Busca no Blog

domingo, 22 de abril de 2012

Liga da Justiça: Torre de babel (Animação e quadrinhos)

Dê uma chance a nossos quadrinhos alternativos: Kaonashi.
Recentemente foi lançada mais uma animação baseada em quadrinhos da DC, Liga da Justiça: Torre de Babel ( Justice League: Doom). Ela  foi baseada na história Torre de Babel , cujo título tem relação com os quadrinhos, mas não com o filme, e acho que esse nome no Brasil, só foi adotado para mostrar a conexão com a HQ. De qualquer forma, essa foi uma trama que eu li ainda na adolescência, quando comecei a conhecer o universo DC. E eu gostei bastante, tanto que até hoje os seus detalhes principais permaneciam em minha mente. Tendo em vista as animações novas, Torre de Babel foi feita de um modo distinto de  "Batman: Ano um" (cuja a história e desenhos são bem parecidos nas duas mídias), não seguindo a mesma estória, com vilões, planos, desenvolvimento, e a até hérois diferentes. A ideia principal foi aproveitada, com os planos de Batman para conter/impedir os integrantes da Liga sendo roubados por um vilão e colocados em ação, e em consequência os membros da liga se sentem traídos.
Na animação, o vilão é Vandal Savage, ele invade a Batcaverna e rouba arquivos do computador de Batman. Após isso, contrata inimigos de cada héroi da Liga da Justiça como Bane, Mettalo e outros,  de modo que eles ponham os planos roubados do Morcego em ação. Cada herói é atacado ficando a beira da morte, ou inabilitado. Batman percebe que seus planos estão sendo usados, e tenta remediar a situação. E  ainda (com ajuda á claro) busca impedir o plano maior de Savage para destruir parte da humanidade.
Nos quadrinhos, o vilão é Ra's Al Ghul, ele coloca as armadilhas de Batman em ação através da sua organização, Liga das Sombras. Após os caixões de seus pais serem roubados, o detetive parte atrás de Ra's. Enquanto isso os ataques aos membros da liga iniciam, além de estranhos acontecimentos com o resto da população, que começa a perder a capacidade de entender uns aos outros, principiando pela leitura, e até capacidade de compreender as falas, causando diversos problemas na Terra, que se torna uma versão moderna da Torre de Babel.
Comparando a as histórias, o filme trouxe alguns aspectos que eu gostei e outros nem tanto. Em ambos o Batman tem a personalidade que eu tanto gosto, inteligente, precavido, desconfiado. Alguém que preza mais a segurança do mundo do que a confiança dos seus amigos.  Nos quadrinhos, ele cita o um caso acontecido anteriormente para fazer tais planos,  além do perigo de seres tão poderosos ficarem fora de controle, mas no filme, ele somente insiste que estava certo ao fazer isso, devido ao perigo da Liga descontrolada, que não compreende como eles não podem ver, e fica tão irritado por causa dessa falta de compreensão, que vai embora, mas depois recebe um voto de confiança do Super-Homem, mostrando que ainda há amizade e confiança entre os dois. Isso eu achei mais interessante no filme, além do que considerei as armadilhas desse mais integentes e bem feitas.
Quanto aos vilões achei os planos de Ra's melhores, e gostei mais dos quadrinhos, talvez eu esteja mais acostumada ao personagem, mas não sei. Também achei que em certos pontos, a animação deu mais destaque às "lutinhas" e "porradinhas" (coisa que não gosto e me cansa em desenhos), e deixou de lado o que é mais interessante para mim, a análise pessoal, a mágoa, a culpa, os relacionamentos, ou seja uma profundidade maior nos personagens, e isso foi mais bem colocado nos quadrinhos, pois não foi tão corrido e tão fácil desativar as armadilhas, e os personagens mostraram bem a sua opinião. Há uma cena da HQ que eu senti falta, a votação para expulsar o Batman, algo que eu achei maravilhoso. Lá os personagens mostram a sua insatisfação com o Morcego, foi bom ver isso, os argumentos, como agiam e suas personalidades. Foi depois de ver essa parte, que eu comecei a antipatizar com a Mulher Maravilha, haha, ohhh, mulher chata!!! Eles tiraram isso do filme, na verdade, em animação, o que mais me lembrou a votação de Torre de Babel, foi uma para expulsar a Mulher Gavião num final de temporada do desenho Liga da Justiça ( ahh, o dvd Escrito nas estrelas, mostra essa história também). Bem, eu adorei ambas.
Vale a pena dar uma conferida tanto no filme quanto na HQ. Não é uma história clássica, mas causou um certo efeito em mim. Mostra uma face que eu gosto, mas não tão legal de um dos meus personagens preferidos, Batman. Acho que é mais o efeito, do que a narração propriamente dita, é algo mais importante do que somente ver os personagens lutando, é aquela percepção de que situação e a equipe não está em  sintonia e que nem tudo são flores com tantas membros diversos. Enfim, é uma ótima ideia e percepção.

2 comentários:

  1. so tenhu uma palavra para batman!LENDA!!!que genios foi bob kane e bill finger!esa historia so mostra q 1 cara sem super poderes e temido a ponto de ser expulso de um grupo de semi Deuses como sao todos os herois DC. tirando o maior e melhor deles Batman!

    ResponderExcluir
  2. ah!e aproveitando!encruo apesar de nao te lido esa saga liga da justiça:torre de babel q so ouvi e li sobre ela cm as grandes dese grand heroi dos quadrinhos!batman o cavaleiro das trevas, batman ano 1, batma asilo arkhan,batma a piada mortalbatman morte em familia,a saga:a queda do morcego e etc ... todas premiadas e reconhecidas pelos grande da historias em quadrinhos!o lado obscuro do Batman m facina!

    ResponderExcluir