Busca no Blog

domingo, 12 de agosto de 2012

Impressões da Primeira Temporada: Continuum

Sei que meses como Junho, Julho e Agosto normalmente não é uma boa temporada para seriados, já que a maioria (e às vezes mais conceituados) entram de “férias”.  Mas nessa época, há o que chamam de Summer Season das séries.  É verdade que existe uma quantidade menor de seriados, além das obras também possuírem menos episódios, mas ainda assim, há a possibilidade de assistir capítulos inéditos.  Nesse ano resolvi dar a chance a uma nova série da Summer Season, Continuum, como fã de ficção científica essa foi a única nova que realmente atraiu minha atenção
Continuum começa em 2077, em um mundo administrado pelas Corporações, o que traz aspectos interessantes como uma sociedade fria, sem liberdade, mas eficiente.  Um grupo de rebeldes chamado Liber 8 mata milhares de pessoas, e seus membros são condenados a morte. Mas durante a execução, em vez de morrerem, eles são enviados ao passado junto com a protetora Kiera Cameron (uma espécie de policial do seu tempo), e acabam presos em 2012. O grupo pretende mudar o futuro. Enquanto  Kiera  (que tem filho e marido em 2077, e deseja muito voltar ao seu tempo) tenta impedir suas ações com ajuda da polícia da época atual e do genial adolescente e futuro empresário poderoso, Alec Sandler.
Eu comecei a assistir a série acreditando no potencial da história. Mas não fiquei tão entusiasmada quando vi o primeiro episódio. Não gostei muito da protagonista, ou melhor, a principal não me convenceu muito (talvez por causa da atuação).  Sem contar que os rebeldes do Liber 8 me pareceram um tanto caricaturados, sem respaldos ideológicos (com exceção de Edouard Kagame, esse sim parecia ter alguma crença nas suas ações). E inicialmente, simpatizei apenas com Kagame, e gostei do mistério envolvendo Alec, pois aparentemente o seu eu do futuro estava envolvido nessa viagem do tempo.
Mas com o tempo, Kiera começou a adquirir mais expressão, se envolver com as pessoas da “nossa” época, agir mais de acordo com a situação. E nessa etapa, novos personagens foram delineados como Carlos Fonnegra, o policial “galã” e parceiro de Kiera, que ainda tem que mostrar algumas coisas para se firmar como um dos preferidos.  Alec que é um rapaz genial, e bonzinho, mas que traz uma história e trajetória familiar bem relevante para a trama, e tem aquele mistério de como ele se tornou a sua contraparte sombria do futuro, sempre sabendo das coisas e dominando tudo (gosto mais do Alec do futuro, hahaha, acho bem mais interessante). E Matthew Kellog, um membro do Liber 8, cheio de intenções dúbias, que gosta de viver em 2012 e acaba ajudando Kiera
A história traz alguns dilemas científicos, como aquela idéia de mudar o futuro, ou matar alguém para impedir uma pessoa existir ou evento acontecer. Olhando esse problema, acho que a série conseguiu contorná-lo muito bem, dando a impressão de que provavelmente eles não podem mudar o futuro e que tudo, até essa viagem no tempo, estava destinada a acontecer. Os eventos em volta de Sandler é o que mais demonstra essa visão.
Nos episódios iniciais, Kagame fica sumido, mas as coisas começaram a melhorar e fazer mais sentido para mim depois da sua volta. Com ele comandando o Liber 8, o grupo deixa de  ser um monte de soldados acéfalos que só explodem coisas, começando a ter ações mais  inteligentes e demonstrar suas motivações e ideologias. Kagame surge com objetivo de mudar as pessoas através das idéias fazendo-as participarem da ação, em vez do grupo apenas cometer atentados terroristas e ações violentas.  
Nessa etapa, fui conquistada.  E esse mistério acerca da viagem do tempo de Kiera,  o envolvimento  de Alec  e até de Kagame, e as ações desse último contribuíram muito para isso.  Foi quando a série vislumbrou o seu potencial. Sem contar que a protagonista acabou ganhando a minha simpatia, depois que fui assistindo uma seqüência de bons episódios, claro que tiveram alguns não tão bons, mas não achei nenhum ruim.
A primeira temporada teve apenas 10 episódios, já assisti o último e posso dizer que realmente valeu à pena acompanhar essa série. E o gancho da última cena do episódio final me deixou muito curiosa com a próxima etapa ( o que Alec vai falar a  Kiera ? Espero que tenha uma  próxima temporada, por favor!).   E eu realmente quer  que no próximo ano continue nesse ritmo, nessa escalada e nesse  desenvolvimento dos seus mistérios e personagens.
Interessante para quem gosta de escrever, tanto para fanfics quanto para blogs: www.fanfictionbrasil.com.br (ensina escrever de maneira mais rápida e objetiva, podendo até aproveitar isso para ganhar algum dinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário