Busca no Blog

domingo, 31 de julho de 2011

Assalto ao Banco Central


Me lembro quando há alguns anos eu escutei a notícia de que  o Banco Central de Fortaleza tinha sido assaltado (o assalto aconteceu entre 6 e 7 de Agosto de 2005). E eu achei impressionante, através de um túnel subterrânio (com sistema de ar, iluminação e escorado por madeira), bandidos conseguiram entrar no banco central num fim de semana, e sem nenhum tiro, sem acionar nenhum sensor e sem serem filmados levaram cerca de 164 milhões de reais em notas de 50. Foi um golpe genial, a construção do túnel (e não só escavamento, por que convenhamos eles fizeram mais do que isso) durou cerca de 3 meses,  e resultou no maior assalto a  um banco no Brasil e o segundo maior do Mundo. O assalto parecia uma obra da ficção,  algo que aconteceu em um filme ou livro. E não é que eles fizeram um filme baseado nele?
O filme  é dirigido por Marcos Paulo, e com alguns atores conhecidos (alguns globais) como Lima Duarte, Giulia Gam, Hermila Guedes e Eriberto Leão, dentre outros. Ele parte do ponto, onde Barão, com o plano do assalto pronto, monta uma equipe para executá-lo. Com a sua namorada, Carla, a única mulher do grupo, ele consegue aliciar o recém libertado Mineiro. Depois disso, outros integrantes são reunidos, como o um engenheiro comunista, um ex-policial, diversos bandidos e até o irmão evangélico homossexual e com problemas mentais ( pelo menos foi isso que me pareceu) de Carla. Do outro lado, estão os policiais responsável por investigar o caso, Amorim e Thelma, sendo o primeiro um agente das antigas que investiga através do faro e ela uma perita mais adepta as novas tecnologias. 
O filme não é narrado de forma não linear, sendo que os policiais já aparecem no início (com o roubo já feito),e antes de se ver a execução, a construção do túnel e etc. Assim, em paralelo é mostrada a investigação com interrogatórios (inclusive)e a execução do plano de roubo. Apesar de ser baseado no assalto real, a parte da investigação e do grupo de assaltantes é ficcional. Mesmo porque esse roubo não foi elucidado completamente. 
O meu principal objetivo ao ir ao cinema foi descobrir mais detalhes sobre o assalto, pois mesmo depois de ouvir a notícia e achar bem interessante, eu não acompanhei outras notícias da investigação. Então eu não sabia nem que alguns envolvidos no roubo haviam sido presos. Esses e mais alguns detalhes como o fato, de que nem todos os envolvidos foram pegos(acreditam que mandantes ainda estejam soltos),  o envolvimento de alguém dentro do banco, e a informação de que apenas cerca de 20 milhoes dos 164 foram recuperados, já valeu a pena. Também foi bom ver Lima Duarte atuando, fazia um tempo que eu não o via interpretar um personagem de destaque, outro personagem interessante foi o engenheiro comunista, que na sua briga com seu companheiro de "escavação" rendeu bons momentos.
Acredito que a não-linearidade da narrativa não atrapalhou o entendimento da história. Mas creio sim que ela deveria ter sido mais bem aproveitada, o túnel deveria ser bem mais focado, ou uma explicação melhor do plano, mostrando como os sensores não foram ativados e etc, ou seja, mostrando a inteligência do golpe, ao meu ver, essa parte foi abordada de forma um pouco superficial, e era o mais interessante.
O  mais focado foi a interação entre os bandidos e na maioria das vezes isso não funcionou muito bem, acho que esses não foram bem construídos. E certas cenas ficaram bem ruins. Sim eu ri de certas partes não cômicas. A cena em que Carla desce ao túnel de salto alto, bem eu sei que ela era a Femme Fatalle, mas descer no túnel daquele jeito, tenha paciência, além disso o romance entre ela e Mineiro não funcionou bem. Outra parte bem ruim, foi a que o irmão dela descobre o túnel e que o que eles estavam fazendo lá era ilegal. Nossa, o rapaz tem uma crise, e Carla dá um tapa tão ridículo nele, que até agora quando lembro eu rio, que tapa na cara falso.
Já vi algumas críticas sobre o fato de que a não lineariadade retirou o mistério do filme, que deveria acompanhar o golpe  passo-a-passo para ver se daria certo ou não. Bem, quanto a isso eu não concordo já que como esse roubo é baseado em um real, a maioria das pessoas já sabem que foi bem sucedido, então não há mais mistério nisso, a opção por contar o caso assim foi interessante, mas a execução da ideia poderia ter sido melhor.
Bem, o filme é razoável,  não é um desastre como alguns pintaram, dá para assistir e se divertir, tem os seus momentos bons, e considerando os filmes que estão passando no cinema,vale a pena ver. Sei que alguns não gostaram, que a história tinha um potencial maior, mas isso não quer dizer que não tenha elementos bons. Eu fui e me diverti, apesar dos seus defeitos, e consegui o que eu queria, pois descobri mais alguns detalhes do assalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário