Busca no Blog

domingo, 15 de maio de 2011

O filme: Thor

Há alguns dias assisti um dos filmes do ano mais aguardados por leitores de quadrinhos: Thor. Mas como eu nunca li nada do Thor não poderei analisar  o filme sobre o aspecto de uma leitora. Para mim a história foi novidade do início ao fim,  e eu não sei dizer o que foi diferente ou igual  aos quadrinhos.
O filme começa com Thor ainda em Asgard, onde vivem os "deuses" nórdicos. Thor, que é filho de Odin, está prestes a se tornar o novo rei do lugar. Mas sua coroação é interrompida, quando alguns gigantes de gelo tentam roubar um artefato guardado no lugar. Thor que é bem vaidoso e impulsivo, resolve atacar o planeta dos gigantes e acaba colocando Asgard a beira de uma guerra. Odin o pune, fazendo com que ele seja exilado na Terra sem poderes. Aqui ele conhece Jane Foster , uma cientista e acaba se apaixonando por ela.  E simultaneamente, o seu irmão Loki começa a armar um plano para se tornar o próximo rei de Asgard.
Já vi algumas críticas que não gostaram do filme, dizem que a história é muito clichê, ou que não respeitou certo fatos dos quadrinhos. Quando ao segundo argumento não posso dizer nada, mas o primeiro, é verdade a história de "rendenção" de Thor não é muito original mesmo, e tudo acontece rápido demais. Entretanto eu não faço esse tipo de exigência, para mim, uma boa história  não precisa ser original, e sim bem escrita e amarrada. E Thor, na minha opinião, tem isso, é um bom roteiro, e eu gostei do filme. Eles focaram nos personagens e no desenvolvimento desses, gosto desse tipo de coisa. Os efeitos especiais são bem feitos, e em grande quantidade e também há uma boa dose de ação. Há algumas referências a alguns personagens de outros filmes da Marvel, como o homem de ferro quando eles perguntam para um agente da  S.H.I.E.L.D se um monstro de metal que  Loki mandou a Terra, era uma das criações de Stark, e do  Hulk também, quando o  amigo de Jane, conta sobre o sumiço de  um cientista que mexia com raios gamas. Não sei se há outras referências, só consegui encontrar essas. 
Existe uma cena interessante para as garotas também ,quando o Thor aparece sem camisa, nossa o que foi  aquilo hein? Pensei, "Meu Deus, que homem!", a minha amiga que viu comigo pensou algo parecido também. Ha. Ha. Será que os roteiristas estão pensando nas garotas também ao fazer filmes de personagens de quadrinhos? Não sei, mas é uma ideia interessante. Achei também que os personagens são cativantes. Thor caindo seu pedestal, e parecendo louco na Terra. Jane querendo fazer descobertas importantes, quase a qualquer custo. E Loki, esse me cativou também, na verdade as ações dele me pareceram bem condizentes e compreensíveis. Sério, gostei do personagem, e no fim até pensei, será que ele não tinha razão? Ele se mostrou bem leal a quem merecia. E se ele tivesse sido bem sucedido, eu não teria acho ruim. Hahaha.
Quando o filme acaba há seguinte mensagem, Thor voltará nos vingadores. Isso eu já sabia, mas foi bom ver escrito no final. Para quem ainda não viu, não saia antes dos créditos acabarem, pois há uma cena extra depois deles.  E eu indico sim, é um bom filme, não mudará vida de ninguém, mas não acho que seja um tempo perdido.

4 comentários:

  1. Confesso que fui assistir o filme com a maior má vontade, mas até gostei. Mais por ser bem divertido o que pesa contra o fato de ser bem cafoninha.
    Gostei do Loki tb. Pra mim o melhor personagem.

    ResponderExcluir
  2. O filme é bom sim!!! e não muito longe dos quadrinhos, afinal, alguns detalhes não dariam pra colocar se não ninguém entenderia.. Vi muita gente de revista e jornal falando merda!

    O ator que fez o loki deixou MUITO parecido com o original, realmente ficou muuuito bom!

    ResponderExcluir
  3. Mat para mim, ver filmes baseados em quadrinhos é quase que é obrigatório, assisto o máximo de filmes assim e sem ser obrigada. Haha. Quanto ao Loki, sei lá,ele tinha motivações não,ele me surpreendeu positivamente, no fim ele fez coisas diferentes de um "adolescente" rebelde que parecia revoltado com os pais. Creio que ele tinha bastante razão em suas ações e talvez estivese certo, mas vilões nunca terminam totalmente bem né?

    ResponderExcluir
  4. Morgana, gostei também. E as vezes acho que muitos fãs e críticos são radicais com filmes baseados em quadrinhos, é muito difícil agradar fãs, eles muitas vezes são exigentes demais. Os diretores que agradam tem um mérito sobrenatural haha. Que bom que o Loki ficou parecido, ele me pareceu um ótimo personagem no filme, e se é assim nos quadrinhos, sei lá me da até vontade de ler alguma coisa de Thor.

    ResponderExcluir