikita, que são ,  no fim dos contas, os melhores agentes de campo da Seção 1.
A política da organização, é algo bom de ver. Mas a outra parte do episódio é mais interessante ainda. Haha. A missão de Michael e Nikita toma uma direção não tão comum. Nikita é capturada, presa numa "gaiola", e torturada por um homem que tem informações confidenciais sobre ela. Ele sabe coisas como a história dela, pessoas de quem ela é mais próxima e até os seus medos mais profundos. E usa esses dados para obter uma informação, a nova localização de Seção 1, que ela nem deveria saber, mas que sabe, pois Michael contou a ela.  Entretanto ela não cede.
Michael é preso também ao tentar resgatar Nikita. Ele é torturado e volta todo abatido e machucado ao encontro dela. Assim ele se declara( eu adoro as declarações de amor do Michael. Ele normalmente diz o  que sente, sem dizer eu te amo, sem usar clichês. E é tão convicente. Bem, ele não é de se declarar muito, mas quando se declara é muito bom. Sempre vejo e re-vejo as suas declarações de amor).
Depois do momento romântico, a  vida de Michael é ameaçada pelo torturador,  e por causa disso, Nikita finalmente entrega a informação. E mostra mais uma vez o quanto ela gosta dele.  Mas na série as coisas não se resolve assim, e no fim apesar da situação da Seção se estabilizar, Nikita mais uma vez sofre uma decepção. Mais uma vez é vítima do jogo de Michael e da Seção.
Há certas curiosidades sobre esse episódio, como um personagem não fixo dele que volta em um episódio posterior. E também, Operations discute ao telefone com alguém chamado George, que é um personagem que irá aparecer depois e será importante. Entretanto, a história do Michael que o torturador sabia me parece confusa, e com decorrer da série certos detalhes dela me parecem falsos. Será que o relatório não era tão preciso quanto os terroristas achavam? Ou simplesmente foi um falha de roteiro?
Do mais, uns dos acontecimentos que eu mais gosto é o fato de Michael se declarar duas vezes para Nikita,e  na declaração final (que é complemento da anterior), se mostra todo preocupado e cuidadoso, e é a primeira vez na série que ele mostra os seus sentimentos por Nikita, sem jogos, sem tentar manipular ninguém. Apenas diz o que sente, sem esperar nada em retorno (afinal ela estava inconsciente,e é como se fosse um segredo compartilhado com os espectadores), e ele faz isso com apenas uma frase.  Se for para categorizar eu digo, esse episódio é ótimo, e em minha opinião é obrigatório para quem gosta da série.
Próxima postagem: La Femme Nikita: Missing

2 comentários:

  1. Eu adoro esse ep., esse Michael é mto sedutor. Adoro como o Roy consegue dizer o q pensa e o q sente apenas com o olhar. É raro um ator conseguir fazer isso!

    ResponderExcluir
  2. Sim, esse episódio é muito bom mesmo. É um dos meus preferidos, é cheio de tensãoe e romance. A primeira vez em que Michael diz o que sente sem jogos, apesar do que Nikita, não estava consciente quando ele faz isso, mas os espectadores viram, e isso dá um sabor especial, como se fosse um segredo.

    ResponderExcluir