Busca no Blog

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inocência Roubada


Os últimos dias tem sido uma correria para mim, é ficar até tarde no trabalho, e fazer trabalhos da minha pós durante o fim de semana. Não tenho assistido filmes ou séries, e na maioria das vezes, o tempo que tem sobrado é o que eu fico no ônibus.
Assim, comecei a ler um livro ( um dos muitos que comprei e não li, tenho mais de 10 na fila para ler) no ônibus, o nome é Inocência Roubada. Ele conta a  história de Elissa Wall, uma garota que nasceu em uma familia pertencente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,  uma seita poligâmica, onde a vida dos fiéis é controlada,  e um homem  abençoado deve ter no mínimo 3 esposas.
Elissa era filha da segunda esposa do pai, e pelo que ela conta, a sua família era cheia de problemas, brigas entre as mães, entre o  pai e os filhos,  e esses  eram ao todo 24. A vida da família era tão problemática que a maioria dos filhos, contestadores por natureza, ao se tornarem adolescente passaram a fazer perguntas sobre o seu modo de vida e a sua  religião, causando problemas para a família,  sendo que os Walls acabam se tornando alvo dos líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos dias, o que culminou com que Elissa ( que também era meio rebelde) fosse obrigada a se casar aos 14 anos com um primo que ela detestava. Durante o casamento, ela sofreu abusos, passa a lutar para se livrar daquela vida, e mesmo tendo sido criada com a visão de que no mundo exterior só existia inimigos, ela consegue sair da comunidade. Em paralelo a sua história, Elissa conta sobre os costumes da  seita, e a ascensão de Warren Jeffs a líder da igreja, um homem que no fim foi condenado a prisão por estímulo ao estupro, ao realizat casamentos de homens com  meninas menores de idade, sendo Elissa a testemunha chave do julgamento.
Ainda não terminei de ler,  mas estou gostando. A situação em que Elissa vivia era bem ruim, uma sociedade em que o normal é o homem ter várias esposas e onde a  mulher é criada apenas para casar, obedecer o marido, e ter muitos filhos. Onde as pessoas vestem roupas com estilo do século 18, e são proibidas de assistir TV, ouvir rádio e etc. Há algumas críticas ao fato do profeta, o líder da religião, e a única pessoa que recebe a revelação de quem deve se casar com quem, de qual família deve ser separada, de que homem continua digno a possuir uma família é interessante. Em certa parte, ela fala de duas irmãs que se casaram com o profeta, uma com 20 e poucos e outra com 19, o detalhe é que o profeta tinha mais de 80 anos, e segundo ela, sempre recebia a revelação que ele deveria se casar com a meninas mais bonitas da comunidade. A parte em que ela fica noiva do seu primo,  acho um pouco exagerada, em quantas vezes ela fala que chorou, que vomitou e as diversas vezes que discutiu com os líderes da igreja para não se casar. Depois do casamento, a maneira como ela trata mal o primo, as vezes cheguei até ter pena do rapaz, mas em pouco tempo ele começa a ficar violento. Elissa além de jovem ao se casar, relata que era bem mais ingênua  do que as garotas de 14 anos com que eu tenho contato, sentindo uma extrema vergonha da nudez e mais ainda do sexo. 
Bem estou lendo o livro num ritmo bom, bem mais rápido do que os últimos que li. Espero terminar em breve chegar a minha conclusão final sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário