Busca no Blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Homeland - 01x11 - The Vest (Review)

 Estou impressionada. Essa série realmente conseguiu bagunçar a minha mente. Além de constatar que Homeland é excelente, não sei mais o que pensar. Definitivamente não dá para especular. Cada episódio consegue desconstruir a minha ideia prévia. Ao assistir o episódio anterior, Representative Brody, pensei que a série seguiria um rumo, mas depois de "The vest" não sei  mais.
>>>>> Spoilers abaixo <<<<<<
 Eu acreditava que as investigações acerca do traidor na CIA iriam avançar, que as pistas sobre a localização de Walker começariam a aparecer, e que o plano principal de Abu Nazir só começaria a ser mostrado na próxima temporada. Mas não!!!  Afinal, o que aconteceu?
A família Brody parte para uma viagem no fim de semana. O sargento leva a esposa e os filhos a  Gettysburg, onde ele dá uma aula sobre história, e fala sobre coragem e seguir seus ideais, mesmo que isso cause a própria morte. Parece uma explicação dos eventos sombrios que Brody sabe que se aproximam e ao mesmo tempo é uma despedida. Já que durante essa viagem, o soldado recebe um colete suicida, o que dá a impressão (já que em Homeland tudo pode mudar a qualquer momento, e de forma convincente) que o plano de Abu Nazir para Brody é se explodir em algum lugar e levar algumas pessoas importantes junto. Jessica e Chris ficam bem felizes com os momentos familiares, e não percebem nada. Mas Dana mostra que há outra mente pensante na família e consegue enxergar outras coisas: como o pai está/é estranho, desconfia do pacote (onde está o colete), mas talvez o que mais tenha aumentado a sua suspeita foi o pedido de Brody para ela apoiar a mãe, o tom era de despedida total. Mesmo com sua rebeldia, eu sempre achei a garota muita sensata, e com uma incrível percepção do ambiente à sua volta,  e nesse episódio, essa característica se tornou mais evidente. È como se ela conseguisse ver a hipocrisia, a mentira das situações que a cercam. Dana é uma personagem que eu gosto, depois do pai, é o meu Brody preferido. Haha.
Já Carrie continua no hospital. E pela primeira vez, Saul percebe que sua pupila, tem problemas psiquiátricos. A conversa com a irmã dela só veio confirmar o óbvio. E tudo por causa de uma caneta verde. Sei que era uma situação de certa forma trágica. Mas até que foi engraçado ver Carrie completamente transtornada por causa de uma caneta, a cara de Saul ao vê-la assim, acho que não sei nem explicar, era de choque, de medo, de tristeza. E depois a forma que ele a protegeu, cuidou, a escutou , e mesmo ela parecendo insana, atropelando todos os pensamentos, ele ainda acredita nas suas ideias, e até consegue entender e montar a "linha do tempo". Nossa! Saul é como se fosse um paizão. Torço bastante para ele não ter nenhum envolvimento com Abu Nazir. Pois a relação dele e de Carrie é tão bonita, e eu ficaria bem desapontada se não fosse verdadeira.
Apesar de toda loucura, Carrie fez o seu trabalho como ninguém, em casa ela parecia uma doida brincando com lápis de cor, mas seu raciocínio foi sério, e chegou perto de descobrir um dos segredos mais escondidos de Brody e Nazir, a morte de Issa. Ela sabe que houve uma tragédia, só falta descobrir o nome do filho de Nazir. Assim juntará as pontas, chegará a Brody, e descobrirá que desde o início suas suspeitas tinham fundamento. E ainda, as falas dela, apesar de parecerem sem sentido, como aquela sobre a planta, está cheia de metáforas sobre os acontecimentos, e são todas bem fundamentadas, como que sem seu juízo perfeito, ela estivesse mais perto da verdade.
Mas apesar de toda a intuição, Carrie não confiou na pessoa certa. O instinto até que a levou ao caminho correto. Brody sabe sobre a tragédia que guia Nazir, mas essa também o guia. Quando Carrie telefonou para o Sargento pedindo essa informação, e ele disse que iria na casa dela, eu pensei, nossa! Ele vai pegar uma arma e finalmente vai agir. Vai tentar matar a agente. Mas ele foi mais esperto, telefonou para Estes e contou a sua versão da história. E claro que David com seu rancor e precisando demitir uma pessoa (o Vice Presidente pediu isso), detona os planos dela. Mais uma vez, que pena da Carrie!
As investigações sobre o traidor infiltrado na CIA não avançaram muito. Mas creio que a última cena com Estes estragando o plano de Carrie, colocou as suspeitas nele. Afinal, ela estava muito próxima de desmascarar Brody, e ele não querendo agir de forma violenta, pode ter telefonado para David, pedindo para ele resolver as coisas. Mas tudo pode não passar de algo infundado, e ele simplesmente aproveitou a chance de acabar com Carrie. Agora, não sei se depois disso, ela voltará com as suas suspeitas em relação ao sargento.
Outra coisa, é que se não houver um reviravolta (não arrisco afirmar nada), o plano mestre de Nazir parece tomar forma. Eu não esperava um atentado suicida de Brody nessa temporada. Afinal vai haver uma segunda, e eu penso em como ela acontecerá sem o personagem. Se o plano for bem sucedido e ele morrer,  se ele for pego, ou se ele desistir no final, ainda haverá algo que o liga a Nazir, assim não terá como o personagem continuar agindo livremente. E a série perderá um dos seus guias. Como Homeland funcionará na próxima temporada com essa perda? Como será a situação de Brody?
Do outro lado há a vertente de Carrie, com os últimos acontecimentos, estou achando difícil ela manter o emprego na CIA. Poxa, Brody destruiu a carreira dela, e muita gente já sabe sobre seus problemas psiquiátricos. Mesmo que ela esteja certa, não há como confiar mais na agente. Assim, qual seria o caminho da série? Do jeito que as coisas estão acontecendo vai ser difícil manter os dois, ou mesmo um dos dois personagens principais trabalhando da mesma forma. Já disse que não dá para especular muito em Homeland, mas mesmo assim não vejo como vai funcionar a próxima temporada.
Ainda continuo com várias dúvidas, acho que talvez Dana e sua suspeita em relação ao pai, vá mudar um pouco essa balança. O próximo episódio de Homeland vai durar 90 minutos, e depois de ver a promo, nem sei como vou conseguir esperar o próximo domingo,  to roendo as minhas unhas, é o último episódio da temporada e parece que vai ser sensacional.

14 comentários:

  1. PQP, quando você acha que Homeland não pode ficar melhor aparece um episódio desses. Série boa é série assim, que você não faz ideia do que vai acontecer nos próximos 5 minutos ou se tem algo em mente sempre acaba sendo surpreendido pelo contrário. Homeland tá me ajudando a não sentir tanta falta de Breaking Bad (se você ainda não assistiu pode baixar logo que é ainda melhor). Já estou com aquela sensação de saudade antecipada, ter que esperar quase 1 ano não é muito justo.

    ResponderExcluir
  2. Thiago, estou viciada em Homeland, é incrível como ela consegue surpreender e de forma condizente. Mal posso esperar os 90 minutos do episódio final. E claro que devo ficar meio orfã quando acabar. haha. Não vejo Breaking Bad, mas quem sabe que com essa espera (de quase 1 ano pela segunda temporada de Homeland), não dou uma olhada?

    ResponderExcluir
  3. Pode começar sim que vale MUITO a pena. Se você não gostar você..... não vai poder fazer nada a não ser me culpar rs

    ResponderExcluir
  4. Ok,Thiago, vou tentar ver, e vou te culpar mesmo se eu não gostar. Haha.

    ResponderExcluir
  5. Caramba algum lugar que fala de homeland *______* dificil, nossa episódio phoda, muito tenso. Homeland é ótima, que foi essa claire danes psicotica, só tenho uma dúvida a irmã dela mentiu né? falando que era bipolar. Tipo eu acho que ela é mais que bipolar. Não sei agora se ela mentiu para o Saul, para amenizar a situação.

    ResponderExcluir
  6. Camila! È, eu comento sobre Homeland. Hahah. Aliás comentei sobre todos os episódios que passaram. Homeland é uma série que vem sendo bem elogiada, mas eu ainda acho que há poucos sites (principalmente os que eu tenho costume de acessar e considero maiores) que fazem reviews dos episódios, e há ainda os que tem atrasado bastante as reviews. Por isso eu comecei a falar sobre cada episódio da série, Homeland merece. Quanto a irmã de Carrie acho que ela não mentiu, não havia motivo para isso, Saul protegeria Carrie de qualquer forma. Não creio que Carrie tenha algo muito mais grave do que ela disse, afinal se for notar, se medicada a agente é completamente funcional.

