Busca no Blog

domingo, 23 de outubro de 2011

La Femme Nikita: Voices

 -Você está descobrindo algo sobre si mesma da qual eu suspeitei por um bocado de tempo. (Madeline)
- É mesmo? E o que é essa coisa? (Nikita)
-Você é uma de nós. (Madeline)
-Eu nunca serei um de vocês.(Nikita)
Para quem quer saber sobre a série La Femme Nikita:La Femme Nikita.
Postagem anterior: La Femme Nikita: Missing
Voices é o décimo nono episódio(1x19) da primeira temporada de La Femme Nikita. O seu principal foco não é a missão da Seção 1, que tem pouquíssima importância e sim a história do detetive intrometido que descobre sobre Nikita.
Nikita está  trabalhando, esperando que alguém saia de uma embaixada para ser capturado pela agência. Michael encerra a missão no dia e pede que todos voltem para Seção. Mas quando Nikita está voltando, é abordado por um homem que ameaça machucá-la caso não faça o que ele mandar. Mulher errada para esse tipo de ataque não?  Nikita dá uma surra no homem, e uma testemunha e avisa a polícia. É quando aparece o detetive, Marco O'Brien. Ele descobre que o homem é responsável por uma série de estrupos seguidos de assassinatos e para provar isso, ele precisa do testemunho de Nikita. O detetive investiga e acaba descobrindo o paradeiro dela, mas essa se recusa a testemunhar por causa da Seção 1. Assim, O'Brien vai mais longe, e descobre sobre o passado de Nikita, passa a chantageá-la  para testemunhar e até perseguí-la, atrapalhando inclusive suas missões na Seção 1. Além dessas, há a história com amiga de Nikita, Carla e seu namorado, mas é tão fraquinha, que nem vale muito a menção.
O motivo de escrever sobre esse episódio se deve ao Detetive intrometido, Marco O'Brien. Esse é o episódio em ele é recrutado pela Seção 1 e isso só acontece devido a um plano de Nikita, que vai contra suas próprias crenças, e não vendo outra alternativa melhor, acaba armando para O´Brien. E esse tem quase que a mesma escolha que ela, a prisão ou trabalhar para Seção 1 (em certo ponto, somente a seção ou a morte), e é também Michael que o recepciona. Na visão do detetive, Nikita se trata de uma pessoa extremamente fria, uma verdadeira agente da Seção. Mas de certa forma, foi isso que ela fez mesmo nesse episódio. Ela foi uma verdadeira agente da organização, pesou os prós e contras e decidiu o que fazer com Marco. A própria Madeline diz isso a ela, que Nikita era uma deles. E isso faz até pensar sobre a Seção 1, Nikita com toda a sua humanidade, teve essa decisão. Será que Madeline e Operations não agem certo ao dirigir a organização?  Será que a Seção 1 tem atitude corretas, mesmo quanto prejudica inocentes? 
Marco O'Brien, volta na quinta temporada como um personagem fixo, e passa a trabalhar com a própria Nikita. E convenhamos ele tinha motivos para não gostar e acreditar na moça, mas com o tempo ele acaba percebendo que ela não era ruim e teve os seus motivos para agir daquela forma com ele.
Nesse episódio, não há muitas partes relacionadas a Michael e Nikita. O tema é completamente outro, mas isso não impede de ter algumas cenas rápidas e momentos de consideração entre os dois. Por exemplo, depois uma certa inquirição em que se descobre que houve uma tentativa de estrupo em  Nikita, Michael  pergunta se ela está bem. Na realidade, ele é o único que parece se importar com ela, Operations e Madeline já era de se esperar, mas até Walter, lhe vira as costas com raiva, depois que uma missão dá errado por causa da intervenção de O'Brien. Aliás durante essa operação,  Michael vai socorrer Nikita e nocauteia o detetive, e depois fala que aquele fracasso se deve a Nikita estar mal posicionada, tentando tirar a culpa dela. Na cena seguinte, ele sai nervoso da sala de Operations, mas a verdade é que em momento algum, ele direciona essa raiva a Nikita. Birkoff  também não ajuda Nikita, só faz algumas perguntas com desconfiança.  
E voltando a O'Brien, Nikita agiu da forma correta? Creio que sim. Ele não deixou muitas alternativas com sua insistência, e apesar dele ser uma boa pessoa, ela teve que decidir aquilo. Nesse  episódio, gosto também de uma frase que O'Brien diz sobre as vozes dos parentes das mulheres mortas, vozes que ficavam em sua mente. É uma fala interessante,  tanto que deu nome ao episódio. Ahh, uma outro detalhe é que os gêmeos da tortura ( um homem e uma mulher com óculos de grau e aro preto, segurando maletas e que sempre são chamados para torturar alguém antes de ser interrogado) aparecem nesse episódio. Acho eles são estranhamente tenebrosos. Haha.
Enfim, acho esse um episódio bom (de bom para razoável). Não é um dos melhores, nem um dos meus preferidos, mas toca em pontos importantes. É a entrada de O´Brien, e para entender direito o aparecimento do personagem na última temporada, é bom assistí-lo. Dessa forma, o considero um episódio importante para o entendimento do seriado.
Próxima postagem: La Femme Nikita: Mercy

2 comentários:

  1. Eu achei esse episodio um dos melhores. O policial acaba se metendo onde nao devia (Nikita tentou poupar ele), mas no fim ele qdo descobre sobre a Seção 1, acaba tendo q concordar em ser recrutado.

    ResponderExcluir
  2. Nao acho q todo episodio com Nikita e tal do Michale sejam os melhores, pois senoa ia ficar so naquilo de 2 namoradinhos se lixando pro mundo ao redor. Meio egoista isso. Nikita é mais intensa qdo se importa com outras pessoas, mas do q o romance entre os dois. Mas talvez deve pq mais mulheres ja tem tendencia a gostar mais de romance e isso pesa na critica pra elas.

    ResponderExcluir