Busca no Blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Filmes indicados: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

 
O fabuloso destino de Amelie Poulain não é um filme com uma história que pode mudar o mundo ou uma sociedade. Não faz parte de um gênero que nos traz a rendenção, pode se dizer que ele é uma comédia romântica, ou uma comédia dramática. Mas tem algo especial,  é bem diferente e original considerando os filmes do gênero. Tem uma dinâmica que encanta, uma narração que pareceu me fazer flutuar, com elementos leves, bonitos, repleto de uma beleza poética. As cores, a narrativa e a trilha sonora trazem uma uma noção de felicidade,  tristeza e beleza, que muitas vezes só havia alcançado ao ler uma poesia. Enfim, é  belo.
 É um filme francês de 2001. E como já adianta o título, ele conta a história da imaginativa Amelie Poulain, que cresceu afastada das outras crianças, pois seu pai achava que ela tinha uma grave doença  do coração, mas que na realidade era apenas a emoção da menina ,quando ele  ia examiná-la,  que fazia o seu coração disparar. Assim, Amelie cresce imaginando e criando histórias para suprir sua necessidade de afeto e de outras crianças. Ao completar 18 anos, ela sai de casa e se torna garçonete em Paris. Um dia, em seu apartamento, ela encontra uma caixinha antiga com brinquedos e coisas de menino e passa a procurar o dono dela, que já seria um homem de meia idade. Quando ela  o encontra, e vê a felicidade dele ao encontrar os brinquedos da infância, Amélie resolve viver para tornar as pessoas mais felizes. E nisso ela deixa a sua imaginação correr solta, passando a ajudar os vizinhos, os amigos, o pai. Nesse contexto, ela conhece um homem por quem se apaixona, mas com Amelie nada era muito simples, então ela cria um jogo para se aproximar dele.
O filme é cheio de curiosidades. Os personagens são muitas vezes apresentados por um narrador que diz o que eles gostam e não gostam. Em certa parte do filme, Amelie deixa um bilhete para se encontrar com o homem que ela sabe que é a sua alma gêmea, quando ele não chega na hora marcada, ela pensa diversas coisas inclusive uma história inverossímel em que ele é sequestrado por terroristas, perde  a memória e etc., uma explicação simples não era suficiente para ela. A narrativa certa vezes é tão imaginativa quando Amelie, e muitas vezes os sentimentos delas se mostram na tela atraves de coisas que brilham, visões de corações batendo no peito, tempo parando. Outro fato que eu achei interessante é a história do anão de jardim viajante. Amelie queria que seu pai saissse e conhecesse o mundo. Para isso, ela rouba o anão de jardim dele, e o pai dela passa a receber fotos do anão em diversas partes do mundo.
O filme tem um tom todo fora da realidade, mas sem nada sobrenatural acontecer,  é cheio de fatos que muitas vezes parecem inacreditáveis, mas que  são bem reais. Mostra que a imaginação pode levar a vários lugares, e  que a beleza está em todos os lugares, só depende da gente vê-la ou imaginá-la. É uma fillme que eu vi e revi, e pretendo ver mais vezes. E que recomendo á todos, e principalmente para aqueles que tem a sensibilidade na alma.

2 comentários:

  1. Nossa...adoro esse filme...acho que já vi umas 300 vezes..e não é exagero..infelizmente minha guria não curtiu..ela odeia filme legendado, e acho que não pegou o ritmo do filme!!

    belo post!!

    abração!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto muito dele e já vi diversas vezes, é mas tem pessoa que não pega o ritmo mesmo. Minha mãe mesmo falou comigo que ele era bobo e confuso,vai entender, só sei que eu gostei e conheço outras pessoas que gostaram tb.

    ResponderExcluir