Busca no Blog

domingo, 18 de março de 2012

Sherlock, a série

Recentemente, eu terminei de assistir a segunda temporada da excelente série inglesa, Sherlock. No ano passado, comecei a vê-la. Gostei, é verdade, a sua qualidade é visível. Mas nada que me viciasse, que me fizesse ansiar por cada episódio, bolar teorias e ficar boquiaberta com reviravoltas. Tanto que só vi o último episódio da primeira temporada esse ano. E até que isso foi interessante, já que o final da primeira temporada deixou um gancho sem resolução, o que aguçou a minha curiosidade, e como os episódios da segunda temporada já haviam sido lançados, não precisei esperar para assistir o próximo. Vi todos de uma vez (um a cada dia) e posso dizer que com essa segunda temporada, a série me conquistou. Realmente estou bem ansiosa com as próximas histórias, com a próxima temporada (que venha logo, haha).
Na verdade, não sei se série é uma boa categoria para enquadrar Sherlock. Na definição da palavra é, mas as suas temporadas tem um formato bem diferente do que eu estou acostumada. Cada episódio tem cerca de 90 minutos, e são apenas 3 episódios por temporada. Com duas temporadas lançadas ( a terceira já foi confirmada), tem cerca 9 horas de duração, é menor do que qualquer temporada das séries que assisto, inclusive menor que algumas minisseries O que traz vantagens e desvantagens, entre as vantagens estão que os episódios são extremamente bem feitos, tanto no roteiro quanto nas atuações e nos aspectos técnicos, e uma maratona da série demanda pouco tempo. Mas deixa um gosto de quero mais, são tão poucos que podem não matar a fome de quem gosta da trama e dos personagens (haha), sem contar que o intervalo entre temporadas é bem grande.
Sherlock, (como se pode imaginar pelo título) narra as histórias do famoso detetive particular de Sir Arthur Conan Doyle. A diferença é que elas foram atualizadas, em vez de passar na século XIX, se passam nos dias atuais, mantendo a base na Inglaterra. Acho que isso trouxe algumas vantagens e foi muito bem feito, os personagens  fazem uso de aparelhos e ferramentas modernas, como celulares, computadores, internet e  até rede sociais. Watson em vez escrever livros, por exemplo, escreve num blog (que pode ser acessado de verdade na web), Holmes e outros personagens também tem blogs (que igualmente existem de verdade), fazem parte de redes sociais, e mandam diversos sms. E todas essas coisas modernas são utilizadas de forma bem inteligente.
Fica difícil não citar os filmes com Robert Downey Jr, o seriado diferente das películas (que se  foca em ação) dá destaque a investigação, com tramas complexas e que prezam o intelecto. È algo mais cerebral por assim dizer, e eu gosto bastante disso, pois sempre simpatizei com esse lado de Sherlock Holmes,  e prefiro muito mais esse exércicio intelectual do a que a ação em qualquer produção. Assim, gosto bem mais da série. A trama é complicada, cheias de diálogos inteligentes, e tem que prestar bastante atenção, para entender os ganchos e as reviravoltas. Não vou dizer que não que me perdi, e fiquei sem compreender algumas coisas as vezes (aliás isso aconteceu  muito). É muita informação, falas rápidas, personagens e detalhes, e mesmo com muita atenção deixei fugir certos elementos, mas a verdade é que adoro esse exercício e ficar sem "rumo" também. Acho delicioso ter que voltar cenas, conversar, e até pesquisar sobre o assunto.
Os personagens também são muito bem construídos e condizentes com os livros. Sherlock é mostrado como alguém brilhante, mas arrogante, com dificuldade de se relacionar e que trata as pesssoas de forma rude, e com superioridade, ele é quase autista, e tem poucos amigos. A segunda temporada mostrou bastante o lado emocional dele (talvez seja por isso que eu gostei tanto dela e a série me fisgou), ele tem dificuldades, se aproxima de poucos, mas é um amigo fiel, e tem sentimentos sim. Watson é um cara menos excêntrico, se socializa facilmente (inclusive tem diversas namoradas), é um grande amigo, e tenta mostrar, inclusive, certos padrões de comportamento a Sherlock. Uma das partes engraçadas está justamente em mostrar essa diferença dos dois, algumas pessoas, até insinuam como Holmes pode conviver tanto com o médico que parece burro e tem cara de bobo. Como os dois podem ser tão diferentes e investigarem juntos? Outra brincadeira constante se refere ao relacionamento dos dois, diversas pessoas os tomam como um casal, e Watson já começou a se cansar de negar isso. Hahaha. Um personagem enigmático (pelo menos no início), é o irmão de Sherlock, Mycroft, que trabalha para o governo, e que age de maneira fria (como o irmão), em certas partes protege Sherlock e o atrapalha em outras. É de onde sai as grandes intrigas, conspirações e reviravoltas. Ainda do lado do detetive,  há o inspetor Lestrade, que vive usando a sua ajuda, recebendo um tratamento rude, é claro, mas no fundo é amigo e um grande aliado de Holmes. A Sra. Hudson, a senhoria de Watson e Sherlock, e que muita vezes parece a mãe ou empregado dos dois. E Molly uma legista que ajuda Holmes nos seus casos, e que parece ter uma queda por ele, mesmo que na maioria das vezes receba um tratamento desagradável da detetive.
No lado dos antagonistas, acredito que há dois personagens dignos de menção. Irene Adler, uma dominatrix, bissexual, que tem uma grande rede de conhecidos importantes e age de maneira fria e calculista. Suas ações e flertes, acabam mostrando um novo lado de Sherlock (novo até para ele), e lógico ela se torna o interesse romântico do héroi. O episódio em que ela aparece para desafiar o detetive (2x01), é o meu preferido, foi o que me fisgou. Elevou a série a um  grande nível, em parte graças a dinâmica dela com Holmes e a sua personalidade (e também porque tomou um rumo que não esperava depois do fim da primeira temporada). E há ainda, James Moriarty ( pois um Batman, precisa do seu Coringa né?), o arqui-inimigo do héroi,  genial e louco. Um desafiante a altura de Sherlock. Que fez um verdadeiro jogo de cão e rato, com armações e  mostras de inteligência. Ele é um grande vilão, não é por menos que os finais das duas temporadas se focaram nele, e trouxeram grandes episódios, (para mim principalmente o final da segunda, que revirou a minha cabeça com tanta informação e trama intricada).
Eu não sou uma especialista em Sherlock Holmes. Li os 4 romances do personagem (já até escrevi sobre eles), mas nunca li um conto. Reconheci duas histórias adaptadas, o episódio piloto ( A Study in Pink, em vez de Um estudo em Vermelho) e 2x02- The Hounds of  Baskerville, baseado na estória O cão dos baskerville. Apesar do episódio 2x02, ter sido o pior da segunda temporada (o que não é necessariamente ruim, já que em minha opinião a série não teve um episódio abaixo de bom), foi um excelente adaptação. Gostei da forma como os romances foram atualizados, e achei bem respeitoso com a histórias originais. O seriado ficou repleto de  referências e citações. Algumas mudanças foram bem inteligentes (como transformar Baskerville em uma base militar) ou simples (como mudar a cor de vermelho para rosa, e transformar um cocheiro em taxista, pena que na série não tiveram como aproveitar a  parte romântica e novelesca da primeira estória de Sherlock Holmes).
Um seriado impressionante, inteligente, com partes sérias e engraçadas, ações frias e românticas. Um texto ágil e inteligente. Sherlock Holmes é um grande personagem. A série Sherlock conseguiu mostrar algo a altura dele e do seu potencial. Quem ainda não viu o que está esperando?
* Quem gostou desa postagem pode se interessar por Livros de Sherlock Holmes.

4 comentários:

  1. Interessante seu blog, vc escreve muito bem moça mas essa série eu não curto. Abç

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, obrigada por gostar da minha escrita. E volte ao blog mais vezes, talvez você goste de outros assuntos que eu escrevo. Bem, não sei até que ponto que você viu para dizer que não curte Sherlock. Mas de qualquer forma você está perdendo, é uma série inteligente, cheia de sacadas e nuances, enfim excelente, é uma das melhores séries que vi na última temporada. Mas gosto é gosto né? E eu respeito o de todos, assim como pretendo que respeitem o meu. Mas sério, viciei na série, principalmente na última temporada. Não sei se viu ou até quando viu. Mas vale muito a pena, e merece todas as chances. Por fim.Hahaha. I believe in Sherlock. Moriarty was Real.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que eu amo em Sherlock é a forma como o raciocínio e as impressões que ele tira das pessoas são mostradas em frases escritas no ar. Algumas dá pra acompanhar mas às vezes eu tenho que voltar alguns segundos para entender como ele chegou àquela conclusão hahaha. Achei as atualizações muito boas, só li 2 romances dele, um deles O Cão dos Baskerville. Reparei que nos livros Sherlock não é excêntrico ou arrogante, mas acho que essas características adicionadas na série foram muito interessantes também. Estou louca pra assistir a terceira temporada e descobrir como ele fez pra se jogar de um prédio e continuar vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são elementos que adicionam muita coisa, né, mas realmente as vezes é tão rápido que não dá para acompanhar, eu também volto kkk. Já sabemos disso, o que ele fez, agora restam mais perguntas. Desculpe a demora em responder, e valeu pelo comentário

      Excluir