Busca no Blog

domingo, 13 de maio de 2012

Série Jurídica: O desafio (The practice)

 Hoje quando se fala em série Jurídica, que mostra o lado dos advogados, talvez a primeira que venha a mente e que seja sinônimo de qualidade seja The good wife, que realmente merece todos os elogios. Mas a minha paixão por séries desse tipo é mais antiga, veio de uma série que estreou em 1997, e que eu conheci quando ela já  tinha alguns anos na televisão, passava na Fox como o nome de "O desafio" (The practice, no original).
O desafio (The practice) é uma série de David E. Kelley que na época também tinha outra série jurídica, Ally McBeal. Mas ao contrário dessa segunda que era baseada no humor, o desafio era mais séria, mais apoiada em dilemas dos advogados, problemas financeiros, casos problemáticos, clientes duvidosos e perigosos e outros problemas éticos.
Eu tive a chance de ver a primeira temporada da série recentemente (que é curta, apenas 6 episódios). È uma temporada bem balanceada, com alguns episódios excelentes e outros nem tanto. Mas acima de tudo consegui descobrir o início daqueles personagens. Tudo começa em um escritório recem formado, comandado pelo talentoso e idealista advogado Bobby Donnel. Bobby tem origens humildes e tenta manter o seu escritório, que tem sérios problemas financeiros. Os clientes iniciais são basicamente pessoas pobres, criminosos que parecem não poder pagar muito, isso quando pagam. E raramente surge um caso que pode ser lucrativo se eles ganharem.
 Os outros advogados são Eugene Young que já foi um investigador particular, e age de forma mais fria entre eles, apesar de as vezes demonstrar alguns sentimentos. Ellenor Fruit que é bem eficiente no que faz, mas tem problemas com sua aparência e seus relaciomentos. Jimmy Berluti, é um amigo de Bobby que tenta ajudá-lo num empréstimo e por isso acaba sendo despedido do seu emprego, e mesmo sendo um ex-advogado que nunca ganhou um caso, acaba indo trabalhar na firma. Ele se mostra um dos personagens mais éticos e bem intencionado, sempre envolto em dilemas. Lindsay Dole uma advogada extremamente talentosa, que estudou em uma das faculdades mais renomadas e que mesmo podendo trabalhar em firmas grandes, seguiu os seus sentimentos e preferiu trabalhar lá. Bem, ela tem um  grande coração.
E ainda há Rebecca Washington, que é muito amiga de Bobby, e começa como a  secretária que vive dando opinões na frima, mas acaba se tornando sócia e advogada posteriormente. Depois que Rebbeca se torna advogada ela é substituida por Lucy Hatcher, que também gosta de se intrometer. Do outro lado, há Helen Gamble, uma promotora amiga de Linsay que a partir da segunda temporada começa a aparecer como adversária nos casos jurídicos.
 A série foca os casos jurídicos (que as vezes se estende por mais de um episódio, mas é mais comum que dure apenas 1) e a vida pessoal dos personagens, então é aquelo tipo que te faz seguir para ver vida dos personagens, a evolução do escritório, mas quem não acompanha também não tem tantos problemas ao ver um episódio avulso, já que os casos também são interessantes. Aliás há alguns bem emocionantes. Ver a vitória deles quando ninguém pensava que iam conseguir ou derrota quando se pensava que iam ganhar é muito bom . Na própria primeira temporada há uns casos assim nos episódios excelentes.
 A série durou 8 temporadas, então consegue se notar uma grande evolução na vida dos personagens e no escritório, que em certa parte, deixou de ser um escritório pé-de-chinelo, se tornando um lugar bem sucedido. Ganhando alguns clientes ricos, muitos culpados e inescrupulosos. Os seus adversários o passaram ver como ameaça e não como advogados de porta de cadeia. Isso é claro, trouxe mais dilemas, problemas, e inimigos. Além de trazer dinheiro e uma  vida melhor para os advogados da firma.
Atualmente não vejo ninguém falando sobre O desafio (memória curta!), mas na época ela foi bem sucedida e ganhou vários prêmios. E realmente era uma série excelente, uma das melhores séries jurídicas que eu já vi, já que nunca fui muito fã de humor nesse tipode série, como era feito em Ally McBeal ( com Calista Flockhart, que talvez seja um pouco mais comentada hoje em dia). 
Na sua oitava temporada, houve uma grande mudança, vários personagens, até Bobby, o personagem principal saíram (óbvio que eu não vi essa temporada, esse tipo de corte de custo não me agrada nem um pouco, tirar até o principal?). Eles colocaram o personagem Alan Shore no comando, e depois dessa temporada, acabaram fazendo a série Boston Legal com ele. Bem, Alan seguia um pouco a linha do humor, e eu nunca consegui ver muitos episódios de séries de advogado baseadas no humor. Aparentemente, Bobby volta nos episódios finais da série, mas eu já não a assistia há algum tempo. Mas  como eu comecei a ver série do início, quem sabe eu não veja tudo?
De qualquer forma, é uma série muito boa, um pouco esquecida, mas não muda o fato que tinha qualidade. Realmente recomendo para as pessoas que gostam de séries jurídicas ou até mesmo as que apreciam boas séries.
* Há um certo personagem que apareceu umas poucas vezes na quarta e quinta temporada e que eu gostei bastante Harland Bassett, um advogado ingênuo e  incompetente. Adoro os episódios em ele aparece, principalmente o último que foi bem emocionate. 
Quem gostou desse post, pode se interessar por: Lei e Ordem

Um comentário:

  1. boa tarde vc sabe onde pode-se ver esta serie atualmente?legendada ou dublada

    ResponderExcluir