Busca no Blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Teorias Malucas de Fringe: Universos paralelos, qual é o seu universo preferido o do Walter ou do Walternativo?

Se o que guiava Arquivo X eram extraterrestres, o que guia Fringe são os Universos Paralelos. E por mais maluca que essa teoria de realidades alternativas parece ser, ela tem fundamentação científica, eu já  até escrevi sobre o gato de Schroding, uma das ideias dela (seria interessante ver o post sobre viagens no tempo também, já que tem alguns pontos em comum). E  há muitas outras coisas para se dizer sobre os Universos Paralelos.  Afinal, o que a física diz sobre esse assunto? Ou a trama de Fringe é só imaginação?
Walter vs Walternativo! Olivia vs Fauxlivia (Fake Olivia)! Fringe gosta mesmo de usar esse conceito de outro universo com pessoas bem parecidas, mas ligeiramente diferente uma das outras. Aliás, isso não se restringe a somente pessoas, também há acontecimentos, lugares e etc. A série foca em 2 universos, mas teoricamente a quantidade de universos existentes seria gigantesca. A cada evento, decisão, da mais simples como escolher uma roupa para trabalhar à mais complicada como aparecer a primeira forma de vida, universos seriam criados com as várias opções existentes nesse processo. Vou com  a blusa verde ou vermelha? Em um novo universo vou com a verde em outro novo com a vermelha. A primeira vida surgiu em um universo mas em outro não, são mais duas realidades. Como em Fringe é mostrado um outro universo e desde a cor do cabelo da personagem principal, à histórias em quadrinhos, ao ataque terroristas de 11 de setembro, há algumas ligeiras diferenças entre eles. E bem, isso é teoricamente  possível. Todo esse princípio ainda não foi provado ( talvez devido a complexidade, quantidade de energia e outros fatores necessários para isso, ela não é considerada testável, mas por exemplo, a relatividade foi aceita e proposta bem antes de ser provada), mas atualmente a comunidade científica tem olhado com outros olhos para essa ideia, a teoria ganhou bastante respeito, sendo considerada a solução para  várias perguntas ainda sem respostas.
A ideia de universos paralelos partiu de várias problemas existentes, onde cientistas tentando descobrir a solução deles acabaram chegando a  essa única teoria, a teoria das supercordas ou teria M, que pode ser a teoria de tudo. Um dos pontos de partida foi a gravidade, essa força há muito tempo descoberta, mas que não foi explicada, ou unida com as outras forças, ainda mais se colocar a física quântica, onde parece se comportar de forma mais estranha ainda.  Já conseguiram juntar as outras forças em uma fórmula, mas não a gravidade, é como se ela fosse algo completamente diverso, há  certas forças e há gravidade. Claro que essa busca vem da suposição da teoria de tudo, onde todas forças no fim tem uma natureza igual, partindo de um princípio primordial, existindo uma única fórmula que pode ser usada para calcular todas. Esse é um resultado que a maioria dos físicos querem, é como se eles tivessem a intuição de que esse é o caminho certo a ser seguido, e há muitos cientistas famosos que buscaram a resolução desse problema, dentre eles Einsten, mas não conseguiram.
Outra coisa é o conjunto de coincidências que tornou esse nosso misterioso universo estável: o universo é tão bem equilibrado em suas forças, com seus objetos, reações, tendo em cada detalhe a constante ideal para tornar possível existir estrelas, planetas, vida e etc, que chegaram a cogitar que tanta coincidência só poderia vir de uma força superior, ou seja, Deus. 
Há ainda  os diversos eventos  e coisas que não conseguem explicar como buracos negros, matéria escura, e etc. Como se explicar tantas coisas? Sabe que o universo tem pelo menos 4 dimensões ( 3 espaciais e o tempo), mas usando somente essas dimensões, os cientistas ainda ficam sem respostas para muitos problemas, a gravidade é só uma deles. Então veio a ideia de que haveria mais dimensões, 10 (ou 11), pois com esse número de dimensões as fórmulas começam fazer sentido, a forças podem ser agrupadas em uma só fórmula, até mesmo a tão temida gravidade. Assim, antes do Big Bang, esse "mundo" com tantas dimensões entrou em colapso, veio a explosão, e formou esses universos paralelos com 4 dimensões ( as outras dimensões foram encapsuladas). 
Cada universo é completamente separado do outro, sem saber da existência, ou sofrer interferência, a não ser em nível quântico e em escalas bem pequenas. Assim há. muiiiitos universos, vivendo separados. Para os que pensam em tantas coincidências para tornar o nosso universo habitável, essa poderia ser uma resposta. Há muitos outros universos por aí, com leis físicas bem diferentes, com outras constantes físicas, e que dessa forma não conseguiram nem formar estrelas, planetas, muito menos vida.O nosso é só mais um universo que teve "sorte" de ter as constantes certas. Claro que é uma opção drástica para tirar Deus como senhor da criação (apesar de que eu não O tiraria tão fácil assim, haha). Mas de toda forma, até que é válida. 
A teoria das cordas visa formular a  ideia das partículas primordiais, ou seja o que forma realmente a matéria, o que não pode ser dividido, já que o átomo, pode ser  em prótons, nêutrons e elétrons, e esses 3 podem ser divididos em outras partículas.  Assim, qual seria a partícula que forma tudo e que não pode ser dividida? Pensaram em algo como "cordas" que dependendo da sua vibração forma toda a massa (energia por sua vez) do universo e de onde vem as forças. Juntando toda essa teoria, a gravidade nada mais seria do que uma distorção das dimensões que formam o universo, ou seja uma deturpação do espaço-tempo. Esse teoria pode explicar além da matéria, todas as forças encontradas.
Voltando a Fringe, os universos paralelos não se encontrariam, certo? Então como Walter, Olivia, Peter e companhia foram ao outro universo? Ok, é possível com algum mecanismo,  uma força muita grande, maior do que toda a energia criada na Terra, encontrar uma  forma de fazer os universos interagirem. No caso é citado um tipo especial de buraco negro, que com grandes ajustes poderia ser uma ponte entre dois universos paralelos, a questão também é se é possível passar em algo com uma força tão destruidora. Bem,  teoricamente seria possível fazer um buraco negro com uma gravidade suportável no centro,  mas na prática, contando com os recursos e matérias disponíveis,  parece ser impossível. De qualquer forma,  isso não desmerece esse lado científico de Fringe.
Quem gostou desse post pode se interessar por:, Teorias Malucas de Fringe: Viagens no tempo, Tulipa Branca é possível? Teorias Malucas de Fringe: Entrelaçamento Quântico, Teorias malucas de Fringe: Os números falados por Walter, a sequência de Fibonacci , Teorias malucas de Fringe: O gato de Schroding, Peter está vivo ou morto?
 

16 comentários:

  1. Fringe vem mexendo com muitas coisas mesmo, mas pra começar eu ainda acretido que na atual temporada o que estamos vendo são dois universos distintos dos da temporada passada, mas a gente não vai ter certeza se são 2, 4 universos nem tão cedo. Gostei do post, trazendo a parte cientifica que parece estar por trás dos acontecimentos de Fringe. Um lugar onde a ideia de vários universos também pode ser encontrado nas histórias da DC ( Crisis on infinite earth ), e lendo o post lembrei de um documentário que trata de alguns desses assunto "Through The Wormhole", se não viu e gosta desses assunto eu recomendo, e tem algumas outras teorias bem estranhas lá =D .

    ResponderExcluir
  2. Filipe, eu acho que são o os mesmos universos com a história reescrita.
    1- pela preocupação dos Observadores que os vestígios de Peter estão aparecendo, e que ele deveria ser apagado (se são outros universos por que esse preocupação?), 2-pela frase dita que a história foi reescrita, e 3-também pela aquela ideia do buraco na vida de olivia e Walter (nos episodios iniciais antes de Peter aparecer), como se algo estivesse errado ali. E também por uma razão pessoal, dois novos universos seriam apenas enrolação, se for dois novos universos, eu páro de ver agora e volto quando os universos que conheço voltarem, haha, pode ser que sejam dois novos universos mesmo, mas me sentirei enganada como se eu tivesse perdendo tempo. Ahh, eu gosto dos assuntos científicos, já li bastante sobre essas coisas relacionadas Fringe (lia e via coisas assim antes de assistir Fringe), tanto que já escrevi outros 3 posts falando de uma base científica para essas ideias malucas de Fringe. Os links delas estão nesse post. O assunto universos paralelos em especial, gosto bastante, e há bastante material sobre ele (na DC há muitas histórias com universos paralelos sejam em HQ, sejam no desenho da liga da justiça, seja nos desenhos dos personagens que warner vem lançando como o que você citou, é algo bem legal de ver). Gosto sempre de ver e ler coisas sobre realidades alternativas, obrigada pela indicação. Da minha parte, já li o livro hiperespaço e estou com o livro o universo numa casca de noz na minha fila de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o post, minha cabeça deu uma três voltas no meio do texto(lembranças dos tempos de lost again). Em relação aos universos e realidades, também acho que são dois universos mesmo, não acho que a historia esta sendo re-escrita, so que acho que é uma nova realidade. e a diferença? acho que a outra realidade ainda esta rolando por ai com o Peter sumido e a galera atrás dele. Se é uma nova realidade por que a Olivia e o Walter lembram dele? por ser uma nova realidade e não universo, acho que a maquina deveria criar uma realidade daqueles dois universos que o Peter morresse em ambos sem a interferência do Walter(o que dessa vez não teria descoberto como atravessar entre os universos) e que o equilíbrio entre os dois universos fossem restaurados. Porém algo terminou em pizza, o Walter acabou descobrindo o Peter do outro universo como passar e blablabla, ainda ficou os restigios do Peter Adulto na memoria do Walter e da Olivia e de alguma forma o Peter veio parar ali. Acho que por isso os Observadores estavam tão preocupados e que de alguma forma a Olivia ou a morte dela(como disse o Observador) seja pra consertar algum erro que a maquina(e o peter) causou. Mas se uma coisa que aprendi com os 5 anos que acompanhei Lost foi que por mais motivos que a serie de pra construímos uma teoria, ela pode esta errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas teorias dão nós mesmos haha. Eu já li muitas coisas e mesmo assim não entendo a maoria dos aspectos. Haha. Agora não entendi essa, haha, uma nova realidade? Há como diferenciar linha do tempo de universos alternativos, mas essa realidade que você citou não seria um universo alternativo? Sei lá pelo que você disse me parece que são sinônimos, realidade alternativas ou universos alternativos. Eu tô no time que acha que é o mesmo universo, pois Peter mudou a linha do tempo e o que ele conhecia deixou de existir. Mas não dá para declarar nada com certeza não.

