Busca no Blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Batman: O sentido da vida

 "Batman conhece bem o sentido de sua vida ... uma cruzada interminável pela justiça. Uma guerra contra o mal. A vida em si é um dom precioso desperdiçado por muitos... As vezes, a vida é uma série de noites solitárias. "

Quando comecei a ler quadrinhos, tinha 14 anos, comecei por Batman, por causa de suas tramas de detetives. Sempre gostei de suspense e as histórias de Batman soaram perfeitas para mim, pois além da investigação muitas delas tinham personagens profundos e sombrios. O próprio Batman é assim, profundo e sombrio. E não foi necessário nenhuma grande saga ou grande história do personagem (grande na quantidade de página) para que eu entrasse no seu universo. Comecei mesmo pelas revistas mensais, na época publicada pela Abril, Batman e Batman - Vigilantes de Gotham. Algumas dessas revistas continham sagas grandes como Terremoto e Terra de Ninguém, que foram as primeiras grandes com que eu tive contato e quando realmente me tornei fã dos persongens. Mas outras continham histórias separadas e curtas, e algumas eram bem interessantes. Uma história assim ficou na minha cabeça, O sentido da Vida, ela é um marco para mim. É uma das primeiras histórias que eu li, não fazia parte de um grande arco, mas mesmo assim ,ela ainda está em minha cabeça. Era uma história a parte, com cerca de apenas 20 páginas e que foi publicada na revista Batman- Vigilantes de Gotham #32 em Junho de 1999.  Aconteceu antes da saga Terromoto e há uma pequena referência em relação a isso, devido ao comportamento dos morcegos que vivem na bat-caverna.
Batman está observando Drakken, um mercenário, pois foi colocado um prêmio para a cabeça de um capanga da máfia, e Batman desconfia que Drakken esteja tentando encontrá-lo. O mercenário se encontra com Gryzl, que apesar de ter uma ficha limpa está numa lista de suspeitos do Batman. Gryzl passa a informação de onde está o capanga. A atenção de Batman é desviada, pois ele vê um homem sendo assaltado e vai salvá-lo.  Esse homem é um escritor que está na rua, fazendo pesquisa para o seu próximo livro, O sentido da vida. Ele entrevista várias pessoas e pergunta "qual  sentido da vida?". As respostas, é claro, são as mais variadas, recebe muitos xingamentos, ironias, respostas depressivas, muita raiva, e até uma tentativa de assalto. Ele pergunta ao Batman também, depois que esse o salva, e ele bravo por sua atenção ter sido desviada lhe passa um sermão. Mas isso não impede  Batman  de prosseguir com a sua perseguição, ele consegue outra pista e vai atrás de Drakken, mas fica pensando na pergunta do escritor, pensa numa resposta, uma correta de qual seria o sentido da sua vida. O capanga procurado aparece e o real motivo da caça por ele também. Ele se apaixonou pela mulher do chefão. Batman encontra Drakken, consegue salvar o capanga, mas não a mulher. No meio da confusão, Gryzl resolve ir embora e acaba atropelando e matando o escritor que havia terminado a sua maratona de perguntas, satisfeito. E Batman consegue provas contra Gryzl e o entrega a polícia.
Acho o fim dessa história emblemático, afinal será essa uma resposta sobre o sentido da vida? Será que a morte do escritor é uma resposta? Não sei. E qual mesmo seria o Sentido da Vida? Filosófico, não?  Isso mostra um dos motivos que me fizeram gostar tanto do Batman e do seu universo. E o faz com poucas páginas, e sem nenhum vilão famoso. E então, qual o sentido da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário