Busca no Blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Homeland - 02x11: In Memoriam (Review)

Post episódio anterior: Broken Hearts.
Família e trabalho.
>>>>Spoilers Abaixo<<<<
Esse episódio segue uma linha um pouco diferente do anterior, com Brody basicamente em contato com sua família, decidindo sua vida e Carrie empenhada em seu trabalho para encontrar Nazir.
Na busca a Abu Nazir, Carrie acreditava que o terrorista estava próximo, quase como se bastasse estender a mão para alcançá-lo. Era como se sua intuição dissesse isso.
Mas apesar de quase sempre ela estar certa, até eu duvidei um pouco desse seu sentimento. Ela me parecia um tanto maluca, estava há um bom tempo sem dormir, provavelmente sem tomar seus remédios, ferida e suja de sangue, e apresentava aquele olhar louco que até me lembrou o surto que teve na temporada passada.
Houve até aquela perseguição a Galvez, porque ele é mulçumano, o que é um tanto preconceituoso, né? Ele seria o agente infiltrado de Nazir, e eu como espectadora já cheguei a desconfiar disso. Mas essas suspeitas não foram comprovadas e me pergunto, se isso é um recado aos fãs da série que desconfiavam dele.
Nessa confusão, Carrie acaba tentando usar com Roya a sua velha tática de se aproximar da pessoa para obter informações. Mas acaba se dando mal, pois a jornalista dá uma volta nela, demonstrando toda sua habilidade manipulativa, cinismo e força.
Mesmo assim , Carrie usa sua forte intuição e acaba tirando uma idéia desse interrogatório aparentemente fracassado.
Achei essa nova busca a Nazir um tanto estranha. Talvez seja difícil para eu acreditar que tanta gente vasculhando a região, ninguém perceberia o mesmo que Carrie. Ou ela é muito genial e conhece a mente terrorista como ninguém ou aquele povo é um bando de incompetente. Quem sabe as duas coisas. Mas vou fingir que comprei essa idéia. Hahaha.
Quase toda aquela ação nos túneis me pareceu curiosa, beirando a incongruência. Nazir usando a faca para matar o agente do FBI, perseguindo Carrie, e etc. Menos o ato final que soou bem verdadeiro, com ele já capturado, e encontrando a morte, pois preferia isso à prisão.
Ainda assim a morte de Nazir ainda me surpreendeu muito. Eu pensava que ele morreria logo, mas que seria pelo menos no fim de temporada.
Pois nesse ponto chego a perguntar os rumos da série com o grande vilão morto, sendo que há mais um episódio dessa temporada e mais outra completa confirmada. Bom, Homeland realmente não é de enrolar. Gosto disso.
Já Brody passou o episódio encarando o fim do seu casamento com Jessica.
Com ele largando Jess no meio de uma conversa importante para atender um telefonema de Carrie, choros da esposa e chiliques de Dana. Ele sabia o que o aguardava quando chegasse em casa. O que tinha que fazer.
Até o seu choro ao receber a notícia da morte de Nazir foi esquisito, não deu para entender direito que tipo de sentimento ele expressava, se era alívio, tristeza pela morte do amigo, se ele gostou ou ficou triste. Ainda mais quando depois disso, mostra uma expressão como se nada tivesse acontecido. È o Brody complexo vindo à tona.
E se achando livre, o congressista acaba tendo uma conversa definitiva com mulher no carro mesmo. Um belo diálogo por sinal. Onde admitem o fim do casamento, não assumindo a culpa por isso. O destino, o tempo no Iraque, dentre outros fatores é o que os levaram a essa situação. E acredito que eles têm razão.
Mas sabemos que Brody não está tão livre assim. E o teste no polígrafo é uma maneira que Estes arrumou para achar o rabo preso de Saul, para esse não revelar e impedir o seu plano de matar o congressista.
Resta saber se isso manterá Saul quieto mesmo. Eu espero que não, e que em algum momento, ele aja seguindo o que sente e consiga dar a volta por cima. Se o vic- presidente se deu mal, por que não Estes?
Ainda no fim, Brody procura Carrie. È uma cena, ao mesmo tempo, romântica e trágica. Pois com o casamento dele encerrado, e a morte de Nazir (tanto para ela quanto para ele o terrorista era um peso). Tudo parece estar certo e engatinhado para eles recomeçarem a vida, possivelmente juntos,e admitindo seus sentimentos.
Mas a imagem de Quinn em tocaia esperando o momento mais oportuno para matar Brody, mostra que isso não passa de uma falsa esperança.
Esse episódio me passou um sentimento estranho, até mesmo certa confusão. A saga de Nazir chegando ao fim, onde ele aparentemente apostou todas as suas fichas em Brody (coisa que não esperava, ainda pensava em um grande atentado, mas quem sabe, né?). A história de Brody com as arestas sendo aparadas e a insinuação de um destino trágico que o aguarda.
De certa forma, não sei o que esperar quando essa trama de Brody chegar ao fim, e já sinto uma saudade antecipada dessa narrativa de Homeland que me empolga desde ano passado.
Não há como prosseguir muito com isso, ainda mais com os últimos acontecimentos. Mas eu realmente gostaria que não matassem Brody. Não quero ver morrer um personagem tão complexo e que gosto tanto (se forjassem a morte dele e o colocassem em fuga eu já me daria por satisfeita).
A menos se houver uma grande reviravolta que não acredito mais. E com muitas das coisas resolvidas, comparando com o final da temporada passada, essa não parece indicar um evento com a morte de muita gente. Aparenta ser mais o fim da saga de Brody como agente duplo de Nazir. E o início de uma nova história.
Assim, tenho que admitir que espero o próximo episódio com medo, pois denota o fim de trama muito querida. Mas eu acredito (ou aguardo pelo menos) que os roteiristas farão jus a incrível série que Homeland tem sido e executem tudo com chave de ouro.
OBS: Esse episódio foi inicialmente chamado de “The Motherfucker with a Turban”, mas a Showtime mudou o nome para “In Memoriam” 

6 comentários:

  1. Acho que a estranheza que você sentiu pode ter a ver com a desconstrução/destruição de dois personagens principais na série: Walden/Nazir. O Walden tinha um papel importante, por ser um dos vilões e por ter chamado o Brody pra concorrer à Casa Branca.
    Aí agora, nesse episódio, mataram o Nazir e ficou uma sensação de vazio, não?
    Esse vazio eles vão tentar preencher com novos vilões. O Estes e o Quinn estão se candidatando pra esse papel! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual será a nova saga e os novos vilões. Mas me senti um pouco saudosista ao ver esse episódio sim. Saudades da trama que está finalizando, quase como se já fosse a despedida, tanto a de Nazir como a de Brody e por consequencia a da série, e claro, muito medo pela vida de Brody no próximo episódio.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Concordei com o que você disse Cíntia sobre essa sensação estranha do episódio.

    O episódio matou o plot do Abu Nazir e parece que nos deixou sem norte. Tudo o que aconteceu na série até agora estava relacionado com ele.

    Qual será a utilidade de Brody sem o Nazir? Nenhuma. Não creio que manterão o Brody na próxima temporada apenas para ser namorado da Carrie.

    E a Carrie? Ela não havia voltado de vez para a CIA... ela estava em uma operação secreta para capturar o Nazir.

    E Saul? Como vai ficar a situação dele? Será que ele ama Carrie o suficiente para destruir sua própria carreira e contar para ela o plano de Estes de matar Brody?

    Achei que o episódio tentou "humanizar" mais o Peter. Ele está confiando e respeitando mais a Carrie. Ele tbm não pareceu estar tão animado para matar Brody como estava há um tempinho atrás. Mas ordens são ordens e ele é um soldado.

    Adoreiiiii o Brody terminando o casamento. Se ele não terminasse a Jess iria continuar adiando, mas ele fez. Gostei do modo como ele foi frio e gostei muito do diálogo. Ele foi direto.