      Excluir
  4. Assim não sei se o termo de realidade e universo perante o lado cientifico esta certo. Mas pelo que eu me guio há. Eu também acho que é o mesmo universo, so que numa nova realidade.
    Cheguei a conclusão que universo se diferenciaria de realidade quando pensei, imagine se toda vez que a Olivia escolhesse entre uma blusa vermelha ou azul, um novo universo fosse criado? agora multiplique isso por cada escolha que cada ser humano na terra fizesse também criasse um novo universo? Nem todas essas escolhas vão mudar o mundo, pelo menos significativamente. Porém pode ser que afete a Olivia mas não o mundo. E como podemos ver as diferenças de um universo para o outro são grandes, não é apenas determinada pela cor do cabelo das duas.
    Então se ao inves de um novo universo, quando a Olivia decidisse se ia para um encontro com o Lincoln criasse uma nova realidade daquele mesmo universo, onde em um a Olivia foi disse sim e eles namoraram mas não afetaram o mundo e outra em que ela disse não e eles continuaram amigos. Seria duas realidades de um mesmo Universo, sabe? Mas o Peter ter sumido foi um evento importante... Agora imagine que cada universo é uma bola de gude de cor diferente(ex: 1 é azul e o 2 é vermelho). Acho que a maquina "duplicaria" esses dois universos o azul e o vermelho em uma nova realidade que o Peter não teria sido salvo, restaurando o equilíbrio dos dois universos(enquanto a realidade "original" continuaria do jeito que tava com o Peter lá), porém algo deu em merda, A Olivia e o Walter da nova realidade ainda "lembravam" do Peter, de alguma forma o Peter foi parar na nova realidade assim como a existência da interação entre os dois universos. deu pra entender? rsrs :)

    Porém como você disse, não da pra ter certeza de nada. Acho que espero estar errada e quando a verdade vim a tona seja algo que não pensei e que seja uma boa surpresa. No final, acho que o mais importante é a jornada(que drama, me senti em LOTR) mesmo que as teorias estejam erradas, so espero que o final seja algo diferente de Lost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vou aos conceitos, essa tal Realidade não existe ou melhor não é diferente de universo. Universo e realidade alternativas são a mesma coisa, e pela teoria cada decisão de cada pessoa criaria novos universos ( ou melhor cada possibilidade de um evento, pode ser um simples cara ou coroa), mesmo que sejam consideradas mínimas por nós , em questão da física não há esse coisa de importância, nem dá para avaliar isso, isso de várias possibilidades se refere aos vários estados quânticos de uma partícula que está em todos os estados possíveis, assim cada estado acontece e seria referente a um universo diferente. Nesse caso o fato de alguém escolher um blusa, formaria vários universos sim. Até por que não dá saber se um evento é importante ou não, pois uma simples escolha ou estado, causa uma reação em cadeia, assim a escolha de uma blusa pode ser muito importante. Vamos supor que uma mulher escolhe entre uma blusa decotada e uma sem decote, num universo ela vai com a decotada, um motorista fica impressionado ao ver o decote dela, e causa um acidente que mata alguém, posso ir muito na frente e verificar as possibilidades mas paro por aqui. Em outro universo ela foi com a blusa sem decote, o motorista não se distrai, não mata ninguém, e a mesma pessoa que no outro universo está morta, se torna alguém importante como presidente, ou algo do tipo,ou descobre algo inovador, magnífico, ou a cura para a aids, por exemplo, paro por aqui também. Tá vendo como as coisa correm em cascata, uma simples decisão pode mudar muito, não dá para saber o que é realmente importante entende? E mesmo assim para física não há isso de evento importante, há apenas eventos. È aquele história, o bater de asas uma borboleta do outro lado do mundo pode causar um furacão no atlântico.

      Excluir
  5. Depois que li o seu, reli o meu e realmente pelo que eu falei da pra entender que é dois universos mesmo. na verdade me expressei mal. mas agora nem to com cabeça, acho que não vou conseguir explicar como penso, não sei dizer... mas deixa quieto. independente de 2 ou 4 universos, Fringe tá ótima e com risco de ser cancelada. não sei se você ja viu... mas aqui tem falando sobre uma campanha que os fãs vão fazer na sexta.
    http://www.fringebr.com/2012/01/campanha-para-o-episodio-4x09-enemy-of.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também estou torcendo que de alguma forma Fringe continue. haha. Vou dar uma olhada na campanha. Ahh, quando estiver com a cabeça um pouco melhor, dê uma olhada no seguinte post http://singularpqu.blogspot.com/2011/02/teorias-malucas-de-fringe-o-gato-de.html, ele é justamente sobre essa questão de eventos "criando" novos universos,e tem essa questão da quantidade gigantesca de universos existentes, haha, dê olhadinha.

