Busca no Blog

domingo, 29 de abril de 2012

La Femme Nikita: Spec Ops (2x02), Third Person (2x03) e Approaching Zero (2x04)

Para quem quer saber sobre a série La Femme Nikita: La Femme Nikita.
Postagem anterior: La Femme Nikita: Hard Landing.
Resolvi escrever sobre 3 episódios de La Femme Nikita de uma vez, pois esses episódios fazem parte de uma arco completo, e juntos formam apenas uma história. Assim não vi sentido de escrever sobre eles separados ou apenas um. Pois a análise da história ficaria incompleta. Assim coloco as minhas ideias sobre eles abaixo:

2x02- Spec Ops
- Ele é diferente. (Nikita sobre Jurgen)
-Diferente de quem? (Michael)
-Diferente de você  (Nikita)
 Nikita vai para a reabilitação e passa a ser treinada por Jurgen, um inteligente e misterioso agente da Seção que tem como propósito descobrir a verdade sobre os 6 meses que ela ficou fora da agência. Enquanto isso, Michael tenta impedir que um terrorista sobrevivente da Liga da Liberdade não entregue informações sobre o paradeiro de Nikita no tempo em que esteve fora.
Após voltar a seção 1 por Michael, Nikita percebe que as coisas que não vão ser como ela queria, ela quer um romance com ele, declarações, uma relação, mas ele se afasta dela. Mantém encontros furtivos, mas sem demonstrações de carinho. Segundo ele, a Seção desconfia dos dois, o que é verdade, ainda mais em relação a Operations e Madeline, que sempre parecem estar desconfiados de tudo, apesar deles reconhecerem  que vínculos entre agentes nem sempre é sempre ruim, pensando que talvez esse seria o motivo de Nikita ter retornado para a agência.  Nikita é claro não gosta do afastamento de Michael e da sua frieza, de certa forma ela se sente traída, como se ele não cumprisse a promessa que a fez voltar. Ela o provoca e diz que prefere morrer a esconder os seus sentimentos. Mas Michael é um sobrevivente astuto, e tem ambições.E nesse episódio chega a falhar em missões para a que a organização não descubra a verdade  o que significaria a morte dele e de Nikita. Com certa habilidade consegue virar um pouco jogo, e faz um terrorista criar uma história falsa do cativeiro de Nikita.
Mas ainda resta um problema, Jurgen. Ele é esperto o suficiente e percebe o jogo de Michael e Nikita. Sabe que Nikita não foi feita prisioneira e que voltou por causa de Michael. Ele sabe o quanto Michael pode manipular e conversa com Nikita sobre isso, mas não me parece conhecer o agente a fundo, ou pelo menos tenta manipular Nikita neste aspecto. Descreve Michael como alguém que não consegue amar, coisa que em diversas ações ele provou o contrário, entretanto isso até traz alguma luz ao senso crítico da agente. Michael age de forma dúbia e nem sempre dá para entender as suas motivações, mas ela sabe os problemas que ele passou por ela. Jurgen ao meu ver é um ótimo rival de Michael em relação ao amor Nikita. Nos episódios seguintes se percebe mais sobre isso. Ele é uma agente diferente, alguém que Nikita consegue confiar. E na Seção 1 é muito difícil achar alguém assim, e que estivesse do lado certo. Jurgen é raro nesse quesito. Por isso acho que era um verdadeiro rival, não tem o poder de sedução de Michael, ou a química com Nikita, mas em minha opinião, foi o melhor pretendente dela (depois de Michael, é claro haha).
Dos 3 episódios do arco esse é que mais tem a visão da Nikita,  e creio que isso impera, assim é o episódio da Nikita.

2x03- Third Person 
 Michael te ama, Nikita... Eu poderia envelhecer te amando...Mas também conseguiria viver sem você...Não tenho certeza quanto a ele. (Jurgen) 
Nikita pára de fingir e volta treinar com seu status total. Operations a libera como agente, mas mantém Jurgen por perto para evitar qualquer recaída. Enquanto isso, Michael continua desconfiado sobre Jurgen e a Seção caça um grupo mercenário que presta serviço a diversas organizações terroristas.
Mais um episódio do arco de "Jurgen". Nele há um aprofundamento melhor em relação ao personagem, e ele vai formando uma amizade com Nikita. Não há cenas quentes entre os dois, mas a relação deles cresce na base da confiança ( um pouco diferente da cheia de segredos de Michael e Nikita, talvez seja por isso, uma comparação entre o jogo dela com Michael e a confiança com Jurgen que a tenha feito se abrir com o segundo). Michael tenta manipular Nikita acerca dele, mas não se sai bem, e a deixa mais propensa a acreditar na versão de Jurgen. Há ainda a opinião de Walter, que o considera um dos 5% dos agentes que não perdeu a alma no primeiro ano, quanto a Michael ele não sabe. Há diferenças também como mentor dela, ele se mostra acessível, preocupado com ela, elogia a sua atuação. É legal ver Nikita de volta ao seu apartamento, trouxe uma sensação de deja vu em relação a outra vez em que Michael a leva.
Michael, por sua vez, parece se sentir ameaçado por Jurgen, tanto pelo que ele sabe, quanto pela perda de autoridade e inclinação de Nikita. Em certo momento se descobre, que ele colocou uma escuta nos dois, e que ouve a conversa deles. Pode parecer apenas ciúmes, mas o próximo episódio mostra que é mais do isso. Como diz Walter, o que Michael faz para ela, mentindo e manipulando, é para protegê-la. Jurgen parece mais conhecedor do carater desse nesse episódio, admitindo que ele tem sentimentos. Há ainda um problema entre os dois, um desavença que ambos resolvem numa luta. Foi tão legal ver os dois brigando na sala branca. Hahaha.
Outra coisa interessante, Madeline e Operations se mostram mais humanos, unidos, até mesmo com uma pontinha de romance, bem , pelo menos em relação a ele, eu penso. Numa atitude cordial (partindo dele isso é muito), ele lembra do aniversário dela, quando ela nem mesmo se lembra. Dia 7, né? Haha. Nikita age de forma mais cruel, em um missão, mata alguém sem titubear. Será a mostra de que ela está perdendo a sua compaixão, está se acostumando com as regras da agência? Ou ela só age assim para voltar definitivamente para a organização? Não se sabe exatamente, mas Operations percebe isso,  eu também, antes dele conversar com ela, já tinha notado essa mudança.  Parece até que aquilo já se tornou banal para ela.
Dos 3 episódios, esse é o que realmente debate mais sobre Jurgen. Mostra sua personalidade, sua visão. Assim para mim, esse é o episódio do Jurgen.
 
2x04- Approaching Zero 
 -Está bem, Michael, então o que é?  Eu saí para jantar.  E daí?... a resposta de um Michael ofegante... o olhar no vazio. Se você está com ciúme, então sinta-se com ciúme... fale que não quer que eu o veja. (Nikita)
- E só isso bastaria?(Michael)
- Talvez…Talvez não...Pelo menos seria algo real, um sentimento...em vez desse jogo enigmático de 20 perguntas. (Nikita)
...
Enquanto você estava na casa dele, eu estava ouvindo vocês. Tive que manter meus sentimentos separados. É assim que eu vivo a minha vida, Nikita... dividido em dois. Nunca permito que vejam a outra parte, mas ela está lá... sempre comigo... (Michael )
A seção 1 tenta recuperar um satélite que caiu no mar e pode ser usado por terroristas. Enquanto isso, Nikita se envolve com Jurgen, e Michael comanda uma operação secreta cujo o alvo é o seu rival.
Gostei da missão desse episódio, ela foi diferente das que eu estava acostuma. Em síntese se consistia em recuperar um objeto e não uma pessoa ou prender um terrorista. Assim vi uma nova forma de agir, com locações diferentes, como um navio no meio do mar, era algo com menos luta, mas bem secreto e com um objetivo interessante.
O romance de Nikita e Jurgen começa a andar, e finalmente, os dois têm as primeiras cenas de contato físico (uns amassos mesmo, haha). Não são tão românticas como poderia ser, e também não são muitas, o que é bom, pois tenho preferência incondicional em relação a Michael, e Jurgen poderia ter se tornado um dos personagens que eu menos gostei na série, mas isso não aconteceu, e eu até gosto dele. Um novo aspecto de Jurgen é mostrado, ele tem uma certa liberdade na sua forma de agir, podendo recusar ou postergar certas tarefas. E ele só consegue continuar vivendo por causa disso.
A missão "por baixo dos panos" de Michael consiste basicamente em tirar essa "flexibilidade" de Jurgen, e para isso, ele modera as suas reações chegando inclusive a escutar os amassos de Nikita e Jurgen,  ele tenta apressar a operação, mas mesmo assim se contém. Os atos de Michael parecem se justificar nesse episódio, e uma visão sobre o porquê e seu modo de agir é mostrada, há até uma brincadeira em relação a sua forma de olhar para o vazio. Hahahaha. Isso é claro traz ótimas falas, ainda mais quando essas referem a  ele. Ele próprio chega a explicar a sua forma de ser para Nikita e me pareceu sincera. Nossa!! Ela o rejeitou tanto nesse capítulo, que eu comecei a ficar com raiva dela, como ela podia fazer aquilo? Ainda mais com o Michael mais apaixonante do que o normal.
Há ainda o final, a conclusão de Jurgen, que se sacrifica pela Seção 1 e Michael. A verdade é que ele não conseguiria mais viver da mesma forma que os outros agentes, então prefere morrer, foi bem nobre realmente, e  foi bom vê-lo fazer isso (triste eu não fiquei). E aquela fala de Nikita para ele? Será que ela ia preferir que Michael, que convive com ela há anos e por quem ela é apaixonada morresse em vez Jurgen? Sério sei que ela gostava dele e tal, mas ele em vez do Michael? Nunca... Antes do fim há uma outra informação interessante, Jurgen foi o treinador de Michael, legal, não?
Dos 3 esse é o meu episódio preferido. Seguiu a visão de  Michael,  onde ele se mostrou realmente da forma que é. Para mim, nesse arco de "Jurgen", esse é o episódio do Michael.

