Busca no Blog

domingo, 31 de outubro de 2010

A continuação: Tropa de Elite 2


Finalmente vi o filme Tropa de Elite 2, e  foi difícil conseguir isso. No fim de semana de estreia tentei ir vê-lo 2 vezes, mas nos dois dias, as sessões tinham lotado horas antes de eu chegar para comprar o ingresso. Pois bem esperei um tempo, e enfim consegui ver o filme sem comprar ingresso adiantado e chegar horas antes para conseguir um bom lugar. E esperar valeu a pena. Tropa de Elite 2 é um filmaço, e talvez seja melhor do que o primeiro.
Tropa Elite 2 se passa nos dias atuais, e começa com um atentado ao Coronel Nascimento (é, ele foi promovido). Nascimento é um homem divorciado, que tem pouco contato com o filho adolescente, e continua com sua luta violenta contra os bandidos. Ele trabalha na secretaria de  segurança da cidade, e com uma posição mais importante ajuda fotalecer o Bope, e com isso, a  luta contra o tráfico de drogas se torna mais intensa, deixando os traficantes com uma posição frágil e difícil nas favelas. Mas o que ele não  percebe no início é que os bandidos  são outros e que na realidade ele os estava ajudando.  Eles são a polícia corrupta (milícias que tomaram conta das favelas do Rio, depois da derrocada dos traficantes, mafiosos como diz certo personagem, pois são pessoas que cobram proteção contra ações que eles mesmos fazem) e os políticos que apoiam as milícias para conseguir votos.
Com certeza, o filme trás uma discussão bem interessante, e novamente coloca o dedo na ferida, não sei por que estreiou depois do primeiro turno das eleições, seria mais útil e teria feito as pessoas pensarem mais antes de votarem, se fosse antes.  Eu já via os políticos com más olhos, como ladrões e corruptos, mas o filme de certa forma aumentou o nível dos crimes deles, eles se tornaram assassinos também. Não havia pensado que políticos corruptos são cúmplices de assassinatos decorrente desssa luta de poder e corrupção, e  no fim são assassinos também. E a conclusão que fica realmente é, o Brasil ainda  vai demorar muito para mudar, com esses políticos no poder. Bem, talvez  a  lei da ficha limpa mude um pouco disso, pelo menos eu espero que sim. 
Vou citar uma parte que para mim descreve a hipocrisia e jogo poder contido no filme.Depois de uma ação  controversa do Bope, onde a imprensa condenava a violência e quebra de direitos humanos realizado pelo esquadrão, e onde um criminoso havia sido executado. O nome do Coronel Nascimento era repetido no noticiário quase como um ditador. Ele vai a um restaurante onde pessoas ligadas ao governo e a polícia discutiam a exoneração dele e o que acontece? As pessoas do restaurante, ao vê-lo,  se levantam e começam a aplaudir de pé. E ele mesmo mostrado como quase um facista pela impressa, era um héroi para o povo., como ele diz "Bandido bom é bandido morto". E  o pessoal que discutia a exonaração dele, acaba indo em sua direção e o recebe como héroi também, de forma que ele acaba recebendo uma promoção e  não uma suspensão como queriam.
Esse filme veio se juntar a lista de bons filmes brasileiros que eu vi essa ano, que até então só tinha 1( Olhos Azuis, que apesar de ser quase todo falado em inglês, é brasileiro.Ele  não teve muita repercusão, mas vale a pena ser visto). Acho que Tropa Elite Elite 2 nem foi um dos filmes julgados para concorrer ao oscar de melhor filme estrangeiro. Mas com certeza é bem melhor e teria muito mais chances do que o que vai concorrer (o selecionado do Brasil para  concorrer a lista final do oscar), afinal "Lula, o filho do Brasil"  teve mais crítica negativas que positivas, e foi considerado um fracasso de público. Imagina se o pessoal da academia irá colocá-lo na lista  final de concorrentes ao oscar. Sinceramente, não sei o que se passou na cabeça desses julgadores, ao mandar esse filme, que claramente não tem chances.Talvez, eles apenas sejam eleitores  e  puxa-sacos do Lula, hein?

2 comentários:

  1. Por um Brasil mais justo, por um Brasil mais humano, por um Brasil mais limpo é o que todos almejamos.

    De fato um excelente filme, mostra também um pouco do equilibrio entre o bem e o mal, mais será mesmo que como brasileiros estamos preparados para consquistar uma sociedade mais humana, mais justa e mais pacifica?! Quais impactos isto causaria?!

    Este filme mostra justamente este lado. O BOPE venceu a batalha contra o trafico, mais não venceu a guerra contra a violência. Guerras dão lucro, o medo é uma forma pratica de se arrecadar. E por incrivel que pareca aquele que nos protege é que é na verdade aquele que te mais rouba. COISA DE BRASIL. MUDAR COMO. ACREDITAR SÓ MESMO PARA TER ESPERANÇAS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

    ESTAMOS MESMO É PERDIDOS.

    ResponderExcluir
  2. È um filme muito bom mesmo, que realmente trás diversas reflexões.

    ResponderExcluir