Busca no Blog

domingo, 8 de maio de 2011

Teorias malucas de Fringe: Os números falados por Walter, a sequência de Fibonacci

Em certos episódios de Fringe, alguns números foram colocados em evidência.Walter antes de dormir falava esses números, o que deixava Peter muito bravo por ser privado do seu sono. Em alguns posters da série e símbolos, os números também  apareceram. Os cofres em que Walter escondeu a sua máquina, que foi roubada por Jones, tinham esses números especiais. De que números estou falando? Os números de Fibonacci, ou melhor os números que fazem parte da Sequência de Fibonacci.
A sequência de Fibonacci começa com os números 0 e 1, e depois os números que a formam é a soma dos dois números anteriores assim: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55 ... Ela é uma das sequências mais famosas da matemática, e tem várias aplicações. Além de estar envolvida com o número áureo ou proporção áurea (1,618 arredondado, já que tem infinitas casas decimais), que para algumas pessoas representa uma proporção perfeita.
Uma das idéias contidas na sequência seria a de crescimento, onde a cada tempo uma determinada população aumentaria aquela quantidade de indivíduos, um exemplo seria a de população de coelhos que a cada mês cresceria assim. Há também uma espiral que pode ser percebida numa folha de bromélia ou na concha do Nautilus Marinho, que se for decomposta em quadrados, notará os números da sequência, essa espiral se parece um pouco com a existente no cavalo marinho que é um símbolo bastante presente na série. Algumas plantas também crescem seus galhos ou folhas dessa forma. Na matemática os números ainda aparecem no triãngulo de pascal. Eles também existem na música, na arquitetura, na pintura, fotografia e nas artes em geral, ainda mais se considerar a razão áurea.
Há uma teoria interessante na área financeira que diz que os padrões de crescimento e decrescimento do mercado  muda de acordo com as oscilações relativas a  sequência, da seguinte forma, dividindo um número pelo anterior, a partir do 1, assim começaria 1/1 =1; 2/1=2; 3/2=1,5, 5/3=1,666..;8/5=1,6 . Essas oscilações representrariam os picos e vales do mercado. Essa mesma divisão, é a aproximação da sequência com o número áureo, a cada número essa divisão tende a proporção, sendo que no enésimo número da sequência a proporção seria a áurea. 1,617.... que é o número da razão perfeita,  e ele é encontrado na natureza como por exemplo nas sementes de girassol, ou proporção de macho e fêmeas numa colméia de abelha, ou mesmo no corpo humano. Muitos artistas esculpiam estátuas, ou faziam pinturas utilizando-a. O Partenon foi feito com ela,  algumas pirâmides também. E certas sinfonias contém partes com a proporção.
Há algum tempo não ouço falar da sequência em Fringe, não sei se no futuro os roteiristas irão utilizá-la, mas de qualquer forma é algo que eu percebi na série e resolvi estudar mais, como programadora já tinha ouvido falar sobre ela, inclusive há muitos algoritmos para calculá-la. Gostaria que os números voltassem, a aparecer, talvez eles explicassem o padrão de crescimento da quantidade de universos, pode ser? Seria uma boa, mas de qualquer forma, acho que os números já fazem parte da mitologia de Fringe.
Quem gostou desse post pode se interessar por:Teorias Malucas de Fringe: Entrelaçamento Quântico, Teorias Malucas de Fringe: Universos paralelos, qual é o seu universo preferido o do Walter ou do Walternativo? , Teorias Malucas de Fringe: Viagens no tempo, Tulipa Branca é possível?, Teorias malucas de Fringe: O gato de Schroding, Peter está vivo ou morto?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário