Busca no Blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Livros do "Sherlock Holmes"

Aproveitando que o filme de Sherlock Holmes estreou nos cinemas brasileiros e eu estou querendo ver, mas ainda não vi. Vou escrever sobre os livros de Sherlock Holmes. Li todos os romances do detetive inglês, mas nunca li os contos. O que eu posso dizer dos romances? São muito bons. Os mistérios são interessantes e alguns são bem românticos.
O primeiro livro é “Um estudo em vermelho”, o meu preferido deles. Na primeira parte do livro somos apresentados a Watson e Sherlock Holmes, a genialidade do detetive, seus hábitos estranhos, tudo narrado por Watson. Os dois investigam o assassinato de um homem que foi encontrado morto sem marcas e com uma cara de terror. Na realidade a revelação do assassino nesse livro não é o mais empolgante. Já que não se tem aquela sensação de: nossa então era esse cara. O mais interessante é a revelação do motivo do assassinato. Na segunda parte do livro, somos levados para o velho oeste americano, onde Sherlock Holmes não aparece. A história conta a fundação de uma comunidade mórmon, seus costumes, suas ações, dentre outras coisas. Essa parte é realmente romântica, tem grandes doses de amor, de tragédia e perseguição. Uma história que desencadeia na vingança da primeira parte.
O segundo livro é “O signo dos quatro”, Mary Morstan é uma moça que depois da morte do pai começa a receber pérolas bem valiosas. Ela procura o detetive, para descobrir o mistério sobre o seu pai, pois recebe um bilhete da pessoa que manda as pérolas, marcando um encontro. Esse livro é o que eu menos gostei, ele tem explicações sobre o passado do pai de Mary, mas o destaque dado a essa parte é pequeno se comparado com o dado a segunda parte de um estudo em vermelho. De qualquer forma, vale a pena ler.
O terceiro romance é “O Cão dos Baskerville”, conta a história de uma “maldição” que assombra uma família. Na mansão dos Baskerville, que abrigou diversas gerações da família, é contada a lenda de um cão diabólico com fogo nos olhos, que assombra e mata os membros da família Baskerville. Sherlock Holmes é chamado para investigar a morte de Sir Charles Baskerville, que aparentemente morreu de susto ao ver tal cão. A trama é bem legal, e diferente das outras tem um quê de terror sobrenatural, e sim a revelação do mistério é importante, mais do que o motivo. Muita gente considera esse o melhor romance do detetive, essa também foi a história mais adaptada para outras mídias. E esse livro foi escrito depois de Conan Doyle, “matar” Sherlock Holmes num conto, decidido a não escrever mais sobre ele. Mas depois da repercussão e pedidos dos fãs, ele voltou atrás.
O último romance é “O vale do Terror”, em questão de trama e estrutura do livro, ele me lembra muito o primeiro livro. O livro parte do assassinato de um homem cujo o rosto foi explodido por uma arma. Sherlock Holmes investiga e descobre o assassino, e na segunda parte do livro, assim como em “Um estudo em Vermelho” uma história nos Estados Unidos é apresentada nos mostrando o motivo do crime. Nesse livro também há o envolvimento do Professor Moriarty, o arqui –inimigo de Sherlock Holmes.
Bem, fica aí a dica para quem gosta de livros policiais ou queira conhecer o detetive mais famoso da literatura.
Dê uma olhada:
Um estudo em vermelho
O Cão dos Baskerville
O Vale do Terror
O Signo dos quatro

2 comentários:

  1. Olá cintia, quero lhe dar o meu apoio na leitura dos contos de sherlok Holmes.

    Assim como vc eu tambem assiti o filme a amei, já li alguns contos do astuto detevive, e digo que vale a pena, quanto aos romances li apenas "O Cão dos Baskerville” e gostei muito.
    Se gosta de romances policiais aconselho a ler os romances de Agatha Christie, pricipalmente os protagonizados pelo detetive Belga Hercule Poirot.

    ResponderExcluir
  2. Eu pretendo ler os contos de Sherlock Holmes, gosto dos livros e os contos devem ser bem interessantes. Quanto a Agatha Christie, já li diversos livros dela, e adoro, principalmente os protagonizados por Hercule Piorot, como por exemplo os crimes do ABC, também gosto dos livros onde os personagens não são os detetives habituais como M ou N? e Aventura em Bagda, já os de Miss Marple não acho tão bom assim.

    ResponderExcluir