Busca no Blog

domingo, 2 de outubro de 2011

A batalha das gêmeas: Ringer vs The Lying Game

Há alguns dias descobri que a nova série da Sarah Michelle Gellar (a Buffy), Ringer havia estreado. E resolvi assistir o piloto.
Bridget, está sóbria há 6 meses, e vivendo no programa de proteção a testemunha, pois presenciou um assassinato e se tornou a única testemunha contra um perigoso mafioso. Temendo por sua vida, ela foge e  procura a sua irmã Gêmea, Siobhan, com quem ela não tinha contato há algum tempo e que aparentemente tem uma boa vida. Sibhan é  casada com um homem rico, é sofisticada e bonita. E a família dessa não sabe da existência de Bridget. Após um suposto suicídio de Sibhan, Bridget assume a identidade da irmã, achando que estaria protegida. Acontece que a vida da irmã não é tão fácil assim. Ela e o marido se mostram um casal feliz apenas nas aparências, pois a verdade é outra dentro de casa. Há ainda problemas com a enteada adolescente de Sibhan, que volta para casa depois de ser expulsa de um internato. E o amante de Sibhan, Henry,  que é o marido da melhor amiga dessa. Sem contar que no final do piloto, Bridget descobre que alguém  também está querendo matar a irmã. E é claro que essa aparece viva e misteriosa em Paris. 
Alguém já ouviu essa história em algum lugar antes? Bem, eu já. Realmente a história de Ringer é muito parecida com a da Usurpadora, tanto que a estão chamando de A Usurpadora 2.0. E eu que vi o piloto, tenho que admitir, realmente me lembrou mesmo. O final quando Sibhan aparece, parecia que eu via a própria Paola Bracho. Haha. Bem, sem contar o fato de Bridget tentar acertar a vida com o marido do irmã, e acabar com os casos extraconjugais desta, é Paulina na cabeça. Dentre outras coisas. Hahha.  A trama me pareceu um pouco confusa também, e não me cativou muito, sem contar os personagens, pois não me simpatizei com nenhum nesse piloto. Aparentemente há algum mistério no passado das irmãs relacionado a uma criança. Sem contar do mistério de Sibhan, quem mandou matá-la? Ou será que foi ela mesma, querendo se livrar da irmã? Isso ficou para ser resolvido nos próximos episódios.O jeito que aconteceu a aparição de Sibhan, não me causou nenhuma surpresa,  foi muito clichê. E claro há os defeitos especiais. Pois a cena do desaparecimento de Sibhan na lancha foi muito mal feita. Era gritante que elas não estavam no mar, e que as "duas" gêmeas não estavam juntas. Dava para ver isso. Não tenho muita experiência com A usurpadora, mas as cenas de Ruth e Raquel na novela Mulheres de Areia tinham muito mais qualidade do que essa ( e muitas foram perto do mar)  e isso foi em 1993, onde os efeitos especiais eram bem piores. Nossa, foi muito ruim mesmo, não preciso nem comparar com as cenas da novela Paraíso Tropical (há uma tentativa de assassinato com as gêmeas no mar também), pois aí seria feio mesmo. 
Depois de ver o piloto de Ringer, fui ler alguns comentários e descobri sobre a série The Lying Game, que também trata sobre gêmeas e teve sua estréia há pouco tempo ( na realidade há mais tempo que Ringer, pois já haviam lançado 5 episódios desta).  Resolvi assistir o piloto para comparar com Ringer, e na verdade eu gostei, acabei assistindo os primeiros 5 episódios . Há algum tempo eu não acompanho tramas adolescentes (desde a primeira temporada de Gossip Girl, pois não cheguei a ver a segunda), e The Lying Game é uma trama adolescente, com brigas e amizades estudantis, tramas de namoro, relacionamento com pais e irmãos e etc. Emma e Sutton são as gêmeas da história. As duas foram separadas ao nascer e criadas por famílias diferentes. Sutton foi criada por uma família rica que a mimou muito e lhe deu muito carinho. Já Emma foi criada no sistema de adoção dos EUA através de famílias adotivas. Na última família, ela tem problemas com seu irmão adotivo Travis que quer se aproveitar dela. Ela acaba caindo na armadilha deste, sendo acusada de roubo e foge. Então, procura Sutton, que a tinha descoberto há pouco tempo. Mas o encontro das irmãs é curto. Pois Sutton, querendo descobrir informações sobre os pais biológicos, vai para Los Angeles e pede para Emma se passar por ela. E ela atende o pedido. E acaba descobrindo uma vida que sempre quis, com muito luxo, pais carinhosos, uma irmã, e boas amigas.  È claro que também há outras coisas, como uma rival na escola,  um namorado oficial e outro secreto. O tal namorado oficial acaba  traindo-a com sua rival, e Emma, se passando por Sutton termina com ele, e logo descobre, que a irmã tem um namorado secreto, o bad-boy da escola, Ethan, que acaba se mostrando um bom rapaz, e o  maior aliado de Emma,  sendo ele o único que sabe da troca das duas.
Bem, há também uma semelhança com a novela a Usurpadora, gêmeas separadas, uma rica outra pobre, namorados. Já ouvi a expressão "usurpadora teen" referindo a série. Mas quanto a The Lying Game, achei um pouco exagerado, com certo preconceito. As similaridades existem mas o que guia a trama me pareceu diferente. Ao meu ver a história me lembra mais a do livro O príncipe e o mendigo  (onde eles eram parecidos e não gêmeos) do que a Usurpadora. Emma é a gêmea pobre, boazinha, que se aproxima da irmã, é legal com os pais, ou seja, tenta conviver bem com a família. Mas Sutton apesar de mimada, egoísta,e  sedutora, não me parece inteiramente má. Ela é uma pessoa determinada e parece saber o quer, os seus pais são excelentes, mas ela se sente traída por causa das mentiras destes e tenta descobrir por que foi separada de sua gêmea e quem são seus pais biológicos. Aliás, eu gostei desse mistério e a busca pela mãe biológica tem sido bem interessante.  Sem contar que achei os personagens dessa série mais carismáticos do que os de Ringer. Emma, Sutton, a irmã de Emma, a mãe,  as amigas (principalmente Mads) e Ethan me simpatizei com eles em vários momentos. 
Então, na batalha das séries de Gêmeas, The Lying Game está ganhando comigo, é claro que vi mais episódios desta, mas a história e os persongens me agradaram desde o piloto. Quanto a Ringer, não sei se continuarei acompanhando, talvez veja mais episódios para ver se a trama melhora, e tem que melhorar muito para prender a atenção, mas o que eu vi no piloto decepcionou.  

2 comentários:

  1. vi os 5 epsodios e ñ entendi nada,afinal como termina essa porcaria??

    ResponderExcluir
  2. Anônimo de qual série você está falando? Qual série você quer saber como acaba? Ringer ou the Lying game? ( Bem sei que as duas, ainda estão exibindo episódios e ainda não acabou)

    ResponderExcluir