Busca no Blog

domingo, 15 de abril de 2012

Uma história juvenil diferente: Jogos Vorazes

 Recentemente, vi alguns filmes direcionados ao público jovem( bem, pelo menos seus protagonistas eram adolescentes). E levando em conta algumas produções que amenizam personagens, características, tipos (como os vampiros de Crepúsculos) e violência. Eu me surpreendi com um deles. Jogos Vorazes é baseado numa série de livros juvenis com uma boa quantidade fãs (como Crespúsculo e outros). Mas é de uma safra diferente dos livros/filmes dos vampiros que brilham no Sol. È uma história mais densa, com aspectos  violentos,  políticos e sociais, em mundo pós-apocalíptico miserável controlado de forma ditatorial. E ainda tem a cereja do bolo, sua protagonista é uma garota de 16 anos com uma personalidade incrivelmente forte.  E isso são características que realmente me atraem.
Jogos Vorazes se passa no que restou dos EUA depois de uma catástrofe. O país, Panem, é formado por 12 distritos e uma capital que vive das atividados realizadas nos distritos, como agricultura, minérios, carvão, indústria e etc. Assim, a Capital  não faz nada realmente importante, mas seus habitantes vivem em luxo e exaltação, em contraste com alguns dos distritos, onde há muita miséria e fome (olha a crítica da sociedade, hein?). No passado houve uma rebelião dos distritos (na época haviam 13), mas a capital acabou saindo vitoriosa, e como punição da revolta, todos os anos cada um dos 12 deve mandar um garoto e uma garota com idade entre 12 e 18 anos, para lutar até a morte, e apenas uma pessoa sairá vencendora, trazendo glória, comida e vantagens econômicas para o seu povo. Todo esse evento é televisionado e os habitantes se divertem assistindo a esse cruel reality show ( outra criítica hein? haha). O filme se foca em Katniss, uma garota pobre de 16 anos, moradora do distrito 12, um dos mais paupérrimos do país, que luta para sobreviver e levar comida para sua família. A sua irmã, Prim , é sorteada para os Jogos Vorazes e ela se oferece em seu lugar.
Ao ser levada para a Capital, Katniss descobre um mundo luxuoso e fútil. Onde os jogos representam mais que uma punição, um campeonato, a morte, a crueldade e aflição dos jogadores, é sim um espetáculo para controlar a população. Tudo envolvido em forças repressivas executadas pela administração de Panem. Esse tipo de coisa se percebe mais nos diálogos e pequenos detalhes, como o jeito de certos personagens. Haymitch Abernathy, por exemplo, é o mentor do distrito 12, que sempre fala de modo sarcático, e no início só aparece bêbado. É o único vencedor vivo do distrito 12 (que por ser pobre, quase não tem chances nos jogos vorazes), a bebida parece ser uma fuga do que ele viveu e do que ele sabe sobre a sociedade, mostrando inclusive uns traços velados de rebeldia. Peeta, o outro tributo do distrito de Katniss, possui uma situação financeira melhor do que a protagonista, conversa com facilidade, e apesar da rivalidade esperada por ela, aparenta ser gentil e apaixonado pela garota. Há também os tributos profissionais que vindo de distritos mais ricos, são treinados para os jogos, e com frequencia são os ganhadores. E Rue, a esperta garotinha do distrito 11 que acaba se aproximando de Katniss.
 Jogos vorazes me lembrou  "O sobrevivente" com Arnold Schwarzenegger, que se passava em um cenário similar, só que com adultos se matando. Bem, talvez com crianças seja mais cruel, não? Mas a violência, apesar de mostrada e de ter sido colocada nas entrelinhas também. Não fica tanto em evidência. E em um tempo, onde filmes adolescentes são tão leves, foi bom encontrar um com doses de crueldade, crianças morrendo, personagens fortes, e mais balanceados (tendo qualidades e defeitos e não apenas um deles), envolvidos em problemas mais importantes e difíceis . Em geral, os personagens são muito bons, e Katniss é talvez a mais interessante. Ela não chega a ser uma Scarlett O' Hara (a melhor personagem feminina que eu já vi ), mas em certos aspectos, ela me lembrou a heroina de  "E o vento levou", dura, corajosa, a pessoa que mantém a familia, que enfrenta as coisas, dentre outros aspectos.
È verdade que há também semelhanças com os filmes adolescentes, como o triângulo amoroso envolvendo Katniss, Peeta e Gale (amigo de longa data da garota), mas até que eu gostei disso, e não toma tanto tempo, nem é a força motora do filme. Para mim, uma história (independente do gênero) tem que também abordar sentimentos (amor, amizade, tristeza, alegria), senão  não consegue tocar ninguém, se tornando algo desinteressante e frio. Ainda em coisas apontadas como defeito, há um longo período de projeção antes do jogo começar, o que talvez tenha tornado os eventos da batalha um pouco corridos e confusos, ou até mesmo fazendo certas pessoas considerarem o filme monótono no início. Como não sou grande adepta de ação por ação e violência gratuita, prefiro assim, dessa forma a situação e alguns personagens puderam ser  apresentados.
Bem, gostei do tema, dos personagens, do ambiente em que se passa. Enfim, gostei do filme. Me diverti, e acredito que possa agradar tanto jovens como adultos. Pode se dizer que não é uma estória muito original (há várias obras com histórias e personagens similares), mas eu não peço originalidade, e sim que tenha um bom roteiro, personagens bem construídos e uma boa execução, e na minha opinião tem. Pode não ser tão profundo como alguns queriam (e que não mudará a sociedade, haha), mas não achei que era algo descartável, ainda mais levando em conta outros filmes para público jovem. Pois de certa forma, faz pensar, deixa mensagens (não tão fáceis e didaticas ), e  até mesmo me deixou com vontade de ler os livros.
Ahh, comecei escrever uma fanfic de Jogos Vorazes, se alguém quiser dá uma olhada clique aqui.

