Busca no Blog

domingo, 22 de janeiro de 2012

La Femme Nikita: Hard Landing (2x01)

 Depois da explosão, comecei a acreditar que você não tinha conseguido sair a tempo. Pensei que você tivesse morrido. Quando te vi em Lyons, eu voltei a viver. Eu nunca tinha percebido o quanto eu preciso de você. (Michael para Nikita)
...
- Eu tive um sonho na noite passada ... Você me falou certas coisas, revelou os seus sentimentos. (Nikita)
- Às vezes tudo o que temos são os nossos sonhos. (Michael)
- Você passou por muitos problemas para me trazer de volta para cá. Eu quero saber o porquê. (Nikita)
- Tenha paciência. (Michael)
Para quem quer saber sobre a série La Femme Nikita: La Femme Nikita.
Postagem anterior: La Femme Nikita: Mercy.
Hard Landing é o primeiro episódio da segunda temporada de La Femme Nikita. E que episódio maravilhoso é esse! Ele  atende os anseios dos fãs de Michael e Nikita e de forma admirável, sendo que o principal tema dele são dos dois personagens.  È um dos melhores e mais bem construídos episódios de LFN em minha opinião. Há acontecimentos importantes, belas cenas e grandes falas referentes à trama principal. Pode se dizer que ele não tem nada de procedural, pois até mesmo o caso investigado pela seção 1, é ligado aos acontecimentos do episódio anterior, Mercy.
Após ajudar Nikita a fugir, e sem saber se ela conseguiu ou se morreu, Michael está catatônico. Começa a falhar nas operações ( coisa que não é nada típico dele), machucar recrutas, enfim parece não se importar muito consigo ou a organização, e mesmo após 6 meses, ainda tenta sem sucesso entrar em contato com Nikita. Enquanto isso, Nikita está vivendo como uma pessoa "normal". Mas ela acaba sendo capturada pela Freedom League, o grupo terrorista que a seção 1 e ela enfrentaram 6 meses antes. No cativeiro, ela descobre que agentes da seção 1 estão prestes a cair em uma emboscada, e consegue fugir de lá. Michael, depois de ser rebaixado ( não sendo mais líder das missões),  sai em uma operação para impedir as ações da Freedom League, cai na tal emboscada, e Nikita o salva, fazendo com que ele descubra que ela ainda está viva.
Hard Landing também é um episódio sobre a volta de Nikita a seção 1. O seu retorno era certo, mas foi interessante ver como foi feito. Ela havia fugido, e só o Michael sabia da possibilidade dela estar viva. Então como ela poderia voltar sem a Seção 1 descobrir a fuga?  E por que ela voltaria?. 
Assim uma das situações mais esperadas acontece. Durante todo o primeiro ano, eu realmente torcia para que Nikita e Michael  ficassem juntos. Talvez seja o casal (fictício) por qual eu mais torci. Mas não esperava que  fosse acontecer tão cedo como nesse episódio. E isso não se refere a série em si, pois nesse aspecto ela se desenvolveu (e já vinha desenvolvendo) de outra forma e o relacionamento de Michael e Nikita na maioria das vezes era o seu maior atrativo e foco. Mas não é comum acontecer isso nos seriados, quando há um casal com grande tensão sexual, e uma torcida do público, dificilmente eles ficam juntos logo. O seus realizadores citam o que aconteceu em "Jeannie è o Gênio" e "A gata e rato", quando os casais se juntaram, as séries perderam a graça e a audiência, sendo canceladas. Então para não acabar tão cedo, eles ficam postergando o relacionamento. È uma tática, mas depois de um tempo eu normalmente me canso, entretanto não dá para tirar a razão deles. O bom é que em LFN eles não seguiram isso, os dois fizeram sexo pela primeira vez nesse episódio (ahh, não vá esperar outra cena de sexo entre eles tão cedo, ainda mais se for algo desvinculado do trabalho na seção) e isso agregou muita coisa à série.
