Busca no Blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Clássico: Um sonho de liberdade


Um sonho de liberdade é um filme de 1994, ou seja, ele é até relativamente novo, mas acredito que pode se dizer que já se tornou um clássico. Eu vi esse filme quando tinha cerca de 11 anos e estava passando férias em Maceió, o hotel em que eu estava hospedada, passava filmes em um telão para os hóspedes. E achei sua  história tão linda, que chorei ao final dele, foi provavelmente um dos primeiros filmes em que eu chorei, e  olha que ele tem um final feliz. O filme foi indicado a 7 oscars, e não ganhou nenhum, mas não sei se pode falar de injustiças, pois em 94  a concorrência foi pesada, tinham muitos outros filmes em evidência, coisa que Um sonho de liberdade não tinha.
O filme começa com Andy Dufresne(Tim Robbins), sendo condenado a 2 prisões perpétuas por assassinar sua esposa e o amante dessa. Por causa da sua aparente frieza, o juiz lhe aplica uma pena dura. Antes da sua prisão, Andy ocupava um alto cargo em um banco, sendo um homem bem inteligente e fadado ao sucesso. Mas na prisão a sua boa aparência, pouca idade, inteligência, seu jeito "aéreo" e sonhador trazem mais prejuízos do que coisas boas, pelo menos no início. Andy passa a ser espancado e abusado por uma grupo de presos. Enquanto ele tenta sobreviver aos abusos, ele acaba ficando amigo de Red(Morgan Freeman), um prisioneiro negro e  mais antigo, que se gaba pelo fato de ser o cara que consegue arrumar as coisas para os outros presos, sendo o fornecedor de itens como cigarros, escovas de dente, dentre outros. Em certo ponto, Andy passa a usar os seus conhecimentos para obter vantagens na prisão, começa mexer com declarações de impostos para carcereiros,  outros funcionários da prisão, e até monta um esquema para lavar dinheiro para o diretor do presídio. E assim ele obtém poder para melhorar  a vida dos presos, e começa a fazer melhorias na lugar. Em paralelo a amizade e companheirismo entre ele e outros presos, principalmente Red, vai se desenrolando e conheceitos como liberdade, humananidade, força de vontade, entre outros vão sendo mostrados na tela.
A violência e a corrupção dos policiais é um outro fator bem mostrado no filme, espacamentos, vista grossa e até assassinatos acontece. Outro detalhe, é que Andy, durante o seu julgamente,e  desde que chega a prisão, nunca assumiu a autoria do crime pelo qual foi condenado. E essa sua inocência, dá uma faceta ainda mais desesperadora a um homem que deveria ser um sucesso, mas acaba preso, e sonhando com coisas "intangíveis" e consideradas imposíveis por seus amigos.
Assim, sem romances, sexo e quase sem mulheres, com enredo baseado apenas em amizade, injustiças e a violência dos homens, o filme consegue emocionar,e  mesmo com sua longa duração, não cansa. 
Atualmente, esse é considerado o melhor filme, pelos usuários do site IMDB, ele tem nota 9.2, e normalmente essa posição só é ameaçada pelo "O poderoso chefão" ( já vi algumas vezes o poderoso chefão como primeiro e ele como segundo, mas há algum  isso não acontece).Isso me faz pensar como um filme que perdeu todos os seus 7 oscars, ganhou um prestígio tão  grande? Na época em que ele passou,  não tinha atores muito conhecidos. Morgan Freeman só ganhou um prestígio maior recentemente e Tim Robbins não é tão conhecido até hoje, e pode se dizer que esse foi melhor papel da carreira dele. O filme também não tinha efeitos especiais, e provavelmente não teve um orçamento grande. Mas é conduzido com tal maestria que impressiona. Sabendo que também que foi baseado num conto de Stephen King, acho que o fator sobrenatural que tinha no conto foi muito bem retirado  do filme. Já li também  que um dos acontecimentos que deram uma maior visibilidade ao filme, além da sua qualidade, é que os diretos de exibição dele foram comprados por um importante canal de televisão no Estados Unidos, que repetiu o filme constantemente, assim o ele caiu no conhecimento e na graça do público.
Quem ainda não viu o filme, eu o indico com veemência, ele é excelente, e deveria ser obrigatório vê-lo,  e como eu costumo dizer é um clássico moderno.

2 comentários:

  1. falto a um sonho de liberdade pistolão pra levar o oscar naquele ano,o diretor tambem não tinha quase nenhum prestigio na epoca,quantos diretores estreantes levam oscar no primeiro longa,e logo contra hanks/zemeckis???

    dificil,só que a tragedia só ficou completa com a espera de um milagre,o cara chamou o proprio tom hanks,e de novo adaptou stephen king,e quem levou foi beleza americana,blargh.

    ResponderExcluir
  2. É sim, eu entendo que naquele ano era difícil, forrest gump era um concorrente bem desafiador. Quanto a espera de um milagre é um bom filme, mas não sei, sou muito mais um sonho de liberdade.

    ResponderExcluir