Busca no Blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Lei e Ordem : 20 anos de série

Vinte anos é muito tempo. Há 20 anos eu ainda falava errado e gostava de assistir filmes da Xuxa e dos Trapalhões. É grande feito um série durar tanto, e Lei e Ordem conseguiu.Mas eu acho que os responsáveis pela série, deveriam ter produzido pelo menos mais 1 ano, para quebrar o recorde de Gunsmoke, que também teve 20 temporadas produzidas ( e bem mais episódios), sendo que Lei e Ordem e Gunsmoke com 20 temporadas, são as séries mais duradouras (em quantidade de temporadas), excetuando nessa contagem  as animações ( os Simpsons que já tem a vigésima primeira temporada).
Lei e Ordem é uma série que tem o chamado formato de episódios fechados, ou seja, onde cada episódio há um história diferente que começa e termina no mesmo episódio, e onde as histórias pessoais dos personagens , fixos, não interfere muito para o entendimento de cada episódio. Assim, qualquer pesssoa que assista um episódiso de Lei e Ordem, independente do número do episódio ou da temporada poderá entender a história por completo ( isso com exceção da saída ou entrada de personagem , o que aconteceu muito durante toda a série). A história quase sempre começa com uma assassinato ( ou um desaparecimento, mas normalmente é um assassinato), dois detetives investigam o crime( normalmente 2 homens, durante 1 temporada havia uma mulher como policial, teve uma época que esses detetives eram um homem de meia idade e um outro mais mais jovem, mais recentemente esse formato mudou para dois homens jovens), acompanhado por um supervisor ( desde 1993, esse supervisor é Ten. Van Buren, antes era Donald Cragen, que atualmente é o "supervisor"de  Lei e ordem: Unidade de vítimas especiais). Depois de investigar, os policiais passam a tarefa para os promotores, que devem acusar determinada pessoa, ou a vezes até complementar a investigação e ajudar os detetives nela. Normalmente são 2 promotores, um homem e uma mulher ( no início eram 2 homens), que recebem ordens diretas do promotor de justiça da cidade de Nova York, esse promotor atualmente é Jack McCoy, que está na série desde 1994, e antes ele era o promotor que acusava os criminosos(convenhamos depois de tanto tempo, ele realmente merecia uma promoção).
Hoje eu vi o último episódio de Lei e Ordem. Bem, foi um bom episódio, mas sinceramente, já vi melhores, como um do assassinato de um médico que realizava abortos em mulheres com mais de 6 meses de gestação, ou do julgamento de homens que torturavam prisoneiros sob suspeita de terrorismo, isso falando só de episódio recentes.
De qualquer forma vou sentir falta dos episódios da série, que para mim é ótima. Vou sentir falta de Jack McCoy, de seus ótimos discursos, e seu senso de ética e justiça, a série perdeu um pouco quando ele recebeu a promoção e parou de acusar os suspeitos, seus discursos fazem falta. Vou sentir falta dos temas de cada episódio, com aquele tom de enfiar dedo na ferida dos habitantes e governantes dos EUA. Mas a série deixou alguns "filhos", ainda há Lei e Ordem: Unidade de vítimas especiais ( que na minha opinião, na maioria de vezes  tem temas e episódios melhores que lei e ordem, e onde os policiais e a investigação dos casos chamam mais atenção que os promotores, em Lei e Ordem, a parte dos promotores sempre me pareceu mais interessante), há também Law and order: Criminal Intent, há Law and Order:UK, e vai estreiar Law and Order: Los Angeles. Mas ainda sim, vou sentir falta da série original.

Talvez Jack McCoy ainda apareça em LO: Unidades de vítimas especiais que também se passa em Nova York, ele ainda continua como promotor de justiça da cidade ( e já apareceu em episódios da série "filha"). De qualquer forma, ainda há alguns episódios da série que ainda não vi, são tantos episódios e temporadas, que é difícil ver todos Normalmente vejo uns 3 ou 4 episódios que passam ao domingo  no Universal Channel, nunca fui de seguir a série como faço com outras, por ter episódios fechados, não há essa necessidade. 
Espero que a Universal continue exibindo os episódios da série, pois assim continuarei assistindo-os sem compromisso. Fica aí também a minha indicação para quem nunca viu a série, apesar de ter sido cancelada e ter tantos episódios, não é necessário ver todos, e com certeza  é algo que marcou a TV e seus episódios merecem ser vistos.

4 comentários:

  1. Belíssimo texto CÍntia.Obrigado por compartilha-lo conosco, fãs de primeira hora de lei & Ordem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lee, eu é que agradeço por ter usado um pouco do seu tempo lendo o post. Afinal eu o escrevi para isso, para ser lido.

    ResponderExcluir
  3. A série mais longa é a inglesa Doctor Who

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, ela não é considerada a mais longa (e eu apoio essa consideração), já que parou durante um tempo e voltou a filmar depois de anos (com outros atores e realizadores), e dessa forma é como se tivesse mais de uma versão, a atual é considerada como se estivesse indo para a sétima temporada.

      Excluir