Busca no Blog

domingo, 10 de outubro de 2010

Abaixo do Capuz Vermelho

 
Há poucos dias, assisti Batman: Under the red hood. Essa é a animação longa metragem (aliás, não tão longa assim, pois tem cerca de 74 minutos) do Batman lançada pela Warner em 2010.
A história começa com o surgimento de um novo capuz vermelho (que já teve várias identidades, incluindo o coringa,  antes de sofrer os efeitos do banho tóxico, que o transformaram no mais temido vilão do Batman ). Esse novo vilão  vem com  a proposta de comandar o crime na cidade, mas há uma diferença de outros vilões que já fizeram isso, ele diminui  a violência e os pequenos crimes. Ele também passa a desafiar o atual comandante do crime, o máscara negra, que acaba tomando medidas drástica para acabar com o Capuz Vermelho.

Essa animação não segue a história de alguns filmes anteriores, que era baseada no Batman Animated Series, já que o Robin, Jason Todd (o segundo Robin), não existia na série ( e sim  Tim Drake, que era uma mistura do Jason com o Tim, o terceiro Robin dos quadrinhos). De qualquer forma, logo nas cenas iniciais, é mostrada a morte do Jason, de um modo bem parecido como aconteceu nos quadrinhos (apesar de ter alguns detalhes diferentes, mas  isso é perdoável, afinal, acho a morte do Robin uma história bem ruim, que apenas tem importância na trajetória dos personagens).
Mas não é só esse fato que foi buscado nos quadrinhos.A carga emocional que o assassinato do Robin causou no Batman também existe na animação, e isso é ótimo, sempre gostei desse fato, pois é  umas das grandes feridas de Bruce Wayne (além da mortes dos seus pais, e a paraplegia de Batgirl), e também um dos motivos que torna o Coringa,  o seu maior vilão . Entretanto, nesse contexto, há coisas que eu não gosto. Para mim, ressucitar o Jason Todd foi um dos maiores erros das histórias atuais. Sinceramente, para mim ,ele continua lá, assassinado pelo Coringa e enterrado. Os personagens do Batman são humanos, e quando mortos deveriam continuar mortos, como os humanos normais.
A personalidade do Batman, do Jason Todd, do Coringa e do Máscara Negra me lembrou bastante a dos quadrinhos. Já o  Dick Grayson (pelo menos nas histórias que eu li), me pareceu bem mais falante e animado que o normal. Outra coisa relacionada a esse personagem é a apresentação dele, acredito que os autores, acharam que o público em geral não saberia que o Asa Noturna havia sido o primeiro Robin. Então eles fizeram um diálogo bem gay para apresentá-lo( e gay não estou referindo ao Asa, e sim aos bandidos do diálogo):
Bandido 1: Quem é aquele? O bonitão de colante?(covenhamos que homem que chama outro de bonitão?)
Bandido 2: É o Asa Noturna.Ele era o primeiro ajudante do Batman.O primeiro Robin. (todos os bandidos do filme sabem isso, se sabem isso, já é um passo para descobrir a identidade dele, não? Nos quadrinhos os bandidos pé de chinelo não mostram saber que o Asa Noturna era o Robin)
Outra coisa que eu senti falta foram os dubladores habituais do Batman e do Coringa. Senti falta da voz do Kevin Conroy, e das risadas finas do Coringa "Luke Skywalker" (opa, Mark Hamil). Mas sério, as risadas grossas não me pareceram tão alopradas quanto as de Hamil.
No fim achei o desenho bom, apesar de eu não gostar do impacto que os eventos causaram aos quadrinhos, a história é boa. E o estilo do desenho é legal, parecido com os da Liga da Justiça e do Batman Animated Series, mas com mais qualidade.

3 comentários:

  1. Gostei do post direto e com postura sincera, parabéns.
    Concordo com muitas de suas observações, mas sobre os bandidos e o "comentário gay" foi apenas uma forma narrativa de informar ao público que o Asa Noturna já havia sido o Robin. Absurdo mesmo gente dessa espécie sacar que se trata da mesma pessoa, mas bem que podiam ter dado um jeito do próprio Batman citar o fato...

    Achei legal ter uma garota que realmente parece entender de quadrinhos com um blog como o seu. Espero que dê frutos.

    Dá uma olhada lá no meu Blog. Escrevi um post sobre o mesmo tema:

    http://blogdorodman.blogspot.com/2010/08/batman-contra-o-capuz-vermelho.html

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu entendi a motivação do "comentário gay", mas o bandido podia ter elogioado menos a beleza do Asa Noturna ao fazer tal comentário. Ha.Ha. Podia ser algo assim como quem é aquele cara? Sei lá. Vou dar uma olhada no seu blog, e obrigada pela participação e elogios.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário no meu Blog:

    Obrigado, Cíntia!
    Eu acompanhei a volta do Jason embora também não tenha me agradado. O fato de termos um inimigo para o Batman treinado por ele mesmo é muito boa, mas a forma como isso se deu (as porradas do Superboy na realidade!!) e o que aconteceu depois foi muito decepcionante.

    Qualquer coisa podemos trocar algumas figurinhas sobre quadrinhos!

    ResponderExcluir