Busca no Blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Pane no Banco do Brasil

No dia 05/12, houve uma pane nos sistemas do Banco do Brasil. Muitos usuários não conseguiram realizar saques, transferências, pagar contas, utilizar o cartão de débito em estabelecimentos comerciais e acessar sua conta via o site do banco. Eu fui uma das usuárias prejudicadas por essa pane que durou até o dia 07/12, de madrugada, somente as 00:40,  foi quando consegui acessar o site e fazer o o que eu queria.
O motivo da pane segundo informações divulgadas é que houve uma falta de luz de 15 minutos no sistema interno do banco durante a tarde do dia 5. Bem,  acho essa informação no mínimo incompleta. Os sistemas dos caixas eletrônicos do banco foram reestabelecidos na noite  do mesmo dia 5. Mas o acesso do cliente pelo site só voltou ao ar no dia 7 de madrugada. Uma falta de luz faria o sistema ficar fora do ar durante mais de 24 horas? Não sei, isso parece muito estranho, só aconteceria se o sistema fosse bem inseguro e não existisse operações de contenção para indisponibilidade. E como estamos falando de uma empresa grande como o Banco do Brasil, que tem um grande foco em tecnologia, isso me parece balela. O problema deve ter sido bem mais profundo, principalmente se referindo ao site. E o mais estranho é que tenho notado falhas em outros sites de bancos nos últimos tempos. Há algum tempo,  não consegui logar no site da Caixa Econõmica. E  no dia 07/12  não consegui logar no site do Itaucard para gerar uma  segunda via de fatura. Me parece que há algo estranho nisso.
Mas voltando ao BB, no  domingo eu fiz uma compra num site de comércio eletrônico e escolhi a modalidade débito on line, onde o site de vendas redireciona o cliente para o site do banco para efetuar o pagamento. É algo simples, sem uso de papel, código de barras e sem colocar número de cartões. Mas no domingo e segunda que ocorreu o problema, não foi tão simples assim, Eu era redirecionada para o site do BB, mas não conseguia logar e nem pagar a minha compra. Esperei até a segunda, e nada. Então telefonei para a central de atendimento do banco, e tive que explicar para mais de um  atendente sobre essa forma de pagamento. E eles me diziam que não tinham informações sobre ela, parecia que não existia e eu era a mentirosa no caso. Alguns me diziam, pega o código de barras e paga no caixa, mas eu tinha que explicar que não tinha código de barras.  Falta de informações é muito ruim. Abri uma reclamação escrita para alguém que soubesse mais do que eles analisarem. 
Continuei tentando. Depois da meia noite, o site começou a dar sinais que ia funcionar. Em uma tentativa de acesso, apareceu uma mensagem de erro de servidor, igual a algumas que estou acostumada no meu trabalho. E com essa mensagem deu para saber algumas das tecnologias que o BB usa: como serviços, o servidor é Weblogic, a plataforma de desenvolvimento é Java(isso eu já sabia) com JSP. Deu para ver inclusive o nome de algumas classes usadas. Esse tipo de erro nunca deveria aparecer para o cliente, é informação demais para quem tá de fora. De qualquer forma, um pouco depois desse erro, consegui logar e pagar a compra.
Agora imagino o lado dos programadores, e pessoal de TI . Eles devem ter ficado loucos e trabalhado quase sem parar do momento do erro até o momento em que o site voltou. Em plena a madrugada de uma terça, eles estavam lá mexendo no sistema para que funcionasse. É, a vida dos profissionais de TI, as vezes, se assemelha a escravidão, escravos do sistema, ha,ha.

2 comentários:

  1. Tive esse problema também. Eu estava no shopping aqui em são paulo, aí faltou a luz por uns minutos e quando voltou meu cartão foi recusado nas duas compras que tentei fazer.

    ResponderExcluir
  2. Bem, li que muitos clientes tiveram problemas, o meu foi mais relativo ao site, já que não dava para pagar no caixa, e o site foi o mais demorou para resolver. Nessa hora me dá até vontade de saber o que realmente causou o problema que deve ter causado um prejuizo ao banco hein. Essa curiosidade me sempre vem. De qualquer forma acho os sistemas do BB muito bom, o site, o caixas eletronicos, com uma boa interface (apesar de que usar somente a senha de letras não gostei não). Por isso um problema que demorou tanto tempo, me causa essa curiosidade.

    ResponderExcluir