Busca no Blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Filmes Antigos: Cantando na chuva

Para mim esse é o (filme) musical dos musicais. Não importa a época em que ele foi feito, ele continua atual. O filme é de 1952, é uma meta-filme ( ou seja um filme sobre o cinema), que homenageia o cinema (principalmente musicais ), critica a indústria de filmes, a sociedade e ao mesmo tempo diverte muito.
Eu me lembro que a primeira vez que tive vontade de ver esse filme, foi no dia da morte de Gene Kelly, estava vendo o jornal nacional quando eles anunciam que ele havia morrido e que durante a madrugada, iria passar a “obra prima” dele. Eu ainda era criança, mas decidi ficar acordada para ver o filme, e acabei dormindo. Acordei durante a madrugada e o filme estava passando, já no meio, na parte mais clássica dele, que é a cena de Gene Kelly dançando e cantando na chuva, vi a cena e fui para quarto dormir. Anos mais tarde é que vi o filme completo, e constatei que é uma obra prima. Ele tem a seguinte história:
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são astros famosos do cinema mudo, os filmes dos dois como um casal, apesar de “contar” sempre a mesma história, são sucesso absoluto de público. Mas, surge os filmes falados, o estúdio resolve transformar o próximo filme deles, que foi concebido como mudo, em falado e aí tudo fica mais complicado.

Apesar de ser a cena mais imitada e famosa do filme, a cena da chuva não é a minha parte preferida, há outras partes que para mim são bem mais interessantes. A primeira cena, onde estréia um filme de Don e Lina, e uma mulher conta detalhes sobre cada pessoa que entra, deixando o público alvoroçado, a hipocrisia em seus comentários, e como a sociedade dos atores e a indústria de cinema é mostrada, é incrivelmente engraçada. A parte que o filme falado dos dois é apresentada pela primeira vez e o comentário da platéia sobre a qualidade do filme também é um grande momento.
O humor do filme é quase sempre em tom de crítica e sempre me parece muito inteligente, quase não apelando para o tom palhaço, e talvez seja por isso que tenha me agradado tanto.
O filme parece não envelhecer: a sua visão da sociedade da época (fim dos anos 20) e dos atores de Hollywood, traz acontecimentos como tietes gritando e rasgando as roupas dos artistas, atores que a cada momento estão se relacionando com uma pessoa diferente e fazendo publicidade disso, fofocas em revistas sobre romances de atores que contracenam em papéis românticos, jogos de publicidade, isso ainda parece o mundo atual, vejo acontecendo hoje. Será que essas coisas não mudam?

9 comentários:

  1. Aposto que esse é um daqueles filmes antigos que eu tinha que ver! Hehe

    ResponderExcluir
  2. Sim, Mat, esse você tinha que ver, considerando mais ainda que você gosta de musical.

    ResponderExcluir
  3. Aposto que esse é um daqueles filmes antigos que eu tinha que ver! Hehe
    Gostei da história, mas não sei se iria entender muito bem a comédia já que não sou um grande conhecedor de cinema.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não teria problemas em entender não, o filme é bem simples, com uma história leve, nada prejudica o entendimento para qualquer pessoa, mas para saber a homenagem que alguns numeros fazem, é necessário ter visto outros filmes, mas eu também não tinha visto, só descobri depois de ler algumas coisas sobre o filme. Por exemplo no filme eles mostram o primeiro video falado, e esse vídeo mostrado é realmente o primeiro.

    ResponderExcluir
  5. e otimo eu ja dancei cantando na chuva
    essa muzica

    ResponderExcluir
  6. Esse é o MUSICAL,nenhum filme ultrapassa "Cantando na chuva" (Magico de Oz chego perto),é um filme que não enjoa e como disse não envelhece...
    Quando eu vi esse filme,eu me encantei e fiz questão de ver de novo no pc...Agora comprei o filme e não preciso mais ver pela net =D
    Quando chove eu lembro da cena do Gene Kelly e fico com vontade dançar tambem,bem eu fiz isso uma vez só foi muito legal =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, Isa, é o musical, obrigatório para todos os fãs de musicais, e até para as pessoas que não gostam desse tipo de filme. Pois é um clássico, uma obra prima.

    ResponderExcluir
  8. "Será que essas coisas não mudam?"
    Não. :) Pessoas são pessoas, independente da época. Pro bem ou pro mal, é o que há.

    Jack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a sociedade, a fama, o comportamento é tão similar. Obrigada

      Excluir