O arco de "Jurgen"
Ainda tem algumas considerações finais e curiosidades sobre esse arco que gostaria de falar. Bem ele trata da reentrada de Nikita na seção 1. Novos e antigos dilemas são colocados. A seção 1 continua basicamente a mesma, um lugar cheio de intriga,  novos  cenários são apresentados, mas as coisas não ficam tão diferentes. Nikita, na temporada anterior, queria fugir de lá, era a base dos episódios entender como as coisas funcionam e arrumar uma forma de fugir. Depois de 6 meses fora, ela percebe que não terá uma verdadeira liberdade com a fuga. Assim essa base some, Nikita está de volta, consegue o seu status de agente novamente. E agora?  Se ela quiser continuar viva terá de aceitar e fazer certas coisas, tem que se envolver com as intrigas da Seção. Jurgen mostra que mesmo por pouco tempo nem tudo é tão ruim, ele conseguiu viver sobre seus termos e apesar de não ter sido para sempre, ele viveu de forma diferente. Será que Nikita conseguirá isso algum dia? As esperanças de Nikita em relação a Michael também caem por terra, pelo menos por enquanto, pois tudo é bem mais perigoso, e ele não está disposto a perder a vida por isso, e acho que ela também não. Michael volta a agir de forma bem parecida com a anterior, e apesar de saber mais coisas agora, Nikita percebe que o jogo entre os dois vai continuar. Bem, esse arco é um reinício, um ponto de partida para a série fora do ambiente do filme em se baseou.
Para certos envolvidos, esses episódios não  foram o que pensavam, não foi bom o suficiente, não funcionou da forma que eles queriam. Eles tinha diversas ideias na cabeça e muitas tiveram que ser abandonadas, cenas tiveram que ser reescritas. Jurgen e Nikita inicialmente teriam várias cenas românticas e quentes. Mas depois que eles contrataram, Bruce Payne para o papel  sem realizar nenhum teste, as coisas mudaram. Ele e Peta Wilson ( a atriz que faz Nikita)  tiveram várias divergências na forma de atuar, ou de entender os personagens, não foi visto química entre os dois atores, sem contar que Payne gostava de opinar e fazia um Jurgen diferente do que eles imaginaram,  cismava com coisas que não faziam sentido para eles, e precisou ser convencido algumas vezes. Além disso,  falas de Jurgen tiveram que ser regravadas, pois ator mudava o sotaque de uma cena para outra. Me parece que foi extremamente difícil trabalhar com ele.  Uma suspeita ficou em  minha mente quando vi a cena que Nikita, Jurgen e Michael estão no navio (episódio 2x04), eu reparei que Nikita e Michael usam uma espécie de capuz de mergulho que esconde o cabelo deles completamente, mas Jurgen não. Será que essa foi uma das exigências de Bruce Payne? Pois sinceramente não entendi porque ele estava diferente. Assim muitas cenas de Jurgen, principalmente as com Nikita foram refeitas, se tornaram menos românticas, menos físicas. E Jurgen se aproximou de Nikita como um amigo e não como sedutor.
Há ainda a contenção de custos que La Femme Nikita sempre passava. É, parece que o orçamento da série não era muito bom, e eles tinham de fazer coisas, como mudar cenas que haviam pensado (pois ia gastar um bom dinheiro), aproveitar cenas de outros episódios, cenários de outras produções e etc. Com isso eles também não caprichavam em efeitos especiais, eu sou fã, mas tenho que admitir os efeitos da série eram ruins. Ainda mais os das explosões, e considerando que era um série de espionagem, havia coisas explodindo constantemente. Hahaha. Nesse arco por mais incrível que pareça as explosões conseguiram ficar piores, pois eles mudaram a técnica usada por uma mais barata. Ficou ruim mesmo, até ri em certas partes. Mas eu não me importo tanto assim com efeitos especiais, sempre considerei mais roteiros e personagens. Isso é só um detalhe que não mudou a minha paixão por essa série.
Próxima postagem: La Femme Nikita: New Regime

Nenhum comentário:

Postar um comentário