Busca no Blog

domingo, 28 de novembro de 2010

O anime Basilisk

Teve uma época da minha vida que eu assistia um número razoável de animes, lia mangás, ia festivais, inclusive já me fantasiei de alguns personagens ( fiz cosplay). Entretanto,eu não era criança nessa época, meu primeiro contato com animes/mangás  ocorreu quando eu tinha cerca de 20 anos, assim nunca gostei ou fui  fã de programas como Cavaleiros dos zodiácos ou Pokémon ( na realidade não gosto deles). Gostava de animes mais adultos. Buscando mais um desenho para ver, entrei num site  e vi uma imagem, tinha um homem e  uma mulher e um fundo azul, achei a figura muito bonita e decidi asisitir. Esse anime era Basilisk, e hoje ele é um dos meus animes preferidos ( se não for o preferido).
Basilisk: Kouga Ninpou Chou tem  24 episódios  e foi  feito em 2005,  é uma história de ninjas com poderes especiais, cheia de romance, tragédia, violência, morte,conspiração e intriga, e com certeza não é indicada para crianças. 
No ano de 1614, no Japão Feudal, o acordo de paz entre dois clãs de ninjas é quebrado para decidir a sucessão do Xogunato. Eles são cheios de rivalidades, o acordo havia sido imposto anos antes, e os dois jovens herdeiros dos clãs estão noivos para tentar selar a paz, mas a nova situação só faz a sede de sangue das aldeias aumentarem. Dez ninjas  com poderes especiais de cada clã são escolhidos, e o clã que conseguir matar todos os  10 ninjas rivais  vence e decide a sucessão do trono.

 Os assassinatos correm soltos,  há muito sangue mesmo, e  isso acontece desde o primeiro episódio . As técnicas (poderes) usadas por cada ninja são bem interessantes e dão um sabor especial a cada morte, há personagens com poderes devastadores, mas  que são obstruídos devido a alguma trapaça dos ninjas rivais ou por decisão própria. Existem alguns ninjas que não parecem humanos e que tem poderes como ficar com uma forma líquida, excretar mucos de insetos, prever o futuro e etc. Já outros parecem completamente normais mas são capazes de coisas como tomar a forma de qualquer pessoa, anular os poderes dos outros, controlar certos animais. Mas não é só de morte e  poderes que é feito o anime. Há histórias de amor entre diversos personagens,  por exemplo, os protagonistas que são os noivos de cada clã: Oboro,  a líder de Iga e Genosuke, o líder de Kouga,o romance deles é retratado de uma forma singela e triste(é  bem Romeu e Julieta), seguindo um pouco da esfera de histórias japoneses, onde o amor é cercado de morte e sofrimento. Em certos pontos do anime, por mais cruel a forma que um personagem tenha agido, eu  senti  pelo menos uma certa simpatia ou uma admiração, e uma  tristeza ao chegar sua morte. Ao que parece todos tem um motivo para agir de tal forma, quase todos tem um pouco de mal  e de bom.  Com exceção ( eu sempre brinco com isso) de Tenzen, que só tem mal, é o estuprador, genocida, espancador, traidor, não tem jeito ele é mau mesmo. Talvez seja o personagem mais malígno que eu já vi em histórias.
Esse anime é muito bom, para quem gosta de uma história densa e não se importa com finais tristes, é uma boa pedida. Só de escrever esse post me deu vontade de vê-lo novamente, e olha que eu já pelo menos 3 vezes cada episódio.

5 comentários:

  1. O conceito me lembra o filme (com atores mesmo) Shinobi.

    Já o lance de ninjas com superpoderes variados me lembra bem Ninja Scroll, meu animê/movie de ninjas favorito.

    ResponderExcluir
  2. Shinobi foi baseado na estória de basilisk, o anime/mangá. Eu vi o filme e achei bem ruim, mas como já tinha visto o anime, não houve muita interferência, mas posso dizer o anime é muiiito melhor. O filme a na minha opinião é uma contra indicação ao anime, alguns amigos assistiram o filme antes, e como não gostaram nem chegaram a dar uma chance ao anime, que é bem mais denso, tem mais sentido, é bem narrado, nossa nem dar para comparar, de quanto é melhor. Já ninja scroll eu vi sim, gostei é claro, mas continuo achando basilisk melhor, sei que ninja scroll marcou época ( vi o anime com 13 epis), e tem toda razão disso ter acontecido.

    ResponderExcluir
  3. Bom... a wikipedia indica que tanto filme quanto mangá foram baseados num livro, The Kouga Ninja Scrolls, que também tem outras adaptações. Aparentemente cada qual tem suas liberdades em relação ao livro.

    Se bem que o título original do filme dá indicação que seria um live action diretamente do Basilisk mesmo.

    Enfim, não lembro de ter achado o filme ruim não. Mas meu gosto para filmes é bem distinto e mais simplista. XD

    ResponderExcluir
  4. Ei, olha só o que eu achei!

    http://ndrangheta-br.blogspot.com/search/label/Basilisk

    Depois vou baixar e ler. ;)

    ResponderExcluir
  5. Bem, que isso, gosto é gosto, sabe, como eu disse não indicaria shinobi para que alguém pudesse ver basilisk, mas como vc gostou, tenho outro amigo que também falava bem do filme, inclusive foi ele que me indicou para vê-lo. Não li o mangá, sabe? Não sei qual é a história dele realmente, assim não posso falar nada. Mas o anime eu recomendo sim, com certeza, mas isso fica a escolha. Pra mim o anime é excelente.

    ResponderExcluir