Busca no Blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Zorro - Filmes(Parte Final)

Postagem anterior: Série do Zorro.
Zorro tem diversos filmes, segundo o IMDB tem até filme pornô (mas esse  eu não vi) , dessa forma fica difícil falar de todos.Então, vou falar de apenas os filmes que eu tive contato.
Sei que existe pelo menos 3 "A marca do Zorro": o primeiro filme do personagem  que foi feito em 1920, é mudo, e tem como ator principal Douglas Fairbanks. Há outro que foi feito em 1940, e era estrelado por Tyrone Power. E o terceiro com Frank Langella,  foi  lançado em 1974 para a televisão.
A história do segundo e terceiro é a mesma, Diego volta da Espanha e encontra um novo alcaide (antes era o seu pai)  em  Los Angeles. Para combater o corrupto novo alcaide, Diego se torna Zorro. Se apaixona e fica noivo da sobrinha de um corrupto governate.O primeiro "A marca do Zorro" é um clássico mudo, criou algumas características para o personagem, que acabaram sendo incorporadas por Johnston McCulley, vi algumas cenas dele mas não tudo. Assisti o  filme de 1974 antes do de 1940, e guardo boas impressões sobre ele, é um bom filme (considerando mais ainda que foi feito para a TV). Frank Langella fez um don Diego excelente, e a cena em que ele olha a sua noiva através de uma lente ,e cheio de desdém sempre me vem a mente. O de 1940 também é bom , e fez sucesso na época em que foi lançado, mas achei muito parecido com o de 74, então não foi muita surpresa para mim.
   
 
Há também a sátira "As duas faces do Zorro" ( acho bem melhor  o título original: Zorro- the gay blade) com George Hamilton no papel principal. Ele foi feito em 1981, e sua história zomba o heroísmo do zorro, nele o primeiro Diego de la Vega, morre e deixa uma carta ao filho, Diego contando o seu segredo, e ele por hobby resolve assumir o manto deixado pelo pai. Mas ele se machuca e é substuído como Zorro, por seu irmão gêmeo homessexual, Ramón, que não sabe usar a espada, mas é especialista no chicote, além de não gostar da cor da roupa do herói, usando somente roupas coloridas como vermelha, dourada e etc. Vi esse filme achando que não iria gostar (afinal zombava de um dos meus personagens preferidos), mas gostei. O filme é  bem engraçado. Vale a pena ser visto, e acredito que não vai desagradar os fãs do Zorro.

Em 1998, foi lançado o filme "A máscara do Zorro". Ele contava com características de  uma super produção: um elenco  de renome, com Antonio Banderas, Anthony Hopkins e Catherine Zeta-Jones (apesar desta não ser muito conhecida na época),  foi produzido por Steven Spilberg e dirigido por Martin Campbel. Em 98, eu já era fã do Zorro e fiquei eufórica para ver o filme, mesmo morando no interior (numa cidade sem cinema), consegui vê-lo ao viajar para outra cidade só  para assistí-lo. Nele Diego de la Vega (Hopkins) já é um homem de meia idade, casado e pai de uma menina, ele está prestes a abandonar a  carreira de héroi quando derrota o seu inimigo, o corrupto governador da California, Rafael Monteiro. Mas antes de voltar para a Espanha,  Rafael mata a esposa de Zorro, e o prende numa prisão, onde este fica por décadas, enquanto sua filha é criado por seu inimigo. Quando Rafael volta a Califórnia, Diego consegue escapar da prisão e  arma um plano de vingança. E ele treina o ladrão Alejandro Murrieta (Antonio Banderas) para ser o novo Zorro. Apesar de alguns amigos não gostarem do filme, eu gostei, ele tinha aquela luta pela justiça, vingança, romance e aventura. E como filme de aventura, é claro que muitos efeitos e manobras beiram ao impossível,  mas nada que fuja dos elementos usados em filmes do gênero.  E o melhor , ele trouxe o Zorro de volta aos holofotes.
"A máscara do Zorro" teve uma continuação em 2005, chamado "A lenda do Zorro", nele Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones voltam ao seus papéis  originais( ela faz Elena, a filha de Don Diego). Os dois estão casados e tem um filho. No filme a Califórnia está prestes a virar o mais novo estado dos Estados Unidos. Alejandro continua agindo como Zorro, o que provoca uma briga com Elena. Que acaba pedindo o divórcio. E passa a ser cortejada pelo conde francês Armand, que ela havia conhecido quando morava na Europa. O filme tem uma conspiração para evitar que a Califórnia seja incorporada aos EUA, e Zorro age para que essa conspiração não atinja o sucesso. O filme é bom, mas em questão de comparação acho um pouco pior que o primeiro, mas me agradou e tem a minha indicação para ser visto.
Com isso chega ao fim os meus posts sobre o Zorro (pelo menos por enquanto). Espero ter conseguido passar o meu conhecimento e minha admiração pelo personagem.

2 comentários:

  1. Muito bom o cometario,eu só vi alguns filmes do Zorro,mas foram bon,mas "As duas faces do Zorro" é muito engraçada,e recomendo ver todos que são fãs do Zorro
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante do personagem Zorro. É claro que Zorro the Gay Blade (adoro esse título, muito melhor que em português), apesar de ser uma sátira, é um filme bom, diverte bastante, cumprindo o seu papel. E eu também recomendo para os fãs do zorro, pois mesmo satirizando o personagem, não é desrespeitoso quanto a proposta pode parecer. Dá para rir bastante.

    ResponderExcluir