Busca no Blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

Quadrinhos para adultos: Fábulas

Dê uma chance a nossos quadrinhos alternativos: Kaonashi.
Pode parecer estranho o título desse post. Mas  a fábulas de que eu estou falando não são aquelas que as pessoas estão habituadas e sim  Fábulas,  os quadrinhos de Bill Willingham, e ganhadora de 25 prêmios Eisner. Essa talvez seja a melhor história em quadrinhos publicada nos últimos tempos. Seja porque desconstroe os contos infantis, tão conhecidos pelo gente ( as vezes nem tão assim) , seja pelos desenhos, as intrigas, ou diversos outros motivos.O fato é que é uma história excelente.

A história começa na cidade das fábulas, bairro de Nova York habitado por persongens de contos que se passam por humanos normais . Várias fábulas fugiram dos seus mundos depois que esses foram invadidos pelo misterioso Adversário. Assim, eles vivem há séculos no mundo dos humanos e escondem a sua natureza mágica. E os esse personagens tem a sua história um "pouco" mudada. Por exemplo a Branca de Neve é a vice prefeita da cidade da fábula ( essa é uma das personagens mais importantes, seguindo, em importância, somente do lobo), está divorciada, e detesta os 7 anões. O príncipe, (ex-marido da Branca de Neve e também da Cinderela e da Bela Adormecida) é praticamente o mesmo para todas histórias de conto de fadas,  é um galinha que seduz e vive as custas das mulheres. O lobo mau foi transformado em humano e é o Sherife da cidade das fábulas, e ele age de forma bem eficiente, mas as vezes ambígua, para proteger a cidade. Há também o Pinóquio, meio delinguente, que está furioso com fada azul pois quando foi tranformado em um garoto eterno, que mesmo depois de séculos, não se tornou adulto. A Bela e Fera mantêm um casamento há centenas de anos, e com um casamento tão longo, há certas rusgas entre os dois, e quando a  Fera fica com raiva, ele não consegue manter a forma humana, e acaba se tornando monstro. Há vários outros personagens conhecidos, e outros que eu não conhecia, como o Menino Azul, e o rei Cole, e a Rosa Rubra. Há também um outro lugar onde vivem fábulas que não conseguem se passar por humanas, a   fazendo lá vivem alguns outros personagens como os 3 porquinhos, a polegarzinha, gigantes, os ursos da Cachinhos Dourados, e etc. E muitos na fazenda não estão satisfeito com o fato de não poderem andar livremente no mundo humano.
As histórias de Fábulas, é assim, cercada de espionagem, intrigas, violência, corrupção, sexo, mistério, dentre outras coisas. Acho que nas primeiras histórias os personagens mais importantes são Lobo e a Branca de Neve, é neles que a história se foca, ela comandando a cidade das fábulas e ele protegendo os seus habitantes fantásticos.  O Lobo é um personagem bem interessante, fumante ao extremo, lembra aqueles detetives noir, e apesar da sua história regressa de assassinato e perseguições, ele é um dos que mais respeitam a vida humana( principalmente de quem merece), agindo da forma que só recorre a assassinatos quando é realmente necessário. O Lobo é muito interessante, talvez seja o meu personagem preferido.
No Brasil, já foram publicados 6 encadernados que são na realidade as primeiras 44 edições de fábulas. O último volume publicado se chama Terras Natais, e como diz o nome, se passa na sua maior parte, nos mundos das fábulas, onde é revelado grandes mistérios sobre o Adversário, inclusive  a sua identidade e motivos para invadir os diversos mundos. É um volume muito bom, e creio que é o início de um novo arco de histórias de Fábulas, já que personagens que antes eram os mais importantes na narrativa, nem aparecem nesse volume. Muitas coisas são desvendadas, mais intrigas são colocadas no meio, de tudo e creio que uma guerra entre as fábulas do mundo real e o adversário está bem perto de começar.
Então para quem gosta de histórias que envolve os contos de fadas, e que o descontroem é uma boa pedida. E também para quem gosta de uma boa história em quadrinhos. Fábula é ótimo e vale a pena acompanhar.

*Curiosidade: Também existe um volume a parte da história normal de fábulas. Chama-se 1001 noites, onde a Branca de Neve visita o sultão sharair e conta algumas histórias.

2 comentários:

  1. Fábulas é uma das melhores hqs da atualidade.
    Bill Willingham conseguiu criar uma ótima trama com personagens carismáticos e inteligentes.
    Vale a pena.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Fábulas dá aquela fissura para ler o próximo volume, os personagens são ótimos e sua trama está excelente. Com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir