Busca no Blog

domingo, 23 de setembro de 2012

H+: The Digital Series, a série da web

Considerando que atualmente é possível assistir séries ao vivo no Brasil (ou com horas de diferença e com legenda) em relação a primeira exibição (normalmente nos EUA).  E o mundo está conectado, onde fãs discutem suas obras preferidas, logo após ou até durante a exibição de cada episódio.  As novidades sobre elas aparecem em blogs e redes sociais. E para as pessoas que realmente gostam de séries, há muita ansiedade, querem saber em primeira mão, participar das discussões e experimentar a sensação de cada episódio no momento ou próximo ao momento em que são exibidos. Assim, às vezes, é pedir demais que esperem  até a série passar em canais brasileiros (que pode ser questão de dias, meses, até anos, e as vezes só tem a opção dublada, nada contra quem gosta de assistir dublado, mas eu não abro mão do som original).  Em vista dessas coisas, a idéia de web serie me agrada bastante.  È uma forma de assistir algo no mesmo momento em que é disponibilizado ao resto do mundo, de graça e sem violar leis de propriedade.  Assim recentemente comecei a assistir a web série de ficção científica H+, que foi feita com grande qualidade (dá assistir para no formato HD) e é produzida por Bryan Singer.
H+ se passa em um futuro, onde grande parte da população usa um implante que os permite acessar a internet sem precisar de qualquer aparelho, só a mente, podendo ficar 24 horas por dia, 7 dias da semana, conectados.  Mas a tragédia acontece quando as pessoas que usam o implante (1/3 da população) morrem.
A história não é linear e mostra diversos personagens, em  lugares e  datas diferentes com anos, ou meses antes do evento, a momentos logo após ou  anos depois.  Cada quarta-feira é colocado mais episódios na página da série  no youtube. Eles têm cerca de 4 minutos, e segundo os próprios criadores, podem ser assistidos na ordem escolhida pelos expectadores (tendo inclusive algumas playlists como sugestão).
 Há também alguns vídeos especiais, e extras explicativos que podem trazer um melhor entendimento e envolvimento no mundo da série.  O site http://www.hplusdigitalseries.com/ tem bastante desses extras (alguns vídeos também são colocados no youtube), eu gosto especialmente de ver o mapa que traz informações especiais de cada episódio com uma foto, ou documento, ou vídeo, explicando algo demonstrado em cada capítulo(além de apontar exatamente onde aquilo ocorreu no  mapa).
A história da série é meio que um grande quebra cabeças. Cada episódio é uma pequena peça para montar a imagem final. Tem sido bem legal acompanhar tudo.  As tramas me parecem bem interessantes e prometem muito. Até agora foram postados 18 episódios, e minhas tramas preferidas tem sido a que ocorre logo depois do evento, com  um dos inventores do  H+, que aparentemente se mostra bem arrependido do que criou e parece saber mais do demonstra. E outra que passa meses antes com uma moça na Índia que é barriga de aluguel de uma importante executiva da empresa que criou H+.
Claro que há desvantagens. Uma é o próprio formato de colocar episódios tão curtos (2  de 4 minutos por semana , as vezes mais episódios, mas nada muito maior do que isso), para algumas pessoas pode parecer que a história avança devagar, já que na visão dos mais ansiosos, tão pouco é disponibilizado por semana. Mas isso se refere à idéia e formato das web –séries (e de H+), então o  espectador deve ter paciência. Outra é que não tem legendas, assim quem quer assistir deve possuir uma boa compreensão de inglês (como o youtube tem a função de colocar legendas, bem que eles poderiam melhorar isso, né?). Não vou mentir, às vezes, eu perco ou acho que estou perdendo uma coisa ou outra, mas até que não tenho achado tão difícil compreender o que eles falam.
A idéia de série web e de H+ é bem interessante. Tem sido uma ótima experiência acompanhá-la, e para essa proposta dar certo, para haver mais séries do tipo, é necessário que o público apenas assista. Assim, nem se for para avaliar, vale a pena dar uma olhada. Afinal não custa nada, é só acessar a sua página no youtube, além disso, a história está muito boa e vem sendo bem apresentada (com muita qualidade). Realmente indico H+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário