Busca no Blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Origem



No final de semana passado, assisti o filme "A origem". Posso dizer que  eu tinha uma certa expectativa sobre o filme, afinal ele é do Christopher Nolan, o diretor de Cavaleiro da Trevas (além de Amnésia, O grande truque, Batman Begins, e outros).
A origem é um filme de ação onde o assunto a ser discutido é a mente humana (através dos sonhos). Dom Cobb (Leonardo di Caprio) é um espião industrial que rouba segredos das mentes de executivos invandindo o sonho destes. Ele conta com uma máquina que liga "a mente" dos sonhadores através de fios, e também de uma equipe para executar  a sua tarefa. Logo no início do filme, ele tentar roubar uma idéia de um executivo, que ao perceber isso, faz com que ele não consiga executar o seu objetivo. Dom passa a ser perseguido pelos contratantes do serviço, além de continuar sendo perseguido pela polícia norte-americana, sob acusação de ter assassinado de sua mulher, que sempre o "assombra" em seus sonhos. Nesse contexto, ele recebe a proposta do executivo anterior, para fazer algo "inédito": em vez de roubar uma idéia, inserir uma. Como recompensa, suas pendências com a justiça iriam desaparecer. Assim, ele monta uma nova equipe, para penetrar em camadas mais profundas (e necessárias para inserir uma idéia) da mente.
Como todo filme que discute sobre a mente, esse pode parecer um pouco complicado, e com uma trama excessivamente intricada. Mas acho que a história básica pode ser compreendida pela maioria dos telespectadores. Entretanto, o filme é cheio de referências,  detalhes, cenas que podem ser interpretadas de diferentes formas por cada pessoa, o que pode fazer com que cada pessoa entenda (ou não entenda) certas partes de forma diferente. Tornando-o assim bem  mais complicado. Até agora há algumas partes ( como por exemplo a cena final) que eu ainda estou em dúvida sobre o que significava. Alguém que já viu tem uma opinião sobre essa cena final?
No fim, Nolan não decepcionou as minhas expectativas ( é claro que continuo preferindo O cavaleiro das trevas, mas sou um pouco suspeita ao comentar sobre um filme do Batman, não?) . O filme é muito bom, tem um bom roteiro,  e me fez pensar (e eu gosto de filmes que fazem pensar, diferente de quem  prefere imagens belas e roteiros rasos). Pode-se criticar  a falta de imaginação nos sonhos, um lugar onde onde coisas incríveis e fora da realidade(como voar) acontece. Mas acho que essa falta de não-realismo no sonho se explica pela proposta do filme, afinal ao roubar ou inserir uma idéia, os sonhos devem mostrar lugares realíscos, onde essa idéia pode estar escondida. E para aprender sobre determinadas coisas o sonho tem que ser real e não uma fuga da realidade.

2 comentários:

  1. Olá. Vi seu comentario sobre a serie FRINGE no orkut e resolvi dar uma passadinha aqui. Não assisti a 3a temporada ainda e não tinha reparado nesses números, então prefiro não comentar. Quanto ao Origem, posso dizer que aprendi a gostar de todos os filmes do Nolan por causa dele. Acredito que, tirando a idéia de invasão de sonhos, essas "leis" dentro dos sonhos abordadas pelo filme possam fazer algum sentido no futuro. Se é que já não fazem. Bonito blog. Abraço.
    Elias - eliaslls@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Elias, que bom que você se interessou, espero que você assista a terceira temporada de Fringe, que vale a pena. Tenho outros posts sobre Fringe além desses dois que vc citou, olhe http://singularpqu.blogspot.com/search/label/Fringe, e eu pretendo escrever mais coisas sobre a série. Quanto a origem é um filme muito bom mesmo, as regras dos sonhos ainda não pensei tanto não. Nolan sabe fazer bons filmes mesmo, gosto muito também do grande truque e claro do Cavaleiro das trevas, e estou na maior espectativa para o próximo filme do Batman.

    ResponderExcluir