      Excluir
  6. Ola. Otimo post. De quem é esse livro, Hiperespaço? Já leu O fim da eternidade de Isaac Asimov? Lembra muito o conceito dos Observadores...

    Algum tempo atrás vi um documentário (Discovery na escola) sobre a Teoria M, que dizia que a gravidade era para ser mais forte (senão não conseguiriamos pular aqui na Terra) e a explicação era que ela "vazava" para outras dimensões. O programa também explicou a questão "se havia tempo antes do big bang" (a resposta é: universos são criados no choque de membranas ("as branas" da teoria das supercordas) então antes do big bang de nosso universo haviam outros dois universos e assim sucessivamente (ou antecipadamente) ad infinitum). Talvez ele esteja no youtube, não sei.

    Essas "viagens" de Fringe me lembram em muitos aspectos a série Sliders, diferentes versões da mesma Terra, cada uma diferente (embora algumas muito parecidas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada, Hiperespaço é de Michio Kaku. Não li O fim da eternidade, mas vou dar uma olhada. Inclusive em Hiperespaço é falado de um conto bem estranho sobre viagem do tempo, onde uma moça acaba sendo a mãe e o pai dela mesma, é bem bizarro, haha. Nesse livro é explicado várias coisas também, fala sobre a gravidade (coisa que você comentou aqui, como uma dobra dimensões), do universo inicial e etc, discute até o fim do mundo, e o nível de tecnologia que teríamos de ter para conseguir mexer com o hiperespaço, é bem interessante (mas algumas eu percebi que já foram feitas, como uma máquina que planejavam fazer e perdeu o financiamente, e que hoje já existe conhecida como a máquina do fim do mundo, haha, ela existe, e não é a de Fringe). Adoro ver documentários também vou ver se acho algo do tipo, normalmente eles estão mais atualizados.

      Excluir
  7. bahhh agora fiquei triste... estou aqui lendo teus posts sobre as teorias de fringe (gostando muito por sinal) quando coloco pra abrir o post sobre a sequência fibonacci deu erro 404 página não encontrada ehehhehe muito decepcionado neste momento pois esse assunto (sequência Fibonacci) despertou minha fascinação desde o Código D'vince (livro não o filme rs), enfim teus textos são muitos bons viu... e eu como aficionado por teorias científicas de dar nó na cabeça e por leitura to aqui devorando \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, o link sobre a teoria de Fibonacci estava errado neste post, já corrigi, o link correto é http://singularpqu.blogspot.com.br/2011/05/teorias-malucas-de-fringe-os-numeros.html, de qualquer forma, ahh você não precisa ficar a esses links não, meus post tem marcadores e têm aba de assuntos do lado em todas as páginas, é só clicar no assunto Fringe ou Ciência, Há também um buscador em cima de todas as páginas, se alguma der erro novamente busque o termo acima, pode ser porque o link está errado. Ahh, obrigada pelos elogios, até mais,

      Excluir
    2. Obrigado... achei que tinha sido deletado ou algo assim... e como tava batendo o sono ehehheh não procurei muito :/ mas vou ler agora!!! Obrigado pela atenção \o/

      Excluir
    3. Não, ele está hahaha, só o link estava errado. Espero que tenha gostado da postagem.

      Excluir
    4. Simmm gostei bastante... você tem um jeito bem legal de tratar de assuntos científicos de uma maneira leve e fácil de entender \o/ e a sequência Fibonacci é incrível pois a espiral de Finacci é encontrada em praticamente tudo na natureza, desde o formato de galáxias até o padrão nas pétalas de uma rosa, por isso sou fascinado por ela :P

      Excluir
  8. Poxa quanta besteira li aí, se por alguma razão for criada outra realidade os fatos posteriores já não estarão ocorrendo no Universo em que começou a história da série. Agora ler gente falando que algo criou outra realidade do "mesmo" Universo é duro hein!

    ResponderExcluir