Busca no Blog

domingo, 24 de julho de 2011

Dicionário de poesias, o significado das palavras para os poetas


Há alguns dias, eu estava escutando uma música e tive uma idéia. Muitas vezes compositores (que normalmente são poetas também) e poetas escrevem (em suas músicas, poemas e histórias) novas definições de palavras, como amor, vida, saudade e etc. E algumas vezes essas definições são tão belas e bem mais verdadeiras do que a dos dicionários, que me deu uma vontade de reunir algumas definições. Assim fiz uma proposta a mim, a de escolher palavras (uma com cada caractere), que se inicia com as letras do alfabeto que aprendi na escola (não tinha k, w ou y), e procurar as definições delas escritas por poetas. Abaixo vão as palavras que eu consegui reunir:
Amor - O amor jamais foi um sonho.O amor é feroz, faz em nós um estrago medonho.É por isso que se há de entender, que amar não é um ócio.Se precaver que amar não é um vício.Amar é um sacrifício.Amar é um sacerdócio... O amor é um nobre ofício.O amor é um bom negócio. (Chico Buarque)
Amor é fogo que arde sem se ver.É ferida que dói e não se sente.É um contentamento descontente.É dor que desatina sem doer.É um não querer mais que bem querer.É solitário andar por entre a gente.É nunca contentar-se de contente.É cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade.É servir a quem vence, o vencedor.É ter com quem nos mata lealdade.(Camões)
Eu te amo porque te amo,não precisas ser amante,e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento,na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários. Eu te amo porque não amo bastante ou demais a mim.Porque amor não se troca, não se conjuga nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor. ( Carlos Drummond de Andrade)
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure.(Vinícius de Moraes)
Beijo - O beijo é flor no canteiro ou desejo na boca? Tanto beijo nascendo e colhido na calma do jardim nenhum beijo beijado (como beijar o beijo?) na boca das meninas e é lá que eles estão suspensos invisíveis.(Carlos Drummond de Andrade)
As almas se encontram nos lábios dos enamorados(Percy Bysshe Shelley).
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus. (Pixinguinha).
Ciúme - Cíume é um mal de raiz.E que ter medo de amar não faz ninguém feliz...E compreender que o ciúme é o perfume do amor.(Vinícius de Moraes)
Dor- Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram...A dor é inevitável.O sofrimento é opcional... ( Carlos Drummond de Andrade)
Esperança- A nossa Pátria, Mãe gentil.Choram Marias e Clarisses no solo do Brasil... Mas sei, que uma dor assim pungente.Não há de ser inutilmente, A esperança...(João Bosco/Aldir Blanc)
Futuro -O futuro é uma astronave que tentamos pilotar. Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda nossa vida  e depois convida a rir ou chorar.(Vinícius de Moraes/Toquinho)
Gentileza - A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano (Joseph Joubert).
Homem - O homem é o lobo do homem.(Thomas Hobbes,)
Injustiça - A injustiça, aliás, é a justiça dos fortes. (Fernando Pessoa)
Justiça - A justiça é o direito do mais fraco. A justiça é a liberdade em ação.(Joseph Joubert)
Liberdade -Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. (Cecília Meireles)
Mundo - O mundo é um moinho.Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos.Vai reduzir as ilusões à pó. (Cartola)
o mundo é ruim, é ruim, e você vai sofrer de repente uma desilusão, porque o mundo somente é seu bicho-papão.(Vinícius de Moraes/Toquinho)
Mundo que é como um jardim ,apenas mais largo e talvez mais comprido e que não tenha fim . (Cecília Meireles)
Natal- Natal... Na província neva. Nos lares aconchegados,um sentimento conserva,Os sentimentos passados.(Fernando Pessoa)
Obra - A verdadeira obra de arte é apenas uma sombra da perfeição divina. (Miguel Ângelo)
Poeta - O poeta é um fingidor.Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor.A dor que deveras sente. (Fernando Pessoa)
Q- Com q eu não lembrei / ou consegui achar palavra alguma.
Remorso - Remorso: Às vezes, uma dor me desespera... Nestas ânsias e dúvidas em que ando. Cismo e padeço, neste outono, quando calculo o que perdi na primavera.Versos e amores sufoquei calando.Sem os gozar numa explosão sincera...Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera. Mais viver, mais penar e amar cantando! Sinto o que desperdicei na juventude.Choro, neste começo de velhice,mártir da hipocrisia ou da virtude, Os beijos que não tive por tolice.Por timidez o que sofrer não pude,E por pudor os versos que não disse! (Olavo Bilac)
Saudade-  A saudade é o revés de um parto.A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu. (Chico Buarque)(Essa é tão profunda que apesar de muitas definições não coloco outra)
Tempo-O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel (Platão)
O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente...(Mário Quintana)
Universo-Tudo em meu torno é o universo nu, abstrato, feito de negações noturnas. Divido-me em cansado e inquieto, e chego a tocar com a sensação do corpo um conhecimento metafísico do mistério das coisas. (Fernando Pessoa)
Vida - Eu fico com a pureza da resposta das crianças.É a vida, é bonita .E é bonita...A vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita. É bonita, é bonita.E é bonita... (Gonzaguinha)
A vida não é brincadeira, amigo. A vida é arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida. (Vinícius de Moraes)
X- Palavra com essa letra já são raras, ainda mais com definições, ha ha. Não consegui achar
Z- A mesma coisa que o X.

Interessante para quem gosta de escrever, tanto para fanfics quanto para blogs: www.fanfictionbrasil.com.br (ensina escrever de maneira mais rápida e objetiva, podendo até aproveitar isso para ganhar algum dinheiro)

2 comentários:

  1. Embora tenha apenas, vergonhosamente, passado o olho por cima do post, brilhante idéia! ;)

    ResponderExcluir
  2. vonrockenhead, que bom que você gostou da idéia, mas depois passa aqui, e quem sabe você não acrescenta mais algumas definições. Haha.

    ResponderExcluir