    ResponderExcluir
  7. Homeland é de uma qualidade absurda, Showtime acertou em cheio ao apostar nessa série, e ainda bem que ficou em uma tv fechada, pq se fosse para uma aberta, com certeza prolongariam por 20 e poucos episódios e encheriam de fillers. A relação Saul e Carrie é excelente, nem com o pai dela ela tem tanta afinidade. Juro que achei que Dana fosse explodir mexendo no colete de bomba. A série mereceu cada indicação recebida, e ainda daria o de melhor ator coadjuvante para Mandy Patinkin. http://www.episodioscomentados.com.br/2011/12/homeland-s01e11-vest.html

    ResponderExcluir
  8. Dan Artimos, é bom Homeland ter ficado num canal fechado (ainda mais no Showtime), mais ainda considerando que a série vai ser exibida sem interrupções, eu ficaria mais ansiosa ainda se tivesse que esperar interrupções. Cada vez mais gosto da relação de Carrie e Saul.È tão boa a relação dos dois, é algo de pai e filha sim. Gosto da Dana, não queria que ela explodissse. haha. Sim concordo, Homeland mereceu todas as indicações no globo de ouro e eu tô aqui torcendo para todas, espero que aumente a visiblidade da série. Ahh também indicaria Mandy Patinkin, mas acho uma categoria mais complicada, já que é uma mistureba, seria bom se eles separassem os coadjuvantes por gênero também. Seus comentários sobre o episódio foram muito bons, com certeza vale a pena dá uma olhada no seu link.

    ResponderExcluir
  9. Realmente um bom episódio, com tantas informações que fica até difícil assimilar todas. Realmente a viagem da família Brody foi quase uma despedida do sargento, inicialmente aparentava apenas um aviso de que tudo ficaria mais difícil, o que parecia bem óbvio já que se candidatou, mas tudo realmente mudou após ele pegar o colete. Também não acredito que ele vá usar ele próprio o colete, mas a hipótese de se aproximar de gente poderosa e se explodir também é boa, mas deixaria uma lacuna na série se ele morresse. Já a Clarie Danes teve uma ótima atuação, e a carreira da Carrie realmente parece que ira passar por um mal momento, e acho que Nicholas fez uma ótima jogada denunciando ela a Estes, pois assim acaba com quase toda a credibilidade dela em futuras denuncias, o que deixa ele muito mais tranquilo já que ela se aproximou tanto da verdade, mas acho que Saul irá continuar ajudando-a e seguindo os rastros que ela mostrou.

    ResponderExcluir
  10. Filipe, eu acho, ou melhor, eu torço, caso o plano seja mesmo Brody como um homem-bomba (acredito que seja isso, mas não dá para garantir), ele não seja bem sucedido, como será a próxima temporada sem o Brody? Mas deve ocorrer algo, Homeland ainda deve surpreender nesse episódio final de 90 minutos que promete. Depois que Damien Lewis foi indicado ao globo de ouro, vi na net um comentário de uma mensagem dele, algo assim, que ele estava nas nuvens de feliz, e quem sabe se com isso ele não voltaria na segunda temporada? hahha, se vem do ator ou não, não sei. Mas serviu para aguçar mais ainda a minha curiosidade. E esse trem de explodir me fez lembrar de uma entrevista de Hitchcock, onde ele dizia que quando há uma bomba num filme prestes a explodir e a matar um monte de gente, ela não pode explodir, pois quebra o suspense, é algo esperado e não trás nada a platéia. Algo deve acontecer, alguém deve jogar a bomba fora, ela deve falhar ou outra coisa, mas nunca explodir. Bem, quem sabe algo assim não aconteça em Homeland?

    ResponderExcluir
  11. Claire Danes é a "louca" mais carismática que já vi. Homeland tem atores de verdade.

    ResponderExcluir
  12. Concordo, Carrie é mesmo muito carismática, e eu torço muiiito por ela haha, nessa a temporada a personagem se deu muito mal, e não teve como eu não ficar aflita com isso. Homeland tem mesmo um elenco muito bom, e mereceu com certeza as indicações no Globo de ouro, mais ainda em relação a Claire Danes, que é sensacional como Carrie.

    ResponderExcluir
  13. Estou bem atrasado, mas minhas impressões são:

    - Brody estava aprendendo como usar o colete, para ensinar a alguém. Ele não vai morrer logo cedo..;
    - Será que o Brody telefonou pro Estes mesmo ou o Estes interceptou a ligação e correu para a casa da Carrie antes do Brody?

    Fantástica a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vítor, Quanto a primeira impressão, se Brody ia ensinar ou não a usar o colete, ou se vai morrer, não vou estragar a sua surpresa, ainda tem uma episódio de 90 min para você assistir. Quanto a segunda, para mim ficou claro neste episódio que O Brody telefonou para o Estes e entregou Carrie, a questão é se Estes é aliado de Nazir ou não,se é quem ta vazando as informações ou não. Carrie estava muito perto e entrega-la foi a melhor alternativa para Brody, tiraria ela de ação, pelo menos por enquanto, e não precisaria sujar tanto as mãos. E Estes aparentemente não desconfiava de Brody ou Carrie para interceptar as ligações deles. Sim, a série é fantástica, tá sendo difícil esperar a próxima temporada que só estreia no fim de setembro.

      Excluir