    O Brody estava aliviado. Aparentemente estava tudo resolvido. É bom ele aproveitar esses dias de paz, ele merece. Depois de tantos problemas ele está livre. Livre do Nazir, livre das mentiras, livre da Jess (enfim...rs)...rs... Quando a Jess bate a porta do carro ele consegue enfim respirar.

    Ele procurou quem?? Carrie. A mulher que o entende, o conhece e o aceita.

    Mas nem tudo são flores... Peter o espera.

    Estou com medo do próximo episódio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranheza pela finalização da narrativa principal da série, afinal qual será a trama que guiará a próxima temporada? Quanto a vida e utilidade de alguns personagens penso que os roteiristas podem encontrar algumas.Bom que eles não enrolam. Muito bom ver a resolução das coisas e da vida em família. E agora que Brody está finalmente "livre" sua vida nunca correu mais riscos. Talvez Quinn realmente esteja admirando Carrie e eles acabem arrumando uma estratégia para livrar Brody, penso numa morte forjada. Mas realmente não dá para saber direito e temo pela vida de Brody. Ele não pode morrer!!!!
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Oii..to passada com a morte de Nazir. Carrie a estranha...estava piradona atrás dele e conseguiu acha-lo.rs Adoro qdo ela fica assim.rsrs Choro do Brody...tb. não entendi. Mas fiquei com dó.

    Como vc. sempre tira as minhas duvidas, e eu adoro, quero saber o q vc. acha:

    Brody ficará no lugar de Nazir p continuar com os ataques? ele seria capaz?

    Nicholas vai continuar com Carrie só p ficar sabendo os passos da CIA., ou p q ele gosta dela msm???????Duvida cruel.

    P q a maioria das pessoas não gostam do casal de doidinhos juntos??? Nossa fico revoltada qdo leio isso.

    Amei a cena dos 2 na porta da casa dela. Mas ainda não confiou nele.rs

    O q eu não gostaria q acontecesse:

    Brody morrer.
    Brody ficar no lugar de Nazir.
    Quinn ficar vivo.rsrs
    Carrie ficar c Quinn.rs
    Estes não ser descoberto.
    Saul sofrer...tadinhooo.

    Eu acho q Saul vai avisar sim a Carrie sobre Estes, pq na promo do prox. epis., mostra Brody fugindo e o Quinn Latifa atrás dele. Enfim, agora vamos ter q esperar até a semana q vem.

    Cintia, adoro entrar aqui e poder dividir as minhas duvidas com vcs., e poder falar do casal de doidinhos livremente.rs Brigadinha querida.

    Nezinha.
















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morte de Nazir marcando o fim de uma saga não? Eu acredito (ou melhor espero)que Brody não esteja figindo. Isso para mim ficaria sem base, já que somente considerando o episódio passado, se Brody estivesse fingindo e o sequestro de Carrie fosse armação, ele não precisaria ficar nervoso e preocupado daquele jeito enquanto ela não estivesse olhando, mas ele agiu assim mesmo sem plateia para ve-lo. Penso que o que liga Brody e Carrie é verdadeiro sim. Agora quanto a Quinn morrer, Estes se ferrar, e Saul não sofrer tenho minhas duvidas de que isso não aconteça tão cedo.
      Olha não é tanta gente que não gosta de Carrie e Brody assim, o casal menos convencional que eu conheço. Pelo menos já li diversos comentários de gente que querem eles juntos em Inglês. E ahhh, eu torço por eles, e também gostei da cena final do episódio. Olha muitas das coisa que vc não gostaria que acontecesse eu tb não queria, a que menos quero é a morte de Brody, brody se mostrando terrorista seria sem pe nem cabeça para mim, mais ainda se ele tomasse o lugar de Nazir, até por que Brody nunca quis matar inocentes, e ele é ocidental teria cabimento um ocidental comandando a Alcaida? Carrie ficar com Quinn também destestaria, mas pelo desenvolvimento da trama, eu penso que cada vez mais afastam essa hipotese.
      Obrigada pelos elogios e comentários, isso é realmente importante para mim e adoro conversar sobre Homeland

      Excluir