Busca no Blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Filmes Antigos: E o vento levou


Tenho alguns amigos e conhecidos que quando se fala de um filme que foi lançado, antes de 1990 ou até mesmo antes de 2000, torcem o nariz e se recusam a assistir. Dizem que só assistem filmes novos, e me criticam por ver velharias. Pois eu adoro assistir filmes antigos desde que sejam bons. E acho que quem se recusa a ver filmes antigos tem muito a perder em questões de conhecimento e de boas histórias. E as vezes, até deixam de entender filmes novos, pois muitos filmes novos fazem homenagem ou copiam filmes antigos em sua narrativa.
Um bom exemplo de um filme desse tipo de filme é “E o vento levou”. É dito que “Titanic” é atualmente o filme que mais arrecadou dinheiro em termos de bilheteria, isso se considerar os preços dos ingressos sem atualização, pois se os valores dos ingressos fossem atualizados, “E o vento levou” ganharia com bastante vantagem (pelo menos nos EUA), afinal em 1939 quando o filme foi lançado eles eram bem mais baratos. E olhe que mesmo tendo arrecado uma fortuna, o filme levou o seu produtor a grandes dificuldades financeiras.

E o vento levou conta a trajetória de Scarlett O’Hara, da sua família, e amigos durante a guerra de secessão nos Estados Unidos. Olhando o ponto de vista do lado perdedor, o filme mostra um estilo de sociedade que aos poucos vai se desfazendo. É bom ver os dilemas amorosos, a evolução dos problemas, as tragédias em que a personagem principal é envolvida. E acima de tudo é bom ver as atitudes de Scarlett ao enfrentar as coisas que a afrontam.
Há excelentes personagens em E o vento levou, Rhett Butler, um grande hipócrita, que sempre soube a verdadeira personalidade de Scarlett e viu nela algo parecido com sua. A boazinha Melanie Hamilton, a única amiga verdadeira de Scarlett, e quem apesar das aparências, Scarlett sempre ajudou. O mais fraco dos personagens principais é, na minha opinião, Ashley Wilkes, o marido de Melanie e o homem que Scarlett acredita que ama. Talvez seja o fato dele ser bonzinho, ou simplesmente o ator escolhido para interpretá-lo não ser adequado ao papel. Afinal quem iria preferir aquele Ashley Wilkes do que o Rhett Butler?
Mas o filme não existe sem a personagem principal: Scarlett O’Hara, é, para mim, a melhor personagem feminina já mostrada em um filme, a melhor mocinha, a melhor anti-heroína. Não existem heroínas de filmes como Scarlett: teimosa, egoísta, traiçoeira, sensual, e também lutadora, apaixonada, e até justa. É alguém que ninguém consegue derrubar. È uma personagem revolucionária, uma mulher forte, que mesmo depois de mais de 70 anos de cinema, ninguém conseguiu fazer parecido.
Se gostou desse post veja: Video blog de "E o vento levou"

8 comentários:

  1. É mesmo um ótimo filme. Uma pena que as pessoas tenham mesmo esse preconceito contra filmes antigos, nessa eles acabam perdendo ótimos filmes com histórias muito bem contadas.
    Tenho amigos que me dão um trabalhão pra convencê-los de assistir algo de antes da década de 80.

    ResponderExcluir
  2. já que vc gosta de assistir filmes antigos de uma procurada nos filnes do Frank Capra, de preferencia para A felicidade não se compra.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu já assisti a felicidade não se compra, é um bom filme. Eu lembro que eu fiquei com muita vontade de assistir ele pois num episódio do desenho batman the animated series, é dito que que toda noite de natal ele passa nos EUA, um dia tava passando no telecine e vi. Mas de qualquer forma, ele é um filme de um estilo diferente de e o vento de levou, não? O universo dos filme antigos é rico em estilos de filmes bons.

    ResponderExcluir
  4. Sim são filmes bem diferentes, o vento levou já que foi baseado num livro é mais fácil de construir os personagens e acaba ganhando um personagem forte como a Scarlet, já os filmes do frank capra a maioria forma feitos na época da depressão então ele fazia filmes cheio de magia e esperança com personagens mais carismáticos.

    ResponderExcluir
  5. gosto muito de assistir a filmes antigos tambem, principalmente filmes do hitchcook, é muito recompensador ver um filme tipo um corpo que cai e ver a epoca em que foi lançado e evr que nada hoje, narrativamente, parece datado

    costumo assistir a filmes com minha mae e ela meio que tem repulsa a filmes antigos, mas eu sempre estou alugando os antigos e tentando que ela veja, as vezes ela não faz, mas quando começa a ver fica vidrada no filme, mas mesmo assim sempre reclama quando pego filme velho, vá entender...

    nunca vi e o vento levou, sempre quis ver mas sempre acabo pegando outro filme no lugar

    o mais interessante é que esse filme tem 4 horas e fez todo esse sucesso, não imagino algo assim acontecendo hoje em dia

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu também gosto muito de Hitchcock, o meu preferido dele é Um corpo que cai, até os creditos iniciais do filme me deixa tonta. Gosto da atitude de Obsessão do personagem do James Stewart, e do desenrolar do mistério. Gosto também de disque M para matar, mas acho o final feliz um pouco incongruente com filmes.
    Quanta ao e o vento levou é um gênero bem diferente, um épico, mas aconselho você a ver sim. Na época em que vento levou passou os filmes tinham intervalo, e as pessoas saiam para comer e ir ao banheiro. Bem talvez assim as quase 4 horas não pesaram tanto. Mas de qualquer forma, Avatar que tá fazendo esse sucesso todo tem mais de 2 horas e meia, não acho que a duração influencia tanto assim, ou se a duração é muito grande pode dividir em mais de 1 filme como foi feito no senhor dos aneis.

    ResponderExcluir
  7. A Scarlett é muito parecida com você, reparou? Lindaaaaaa!!!! kkk

    Sobre o filme em si não há muito o que dizer. Clássico! Épico! Fantástico!

    ps: não entendi porque as pessoas no filme(e outras fora dele) odeiam a Scarlett... ela seguiu seu coração, o que há de errado em ser fiel á quem você ama? Rhett mais que ninguém deveria saber disso, já que estava na mesma situação.

    Flws,

    Jack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, quanto a ser parecida comigo não sei, não tive a coragem dela kkk. Mas é até algo a se almejar,Também nunca matei ninguém em legitima defesa kkk. Obrigada me comparar com ela é um baita elogio. E ahhh, eu adora a personagem, e o filme realmente é maravilhoso. Mas em certo ponto acho que o Rhett tinha razão, aquela obsessão pelo Ashley meio que passou das proporções, foi mais teimosia, pois no caso ela até descobre no fim que ele não era o homem da vida dela, meio que ela se enganou nisso durante anos. Beijos

      Excluir