Busca no Blog

domingo, 21 de novembro de 2010

3G, a internet, a conexão

Há mais de 2 anos eu tive o meu primeiro contato com a tecnogia 3G, ou melhor com a internet móvel oferecida por operadoras de celulares, assim fui uma das usuárias que pegou essa tecnologia no Brasil, quase no seu início. Nessa época morava em Betim, em um bairro que não tinha opção de internet banda larga ( um lugar esquecido, onde o próprio atendente da Oi dizia que nunca teria velox), quando escutei a notícia sobre a 3G, eu só queria fugir da internet discada, poder baixar programas, acessar e-mails, ver vídeos no youtube, coisa que com a discada era muiiiiiiiiiiito difícil.
Tentei primeiro com a operadora Tim, comprei o modem, mas ao chegar em casa a conexão era pior que a discada,não era 3G, era Edge, assim se algum dia alguém falar que só está disponível a conexão edge, fuja, pois na prática é pior que a discada ( apesar dos atendentes garatirem que  é melhor ). A sorte é que tinha um período de teste, e eu consegui devolver o aparelho e cancelar o contrato, sem nenhuma multa. Depois tentei com a Vivo, cheguei em casa e era a mesma coisa da Tim, conexão Edge, pior que a discada. Só que com a vivo eu estava presa num contrato. Tinha que ficar com modem e ser cliente deles por 12 meses, telefonei, discuti e eles disseram que estavam melhorando o sistema e logo a conexão melhoraria. Era cliente do plano ilimitado,  sou daquele tipo de usuário que usa muito internet, acessa páginas pesadas e faz muito downloads, sendo que internet com limite de tráfego para mim, não funciona. Assim, continuei cliente, depois de uns meses, tive uma bela surpresa, ao chegar em casa, consegui fazer um download numa velocidade impressionante, coisa de sonho para mim. Olhei e estava usando o 3G. Foi tempo bom, no início, quando poucas pessoas a usavam, principalmente na área em que eu morava. E com internet ilimitada fazia a festa. 
Depois de 1 ano de contrato renovei, apesar de já esta morando em outro lugar, onde havia opção de outro tipo de banda larga e o preço do plano 3G, ser bem mais caro que o normal. Minha mãe ainda morava em Betim, e como eu ia constantemente visita-la, ainda queria ter acesso a internet lá. Foi aí que as coisas começaram a desandar, a conexão começou  a piorar gradativamente, não conseguia nem mais assistir vídeos do youtube, muitas vezes ficava acordada até de madrugada, só para conseguir uma conexão melhor. Nessa época  minha mãe passou a assinar um plano ilimitado para ela também, estava precisando acessar a internet durante a semana. Um plano de acesso limitado, por exemplo 1 giga por mês, foi ultrapassado por minha irmã, que não usa tanto  a internet, mas como as páginas estão cada vez mais carregadas, foi fácil para ela ultrapassar.
De qualquer forma nesse ano, eu tive uma má surpresa, no quinto dia do mês recebi uma mensagem, dizendo que eu havia ultrapassado 2 gigas de tráfego e que assim minha velocidade seria diminuida para Edge até o fim do mês. Como assim? Minha internet era ilimitada, sem limites de tráfego, fiz questão de ler o contrato nesse quesito. Telefonei para o Call Center, e eles me falaram que era isso mesmo que não tinha conversa. Falaram que eu já podia cancelar, eu retruquei que meu plano não tinha limite, não tinha nada disso no contrato.Mas não funcionou. Eles não podiam fazer isso, mas já estava cansada de brigar com operadoras, e  perder meu tempo livre. Então eu cancelei, e agora tenho um plano para conectar a internet, bem mais barato e  com um  velocidade bem melhor que a 3G. Mas na casa da minha mãe, continua com a 3G, e a navegação lá, é cada vez pior. Não da para baixar os programas mais básicos. Só é possível assistir vídeos do youtube de madrugada.
Eu fiquei me perguntando: por que as operadoras mudaram de prática? Por que colocaram um limite nos planos ilimitados? O problema é que o 3G, não deveria ser usada como está sendo. Não deveria ser usada em computadores desktops, ela não aguenta quantidade de conexão pesada que os usuários destes dispositivos fazem. A 3G deveria ser uma conexão móvel e não fixa para lugares que não tem outras conexões rápidas. Ela deveria ser utilizada somente para serviços rápidos, e eventuais, e em dispositivos celulares ou correlatos.  O sistema 3G implatado não aguenta esse tráfego.
O que vem a pergunta, por que quando se telefona, por exemplo,  para a Oi querendo saber se sua região tem velox,  e quando não tem, eles respondem que tem velox 3G. Sinceramente, eu entendo que eles querem ficar com cliente, mas ao falar isso eles estão procurando problemas, afinal a rede já está sobrecarregada., e o cliente não ficará satisfeito. Por que eles oferecem a 3G quando o usuário vai usar um computador desktop? Ou talvez fazer uma rede para vários computadores em casa? 3G não aguenta isso.

4 comentários:

  1. Eu fiquei me perguntando: por que as operadoras mudaram de prática?

    Porque são um filhos da p*** mesmo.

    ResponderExcluir
  2. É comum as operadoras mudarem os planos disponíveis para novos contratos ou alterações de contrato. Tipo mudar a velocidade.

    Mas mudar o seu contrato já estabelecido é um pedido gratuito de "Nos foda com gosto junto ao procon. Use areia."

    E quanto a não aguentar o tranco, nenhuma rede aguenta realmente o tranco de uma minoria de power users em comparação com a maioria de gente que mal usa. As babaquices desse calibre são para ferrar os power users para garantir que funcione para o restante do povo. Afinal, melhorar a rede e dispor um serviço decente é... caro.

    ResponderExcluir
  3. Bem, acho que eles mudaram de prática pois a rede do jeito que tá,sem os investimentos que eles precisam fazer, mas não querem gastar, não esta aguentando, isso sim, pelo menos para os desktops, eu nao gosto eh dessa pratica em oferecer 3G para desktops, isso é enganação e so vai deixar as pessoas insatisfeitas.

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu acho que nao seria muito dificil entrar com um processo contra a operadora e ganhar, mas estava cansanda dos problemas que eu vinha tendo com eles, do atendimento, muitas coisas alem do eu escrevi aqui aconteceu, e claramente a estrategia era não quero mais vc como cliente, vc usa muito, mas não queria mais brigar mesmo, nem gastar meu tempo com isso e como tinha outra opçao, arrumei outra conexão rápida. Procurei um caminho onde eu ia me estressar menos.

    ResponderExcluir