Busca no Blog

domingo, 30 de setembro de 2012

La Femme Nikita: New Regime (2x05)

Diga aos seus colegas para fazerem o possível......e depois o impossível... e depois o inimaginável, até que ele esteja fora de perigo. Pois quando tiverem terminado, aquela sala irá conter
ou quatro homens vivos... ou quatro corpos. Entendeu? 
(Madeline sobre esforços médicos para salvar a vida de Operations)
Para quem quer saber sobre a série La Femme Nikita: La Femme Nikita.
Postagem anterior: La Femme Nikita (2x02, 2x03,2x04)
New Regime é um episódio importante. Não é um dos meus preferidos, mas consegue ser interessante ao analisar a escalada de poder de Nikita dentro da Section 1, sendo que pela primeira vez, ela se mostra disposta a trair suas idéias para ter uma vida melhor, ter uma promoção, ou seja, ela pensa mais nela do que nas suas ações e o dano que isso pode trazer ao mundo (com as operações da seção 1) e uma transformação nela mesma. Ele também marca a volta de Egran Petrosian, que apareceu no episódio Rescue da temporada anterior, e era um agente infiltrado da seção 1.
Tudo começa quando Operations leva vários tiros de um agente.  O comandante da Seção fica entre a vida e a morte,  e Petrosian aparece para administrar a organização. Ele acaba rebaixando Madeline, e transformado Nikita na segunda em comando.  E claro que ele promete várias coisas a essa, mas também pede certos atos duvidosos a ela, e começa a agir de forma mais cruel do que Operations. Assim a heroína se vê tentada pelo “diabo”.  Enquanto Petrosian a força até o limite do aceitável (para ela).
O episódio mostra uma visão nova sobre Nikita.  Ela chega a trair os amigos, ou até mesmo pensar em matar a sangue frio para manter o seu cargo. E apóia o seu chefe, mesmo sabendo o quão errado é o seu  modo de agir. È o poder subindo a cabeça, além da promessa de vida melhor. Madeline percebe esse jogo, e especialista em manipulação mostra certas coisas a Nikita, vendo a ameaça e sede de poder da agente.
 Falando em Madeline, ela ganha certo destaque no episódio, a pessoa mais fria da seção mostra o quanto é eficiente nesse jogo de poder. Uma das minhas partes preferidas acontece quando Operations é desenganado pelos médicos e ela os convence (ameaçando a vida de todos) a fazer o “impossível” para salvá-lo. A vontade tem um poder estranho, não? Sem Operations ela perderia o seu poder, mas sei lá, também não tinha algum sentimento nobre (amor/preocupação) a guiado nessa ação? Com Madeline nunca dá para saber.
Esse episódio quase não mostra a relação de Michael e Nikita. O foco realmente não é esse. Mas é interessante ver Michael agindo com cautela em relação a Petrosian. O novo comandante chega a colocá-lo a disposição de Nikita. E prometendo uma vida, um romance entre dois se assim ela desejar.   Há ainda a discussão se ele age dessa forma por causa da inversão, com ela mais poderosa do que ele. È fato que Petrosian não tem muita consideração ou uma boa convivência com Michael, já que em Rescue é uma das “falhas” dele que acaba proporcionando o resgate de Petrosian. Assim esse agradece o agente por sua incompetência (coisa que realmente não agradou). Dessa forma ele aposta em conquistar a confiança de Nikita, usando o seu amado para isso. E ser um gigolô, não é algo digno de orgulho para um homem que é o melhor agente da organização. Mas mesmo assim, acho que Michael não se importou muito. Estava receoso mais por preocupação (com razão) do que orgulho ferido, já que ele era bem apaixonado por Nikita, e ser “gigolô” dela até que seria uma tarefa agradável, não? 
Esse é o primeiro episódio que aparece o Goatee Man (homem de cavanhaque). Um homem que passa a aparecer em cenas da segunda temporada, em segundo plano como se observasse os personagens da série (nesse episódio aparece no início da cena em que Michael encontra Nikita no bar, ele está sentado numa mesa sozinho, vestido de preto). Algo como o Observador de Fringe, a idéia era que o público percebesse essas aparições, e criasse um mistério, e uma brincadeira para encontrá-lo em cada episódio (algo como onde está Wally).  O enigma desse personagem acaba sendo elucidado nessa temporada e tem relação com a trama final do segundo ano.
Para mim, New Regime é um episódio mediano (ou até bom), mas os escritores e produtores da série o consideram como um dos melhores. Talvez eu não tenha gostado tanto, pois queria mais de Michael e Nikita ou por lançar uma idéia sobre ela que eu não concordo muito, meio que em certas partes nem parecia a Nikita que eu conhecia e gostava, ela agiu como traidora dos seus ideais. E de certa forma, eles podem usar esse capítulo para justificar uma reviravolta  (sem pé nem cabeça) que acontece na quarta temporada (não adianta colocá-lo como um elemento inicial, pois essa reviravolta não tem consistência mesmo, pois esse  é um caso isolado e no fim, Nikita voltou a agir como ela e seguiu suas idéias). Mas de qualquer forma, é um episódio importante, interessante e merece ser visto.

2 comentários:

  1. Mas se a serie consistisse so em romance Nikita e Michael, ia ficar muito piegas. Pra quem gosta de novela é bom, mas o foco da serie, pelo menos o q eu percebi, foi os conflitos da Nikita em fazer o q a Seção 1 exige ou manter o carater, se opondo a Seção 1. As vidas q a Nikita tenta poupar sao bem mais importantes do q um romancezinho de casal, onde os resto do mundo nao importa e so apenas eles.

    Sinto muito mas nao vejo essa serie como se Michael fosse mais importante pra Nikita do q ela manter o carater dela. E sinceramente a Nikita mesmo qdo parece ta com ciume nao demonstra isso, nao pelo fato q ela tenha q disfarçar pra manter aparencias. Pelo menos qdo ela ta só com ele, ela ainda nao parece tao ciumenta assim.

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeee Cintia .Com a nova formatação perdi uns links a sorte é que espalho para mais de um email .
    você sabe que amo Nikita e não me canso nunca de rever ..Amei a escolha dos casais mas, para mim Nikita x Michael são unicos .Beijos fofa.

    ResponderExcluir