Busca no Blog

domingo, 6 de março de 2011

Lembranças da adolescência: Dark Angel

 
James Cameron é famoso por seus filmes de grande bilheterias, como Titanic e Avatar. Apesar desses não serem grandes filmes  na minha opinião. Para mim, são nada mais do que imagens bonitas, efeitos maravilhosos e roteiros rasos. Além é claro, de possuirem uma massiva propaganda, tenho que admitir, esses filmes conseguiram muitos espectadores pela propaganda dos críticos, do público e é claro do estúdio. Era como se quem não viu se sentiu excluído do universo cinematográfico. Mas sendo justa, de vez em quando eu gosto de algumas criações/produções de Cameron, no gênero da ficcção científica, ele tem excelente idéias (em avatar ele só esqueceu do roteiro, ha,ha), vejamos o Exterminador do futuro (principalmente o 1 e 2), a história criou uma mitologia e até "filhos", e está aí até hoje.  Lembro que em 97, no dia em que supostamente "o mundo" seria atacado pela Skynet, issso foi noticiado nos jornais, e era comentado pelos meus amigos, e mesmo sabendo que não ia acontecer nada, eu interiormente, esperei alguma coisa naquele dia. Também gosto de True Lies com Arnold Schwarzenegger, para mim foram muitos risos e cenas de ação exageradas nessa comédia de espionagem. Mas não é só em filmes que Cameron se envolve,  ele foi um dos responsáveis pela criação da série Dark Angel. Uma seriado com uma história bem legal e promissora, mas que desandou com o tempo, e durou pouco.
Dark Angel passou pela primeira vez entre 2000 e 2002, durou 2 temporadas e teve 42 episódios. Sim, foi pouco tempo e bem é verdade, eu não lamentei muito quando acabou, até porque a série já não era a mesma. Ela tinha um proposta bem interessante, se passava no futuro, aparentemente um não tão distante, se não me engano a data era em volta de 2020. A cidade era Seattle, num EUA que está em uma grande recessão(!), devido á uma bomba de pulso magnético que apagou todas as informações dos computadores.
A personagem principal é Max Guevara, uma jovem de cerca de 19 anos, que fugiu de uma organização militar, junto com mais 11 crianças, todas eram produto de engenharia genética, contendo uma mistura de de DNAs humanos e de animais, assim possuem habilidades "especias" e eram treinadas para serem soldados. Depois de 10 anos, e sem contato com as outras crianças, Max trabalha como entregadora numa firma de entregas chamada Jam Pony,  que é chefiada pelo conservador Normal, que é um tanto autoritário e reclama bastante, mas que não é de todo uma pessoa ruim. Ela também é colega da lébisca ( que é também sua melhor amiga) Original Cindy, que a ajuda durante toda a série . 
Para não ser encontrada por seus perseguidores (o exército, e principalmente o  Coronel Lydecker, que é por assim dizer o arqui-inimigo de Max,), ela procura ficar afastada de confusões, tentando não aparecer muito apesar das suas habilidades.  Entretanto, ela as usa para obter ganhos pessoais, roubando objetos valiosos que ver quando faz seu trabalho de entregadora. Durante um roubo, ela é surpreendida por Logan Cale, um jornalista rebelde que tenta combater a corrupção do governo que se tornou bastante opressor. Logan usa o o nome de Eyes Only, e através de transmissões piratas de televisão denuncia as injustiças e irregularidades do governo. Após o roubo, Logan encontra Max, e pede sua ajuda com uma testemunha, mas ela se nega. E mais tarde, durante um ataque a essa mesma testemunha, Logan leva um tiro e fica paraplégico. Assim, meio por culpa, meio pelo acordo que Logan propõe de descobrir informações sobre as outras 11 crianças, Max se alia a ele e passa a ajudá-lo numa série de operações.
A primeira temporada fica nessas histórias basicamente: Max ajudando Logan nas suas investigações, salvando pessoas, descobrindo informações dos outros 11 transgênicos,vez ou outra encontrando com um ou outro "irmão",  a paraplegia de Logan. Ela fazendo suas entregas e passando por algumas situações no trabalho, saindo com os amigos,  fugindo de  Lydecker, ficando doente devido aos seus genes e passando apertos por isso,  e é claro o romance entre ela e Logan. Desde o primeiro encontro,  dá para perceber que os dois acabariam se apaixonando, e isso acontece no desenrolar da 1ª temporada. Mas o relacionamento não é tão simples, afinal  Logan está  paraplégico, e o fato de Max ser praticamente uma super heroina não é bom para o seu ego, sendo ele indefeso e ela com super agilidade. Outra coisa que complica, pelo menos no início, é o fato de Max, mesmo podendo fazer grandes coisas,  não se importar muito com o os outros, e  não querer ajudar. Mas com o tempo e a proximidade de Logan essa atitude dela vai mudando.
A primeira temporada foi muito interessante, para mim, aquilo foi Dark Angel, tinha um bom roteiro, boas cenas de ação, romance,  tiradas cômicas (principalmente com o pessoal da Jam Pony), uma boa dose de drama e dificuldade,  e um clima sombrio, numa Seatle suja, corrupta, mal cuidada, enfim, bem acabada. Lydecker também era um bom antagonista, com aquela coisa de querer recapturar Max, e de certa forma demonstrar até que gostava da garota ( não em sentido sexual, ok?). Essa foi a primeira vez que notei Jessica Alba, ela fazia uma ótima Max, e eu torcia pela protagonista, que tinha um jeito sexy e rebelde. Por isso quando vejo produções ruins com ela hoje, eu relevo, já que ainda consigo ver Max Guevara. Gostava também do personagem Logan, com ingredientes como o mistério acerca de Eyes Only, a parte política e seu bom mocismo, achava ótimo para variar o bonzinho ser o homem. E Michael Weatherly sabia ser sensual, com uma voz bonita, e um jeito nerd - tecnológico,  e eu  gosto do tipo nerd.
Bem, então que aconteceu? A primeira temporada tinha um casal com química, boas histórias, criou diversos ganchos, e a realidade em que os persongens viviam por si só era cheia de potencial. O que aconteceu? A segunda temporada, sim, isso aconteceu.
A segunda temporada começou a seguir alguns rumos que não foram muito bons, algumas vezes seguiu alguns ganchos, mas em outras partes era como se apagasse certos momentos da primeira. Vou por partes, explicando a situação na temporada: Max invade a base militar onde ficam os transgênicos, e destrói os dados sobre as experiência com eles, ajuda numa fuga em massa, deixando os militares na berlinda. Assim há a descoberta de uma grande quantidade de transgênicos, e alguns nem parecem humanos. Com o tempo o "mundo" fica sabendo da existência deles. É uma ideia interessante, um maior número transgênicos, a maioria tinha uma aparência normal,  mas havia outros com aparência até de certa forma nojenta: alguns tinham rostos de animais como gatos e cachorros, outros tinham cartilagem, outros calda de peixes  e etc. Esses apareciam muito, era bom quando aparecia um  ou outro, mas com o tempo ficou parecendo mais um show  de horrores. Um aspecto que eles esqueceram(só aconteceu na primeira) foram a crises de Max, quando ela ficava sem tomar umas proteínas que não produzia,  ela tremia constantemente, e se não as consumisse,  podia morrer,  a explicação era como possuia uma combinação de genes diversos, esse problema era um dos efeitos colaterais que ela carregava ( além de entrar no cio de vez em quando, quando ela literalmente procurava sexo com qualquer um) . Eles esqueceram dessas crises, a tornaram um humano perfeito, o ideal que eles queriam alcançar quando criaram os transgênicos. Mas como? Se ela, tinha crises e necessitava de um remédio para continuar viva?
Outra ponto, eu já vi muita estratégia para manter um casal afastado, mas uma tão inacreditável quanto a  de Dark Angel é difícil. Os roteiristas devem ter pensado, humm, Max e Logan não podem ficar juntos, mas agora não tem mais motivos para eles não ficarem. Então, bem ,vamos fazer Max portadora de uma doença que afeta apenas o DNA de Logan, assim os dois, não podem se tocar, pois caso isso aconteça,ele morre. Genial, não? Algo tão inacreditável só para eles não ficarem juntos.  Essa para mim é vencedora.
E assim com histórias inacreditáveis, e isso considerando o padrão de Dark Angel , que admitia bastante ficção, com furos,  personagens bizarros,  e roteiros fracos,  a segunda temporada teve pouquíssimos episódios bons e dignos de nota. Gostei de poucos,  e hoje penso que eles destruiram a mitologia da série. O último episódio até que foi legal. Ele foi dirigido por Cameron, e foi de certa forma bonito. Fechou a maioria dos arcos, e  terminou com Max e Logan de mãos dadas com ele usando luvas, mas o arco dos dois continuou pendente.E pedências não é legal num final de série.

4 comentários:

  1. Gostei muito do seu post.
    Conheço a história da série...mas tô assistindo ela só agora (ainda tô no começo), mas pelo que já vi da 2ª temporada, fico com a primeira. Bem mais interessante o roteiro. E tambem senti falta dos ataques da Max e dos dias de cio hehe. =P

    ResponderExcluir
  2. Sim a primeira tinha um roteiro muito legal, mas na segunda eles estragaram muita coisa. Não é que não tenha nenhum episódio bom, pois tem. Mas na primeira teve uma maior quantidade de episódios bons, e bem menos furos que a segunda. Sério, não foi tão triste quando cancelou, e olha que eu gostava da série. Os cios e ataques da max fazem falta sim.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a justificativa que deram para o fim na segunda temporada (se é que deram alguma), eu assisti faz alguns anos, mas acabei de rever a uma semana,vc acha que haveria algum tipo de continuação, até mesmo um livro?
    Eu gostava muito da série, e ainda gosto apesar de ter sido tão mal acabada, o que dá até uma certa raiva, como em Felicity que eu adorava e também não vi um bom fim.
    Enfim eu sei que já é tarde pra chorar, mas se souber algo, gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  4. Bem, o final não resolveu tudo é verdade, o ultimo episodio foi bem corrido. O motivo do cancelamento não foi revelado, a série ao que parece era bem cara para época, e houve boatos de de um desentendimento entre Cameron e a fox, mas nenhum motivo oficial foi divulgado. Quanto a materiais extras, tem alguns jogos como Dark Angel: Before the Dawn, Dark Angel: Skin Game e Dark Angel: After the Dark, parece que alguns games seguem um pouco na história. Há um livro que se chama Dark Angel: The Eyes Only Dossier, que contem "documentos" sobre os trangênicos e etc.

    ResponderExcluir