 Voltando a história do episódio, depois de descobrir que Nikita está viva, Michael marca um encontro em um barco. Quando ele aparece, Nikita ainda insegura das intenções dele (para mim era óbvio), lhe aponta uma arma. Há uma breve luta "sensual" entre os dois, ele a desarma, e eles fazem sexo. Um início um pouco violento assim, deu um certo sabor a cena. Haha. Depois ainda é mostrada um nu dos dois de corpo inteiro, seguida de uma conversa  (aparecendo apenas os ombros e acima). E há mais uma cena onde Michael e Nikita conversam no dia seguinte em cima do barco e se despedem. Nem sei quantas vezes já vi essas partes. È ótimo ver os dois juntos depois de tanta torcida. Os diálogos então, já devo ter decorado. São ótimas as declarações, principalmente  as que vieram de Michael que normalmente não fala de sentimentos. E ahh, eu adoro a forma de Michael dizer que ama Nikita, sem dizer eu te amo. O que ele fala muitas vezes parece ser maior até que o amor. Assim, ele não precisava dizer eu te amo, já que o ele dizia era muito mais forte que isso. E muitas falas desse tipo estão nesse episódio. As frases que eu gosto começam ainda na "luta" dos dois, quando após Michael beijar Nikita, diz que a havia perdido, e ela retruca que ele nunca a teve. Ahhaa. Mas não seja por isso, né? Foi quase uma provoção. Ele a possui então. Depois Nikita conta que não está tão satisfeita, que o que ela está vivendo não era a liberdade, que mesmo não querendo, tentou se desligar e esquecer até dele, e por isso não respondeu as suas mensagens. Na manhã seguinte, foram as declarações de Michael, pensando que Nikita havia morrido, ele deixou de ser ele mesmo, diz que precisa dela,  pede por sua volta, quer saber como os dois ficariam dali em diante. Ver Michael falando tantas coisas, e o que sentia, era bem raro em La Femme Nikita, principalmente no início e essa foi a primeira vez em que ele falou isso sem ter segundas intenções óbvias.
Quem não ia querer voltar depois daquilo? Mas Nikita não pode, não sem eles descobrirem a sua fuga e que Michael a ajudou, o que significaria um provável cancelamento dos dois. Ahh, há uma curiosidade, a cena do nu de corpo inteiro só foi filmada e colocada no ar, por insistência do produtor. Ela era considerada imprópria e muita avançada para ir ao ar no canal. Mas segundo Joel Surnow, depois de um ano de espera, o público tinha que ver algo algo a mais.E no fim, essa cena se tornou muito reverenciada.
Michael volta a si depois que reencontra Nikita, aquele que parecia quase um zumbi, em choque, e quem Madeline não esperava que recuperasse, volta. Faz os seus planos, e começa ficar atento inclusive a Ackerman , o  agente que o substituiu como líder. Então surge a oportunidade para trazer Nikita de volta e  em uma missão contra a Freedom League, Michael desmascara um traidor e simula o resgate dela, que realmente não precisava voltar, mas depois do que passou com ele, ela estava conquistada não? Até ser espancada por Michael para simular tortura, Nikita se sujeitou. È bem legal quando ele a leva para a van (em seus ombros). Entretanto nem tudo são flores. Ainda na enfermaria, Nikita e Michael conversam. Ela querendo prosseguir com o relacionamento, falando de um "sonho" onde ele se declarava, e ele demostrando que pelo menos por enquanto não iria continuar, com seu "as vezes só temos os nossos sonhos". E assim com Nikita encarando a "realidade" e se sentindo enganada, Michael volta à sua dubiedade. Mas eu acho que até para Nikita, os sentimentos dele já tinham sido expostos, e apesar dele não querer se arriscar tanto na Seção 1, ela já sabia, ele realmente provou o quanto ela era importante.
Enfim, que episódio sensacional! Matou, pelo menos temporariamente, a minha fome de ver Michael e Nikita juntos, e a trouxe de volta a Seção 1. Indico com toda certeza. Como curisidade há uma cena alternativa do reencontro (salvamento) de Michael e Nikita, vou deixar o link aqui. Mas eu gosto muito mais da cena que foi ar, mais curta, mais bela e, bem melhor.
Próxima postagem:La Femme Nikita: 2x02, 2x03, 2x04

Nenhum comentário:

Postar um comentário