2 comentários:

  1. Gostei bastante do filme também que me surpreendeu positivamente.
    Até estou lendo o primeiro livro e como não sao grandes espero terminar os três antes de assistir o segundo filme. Infelizmente, apesar da boa história, a narrativa do livro não é nenhuma obra prima e a tradução deixa a desejar em alguns momentos (como quando bull's eye que é aquele centro do alvo que vale mais ponto é traduzido como olho de touro!).
    Uma coisa que notei é que o filme até onde li retrata muito bem a história. As omissões são mais sobre o passado ou historias paralelas de alguns personagens. Tudo de importante está lá. E até algumas mudanças o filme fez pra melhor, aumentando a carga de drama e emoção de determinadas passagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mat, eu também comecei a ler o livro. Concordo com você que o filme foi muito bem adaptado e as coisas realmentes importantes foram mantidas. A história é bem interessante mesmo, eu li uma tradução bem defeituosa, com erros de concordância e ortográfico, mas na verdade não me importei tanto com isso, estou lendo até com uma boa velocidade, o bull's eye foi traduzido como conrnucópia (achei esse termo melhor do que o vc citou). Mesmo a adaptação tendo sido bem feita, mas po ser um livro, e ainda por cima sobre o ponto de vista de apenas uma pessoa (Katniss), algumas coisa não tiveram como ser colocada, como alguns nuances da personalidade, divagações interiores, importância de certas histórias (como a parte de Peeta dando pão para ela, que é bem mais importante do que parece no filme, ou mesmo uma explicação maior sobre o distrito 13, ou o sinal que é feito para Katniss pelos cidadãos do seu distrito, o mesmo que ela faz para Rue, quando essa morre, algo como um adeus e que a pessoa é admirável e respeitada por isso) e etc. Ao ler foi como descobrir mais detalhes da história, mais sobre certas motivações e passagens. Algumas partes eu achei excessivamente românticas, mais as do fim do jogo (mesmo que eu tenha gostado delas, hahaha), e achei interessante que o filme tenha cortado algumas delas. De qualquer forma achei um bom filme e livro,e e considerando obras atuais para o público jovem, achei bem superior em questão de objetivos e profundidade. E é divertido ler e ver, mesmo não sendo mais adolescente.

      Excluir